Ordem dos Psicólogos - Estágios

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Re: Ordem dos Psicólogos - Estágios

Mensagempor Zenobia » segunda mai 30, 2011 1:03 pm

celtica Escreveu:- Qual o meu espanto, quando a OPP me informa que, por ter anulado a minha inscrição na formação de Lisboa, iria ficar impedida de me inscrever em nova edição em qualquer distrito do pais nos próximos 2 meses!!!

Epá isso é muito à frente! A Ordem consegue sempre superar-se com estas "regras" :roll:
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » terça mai 31, 2011 8:57 pm

Reparem no que me aconteceu : ando na saga de conseguir encontrar um local para realizar estágio profissional, enviei vários currículos e acabei por ser chamada para o serviço de psiquiatria do Hospital São Francisco Xavier.. até aqui tudo bem...Agora já não é de estranhar o estágio que eles propõem não é remunerado...Mas até ai tudo bem..Já que nós acabamos o Curso e temos de continuar a ser explorados...Mas o meu espanto é que tenho colegas a realizar estágio profissional onde vão 2, 3 vezes por semana e conciliam com os empregos..

Mas os senhores do Hospital são Francisco queriam de segunda a sexta feira, 8 horas por dia e Zero de remuneração...Quando expliquei a situação..que como é lógico , não vivo do ar e estou a trabalhar fora da área e pretendia conciliar as duas coisas, o senhor ainda me responde que seria impossível eu ali ficar..pois não tinha disponibilidade ou então deveria abandonar o meu emprego ...

E usou muitas vezes o termo " A ordem diz que devem fazer 1600 horas, portanto cinco dias 8 horas por dia é o estipulado"...

Desculpem estar a escrever aqui , pois este poderá não ser o local adequado..mas sinceramente estou desiludida.. a ordem deveria regulamentar estas situações, porque as instituições estão se aproveitar da situação..Invés de andarmos em frente e acabar com o trabalho precário..voltámos a era da ESCRAVIDÃO...

Enfim...sinto-me revoltada com esta situação...acabar um curso para estar sem fazer nada e a trabalhar num supermercado é muito triste ...E sei que como eu, estão muitos outros....
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
psicologi@
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jan 21, 2011 6:51 pm

Mensagempor psicologi@ » terça mai 31, 2011 10:52 pm

aniger Escreveu:Reparem no que me aconteceu : ando na saga de conseguir encontrar um local para realizar estágio profissional, enviei vários currículos e acabei por ser chamada para o serviço de psiquiatria do Hospital São Francisco Xavier.. até aqui tudo bem...Agora já não é de estranhar o estágio que eles propõem não é remunerado...Mas até ai tudo bem..Já que nós acabamos o Curso e temos de continuar a ser explorados...Mas o meu espanto é que tenho colegas a realizar estágio profissional onde vão 2, 3 vezes por semana e conciliam com os empregos..

Mas os senhores do Hospital são Francisco queriam de segunda a sexta feira, 8 horas por dia e Zero de remuneração...Quando expliquei a situação..que como é lógico , não vivo do ar e estou a trabalhar fora da área e pretendia conciliar as duas coisas, o senhor ainda me responde que seria impossível eu ali ficar..pois não tinha disponibilidade ou então deveria abandonar o meu emprego ...

E usou muitas vezes o termo " A ordem diz que devem fazer 1600 horas, portanto cinco dias 8 horas por dia é o estipulado"...

Desculpem estar a escrever aqui , pois este poderá não ser o local adequado..mas sinceramente estou desiludida.. a ordem deveria regulamentar estas situações, porque as instituições estão se aproveitar da situação..Invés de andarmos em frente e acabar com o trabalho precário..voltámos a era da ESCRAVIDÃO...

Enfim...sinto-me revoltada com esta situação...acabar um curso para estar sem fazer nada e a trabalhar num supermercado é muito triste ...E sei que como eu, estão muitos outros....

Colega, é importante que exponha a situação à Ordem. Os estágios têm de ter realmente 1600 horas, mas apenas uma percentagem dessas horas é efectiva (não me lembro quanto, mas pode consultar no regulamento de estágios). Como tal, pode e deve conciliar com uma outra actividade, pois o intuito da Ordem não deverá ser provocar mais desemprego. Por outro lado, a Ordem fica avisada para os procedimentos da instituição em causa e, se for o caso, contamos com eles para "pôr Ordem na casa".

Cumprimentos e boa sorte.
NadineCTS
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta abr 21, 2011 2:33 pm

Mensagempor NadineCTS » quarta jun 01, 2011 3:27 pm

psicologi@ Escreveu:
aniger Escreveu:Mas os senhores do Hospital são Francisco queriam de segunda a sexta feira, 8 horas por dia e Zero de remuneração...Quando expliquei a situação..que como é lógico , não vivo do ar e estou a trabalhar fora da área e pretendia conciliar as duas coisas, o senhor ainda me responde que seria impossível eu ali ficar..pois não tinha disponibilidade ou então deveria abandonar o meu emprego ...

Colega, é importante que exponha a situação à Ordem. Os estágios têm de ter realmente 1600 horas, mas apenas uma percentagem dessas horas é efectiva (não me lembro quanto, mas pode consultar no regulamento de estágios). Como tal, pode e deve conciliar com uma outra actividade, pois o intuito da Ordem não deverá ser provocar mais desemprego. Por outro lado, a Ordem fica avisada para os procedimentos da instituição em causa e, se for o caso, contamos com eles para "pôr Ordem na casa".

Cumprimentos e boa sorte.

Caros Colegas,

De facto, o estipulado pela Ordem são 1600 horas no período de um ano (que pode ser estendido, mediante uma requisição à Ordem), mas apenas 2/3 destas horas são em regime presencial, isto é, 1067 horas em 12 meses.
Isto dá 89 horas por mês, ou 20 horas por semana. Tal possibilita duas alternativas gerais (entre outras):
- 3 dias por semana, o que dá cerca de 6,5 horas por dia
- 5 dias por semana, 4 horas por dia (em 22 dias úteis)

Assim, não se permitam ser enganados pelas instituições, esclarecendo esta questão à partida.
E nestes cálculos não entraram as horas da formação da Ordem, que podem ser descontadas...
Cumprimentos
teresacruz
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta set 10, 2008 6:59 pm

Mensagempor teresacruz » quarta jun 01, 2011 6:17 pm

Por este andamento, não falta muito para se pagar para fazer o estágio.
Colegas, devem reivindicar o direito à dignidade e à não exploração de quem
levou parte da sua vida a investir no desenvolvimento profissional com seriedade.
Isto parece uma brincadeira de muito mau gosto.
Façam valer os vossos direitos enquanto profissionais e principalmente enquanto pessoas com
direito ao trabalho, segundo a nossa constituição. (?)
lady_magdalena
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda set 22, 2008 3:25 pm

Mensagempor lady_magdalena » quarta jun 01, 2011 8:19 pm

Cara Colega aniger,

Tal como mencionou a colega NadineCTS recomendo que denuncie essa situação à Ordem. Tudo o que foi mencionado pela colega NadineCTS está na legislação para nos proteger. Calculo que a pessoa que a atendeu não espere que os relatórios que terá de elaborar e as pesquisas necessárias a um bom desenvolvimento do trabalho sejam realizadas no Hospital, obviamente que espera que o faça em casa. Realizei o meu estágio académico num Hospital e a minha Orientadora tinha um horário flexivel precisamente porque levava os relatórios para terminar em casa, longe do barulho e das interrupções.
Sou Efectiva na Ordem, fiz o Curso que mencionou (tenho uma boa opinião sobre o mesmo) e a penso que seria vantajoso para todos os Psicólogos que estas situações de exploração não continuassem, para isso é necessário que sejam denunciadas. Uma coisa é a aquisição de experiência profissional, outra muito diferente é aproveitarem-se de jovens Psicólogos que precisam/querem aprender.
Boa sorte e que a próxima entrevista corra bem!

Com os melhores cumprimentos,

Madalena Resende
Carpe Diem
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » quarta jun 01, 2011 10:27 pm

lady_magdalena Escreveu:Sou Efectiva na Ordem, fiz o Curso que mencionou (tenho uma boa opinião sobre o mesmo) ...

Colega lady_magdalena fez o Curso que mencionou... qual curso? Associado aos Estágios Profissionais?
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda jun 06, 2011 9:04 pm

vectrapc Escreveu:
https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/compromisso

Há alturas em que convém para nossa protecção conhecer as leis que nos regem. :wink:

Uma nota: convém que utilizem o IE para ver aquele endereço; no FF não funciona.

Quanto às "leis que nos regem"... mantém-se o facto de que o Artigo 84º do Estatuto, aprovado pela Lei 57/2008, apresenta problemas de inconstitucionalidade... daí que, apesar de muito atraso (não vou dizer que propositado, mas a inocência tem limites...) espero que ainda este ano irá ser alterada a lei, por força de Petição que terá de ser apreciada em Plenário da AR.

Faço notar, como aliás já disse à OPP, que a proposta de alteração que esta apresentou (deixar de exigir 18 meses de experiência profissional até 16 de Abril de 2009 e passar a exigir 12 meses de experiência até 14 de Dezembro de 2009) mantém a inconstitucionalidade.

Quem estiver interessado poderá consultar os documentos oficiais a partir de http://bit.ly/continuarpsicologo.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
jufas
Membro Amador
Membro Amador
Registado: sexta fev 22, 2008 1:10 pm

Mensagempor jufas » terça jun 21, 2011 3:00 pm

Boa tarde, colegas

Sei que tenha que fazer esta questão directamente à Ordem mas gostaria de saber a vossa opinião. Fiz um estágio profissional numa clínica de 40 horas semanais que foi cancelado ao fim de 9 meses (o estágio era de 12) devido a falta de utentes (férias das crianças). Segundo a Ordem são necessários 12 meses de estágio mas eu já ultrapassei as horas estipuladas. Será que fazendo a formação da Ordem bastará para ter acesso à Cédula ou terei que fazer um novo estágio para complementar os meses que faltam?

Agradeço a vossa ajuda!
Lis86

Mensagempor Lis86 » terça jun 21, 2011 3:11 pm

olá, colega.
como diz e muito bem, só a ordem poderá dizer a certeza sobre o seu caso específico.
no entanto, posso dizer-lhe que aqui há algum tempo questionei a ordem por causa da redução do período de estágios profissionais do IEFP que passou de 12 para 9 meses (um pouco semelhante com o seu caso). na altura questionei se um estágio segundo este financiamento que estivesse de acordo com os princípios do ordem nos restantes aspectos, poderia ser desconsiderado por causa dos 3 meses a menos. o que eles me disseram foi que os 12 meses eram indicativos, o que interessava mesmo era o número de horas mínimo ser atingido.
por isso e respondendo à sua pergunta com a minha opinião, se o seu estágio foi na área da psicologia e foi dado como concluido com aprovação, penso que bastará a formação para a passagem a membro efectivo.
sce_11
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta fev 23, 2011 11:45 am

Mensagempor sce_11 » terça jun 21, 2011 6:32 pm

Colega jufas,

tb penso que não terá que repetir o estágio, tendo já realizado 9 meses e tendo cumprido mais do que as horas exigidas no regulamento.
Na minha opinião seria uma completa injustiça ter que fazer outro estágio porcausa de 3 meses, ainda p/ mais quando todos sabemos o quanto é difícil fazer um estágio, quanto mais dois...
O ideal é comunicar com a Ordem o quanto antes porque vai ficar muito mais descansada com um parecer da parte deles.

Muito boa sorte, espero que corra tudo bem e já agora, dê notícias aqui no fórum! :)

Cumprimentos
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta jul 06, 2011 7:48 pm

Hoje concluiu-se a instalação do novo Parlamento, com a posse das Comissões Parlamentares.
Estão pois reunidas as condições para prosseguir a apreciação, em Plenário, da Petição contra a desqualificação retroactiva de psicólogos.
E convém nunca esquecer que esta história do "estágio" obrigatório para aceder à profissão (e, já agora, que a Lei previa fosse organizado e promovido pela Ordem...) só foi "enxertado" na lei uma semana antes da sua aprovação final, sem qualquer apreciação adequada sobre os problemas que daí resultariam.
Cronologia:http://bit.ly/continuarpsicologo
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes