Estágios Profissionais = Exploração...Onde para a Ordem?

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Estágios Profissionais = Exploração...Onde para a Ordem?

Mensagempor aniger » terça mai 31, 2011 7:09 pm

Pois é eu tal como muitos colegas terminei o curso e ando na saga de conseguir encontrar um local para realizar estágio profissional, enviei vários currículos e acabei por ser chamada para o serviço de psiquiatria do Hospital São Francisco Xavier.. até aqui tudo bem...Agora já não é de estranhar o estágio que eles propõem não é remunerado...Mas até ai tudo bem..Já que nós acabamos o Curso e temos de continuar a ser explorados...Mas o meu espanto é que tenho colegas a realizar estágio profissional onde vão 2, 3 vezes por semana e conciliam com os empregos..

Mas os senhores do Hospital são Francisco queriam de segunda a sexta feira, 8 horas por dia e Zero de remuneração...Quando expliquei a situação..que como é lógico , não vivo do ar e estou a trabalhar fora da área e pretendia conciliar as duas coisas, o senhor ainda me responde que seria impossível eu ali ficar..pois não tinha disponibilidade ou então deveria abandonar o meu emprego ...

E usou muitas vezes o termo " A ordem diz que devem fazer 1600 horas, portanto cinco dias 8 horas por dia é o estipulado"...

Desculpem estar a escrever aqui , pois este poderá não ser o local adequado..mas sinceramente estou desiludida.. a ordem deveria regulamentar estas situações, porque as instituições estão se aproveitar da situação..Invés de andarmos em frente e acabar com o trabalho precário..voltámos a era da ESCRAVIDÃO...

Enfim...sinto-me revoltada com esta situação...acabar um curso para estar sem fazer nada e a trabalhar num supermercado é muito triste ...E sei que como eu, estão muitos outros....
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Re: Estágios Profissionais = Exploração...Onde para a Ordem?

Mensagempor Cristina Machado » terça mai 31, 2011 8:29 pm

aniger Escreveu:Pois é eu tal como muitos colegas terminei o curso e ando na saga de conseguir encontrar um local para realizar estágio profissional, enviei vários currículos e acabei por ser chamada para o serviço de psiquiatria do Hospital São Francisco Xavier.. até aqui tudo bem...Agora já não é de estranhar o estágio que eles propõem não é remunerado...Mas até ai tudo bem..Já que nós acabamos o Curso e temos de continuar a ser explorados...Mas o meu espanto é que tenho colegas a realizar estágio profissional onde vão 2, 3 vezes por semana e conciliam com os empregos..

Mas os senhores do Hospital são Francisco queriam de segunda a sexta feira, 8 horas por dia e Zero de remuneração...Quando expliquei a situação..que como é lógico , não vivo do ar e estou a trabalhar fora da área e pretendia conciliar as duas coisas, o senhor ainda me responde que seria impossível eu ali ficar..pois não tinha disponibilidade ou então deveria abandonar o meu emprego ...

E usou muitas vezes o termo " A ordem diz que devem fazer 1600 horas, portanto cinco dias 8 horas por dia é o estipulado"...

Desculpem estar a escrever aqui , pois este poderá não ser o local adequado..mas sinceramente estou desiludida.. a ordem deveria regulamentar estas situações, porque as instituições estão se aproveitar da situação..Invés de andarmos em frente e acabar com o trabalho precário..voltámos a era da ESCRAVIDÃO...

Enfim...sinto-me revoltada com esta situação...acabar um curso para estar sem fazer nada e a trabalhar num asupermercado é muito triste ...E sei que como eu, estão muitos outros....

Colega não desanime. Vai ver que vai conseguir arranjar um estágio profissional. Já tentou explicar a sua situação à Ordem dos Psicólogos. Eu compreendo que deve ser muito complicado tentar arranjar estágio e não conseguir. Vamos ter esperança que melhores dias virão.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » terça mai 31, 2011 8:54 pm

Obrigada pelas suas palavras, realmente é uma revolta muito grande ver que as instituições estão se a aproveitar da situação
Imagem
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça mai 31, 2011 9:08 pm

aniger Escreveu:Obrigada pelas suas palavras, realmente é uma revolta muito grande ver que as instituições estão se a aproveitar da situação

Eu compreendo colega. Mas se desanimar é bem pior. Tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo vai conseguir arranjar um estágio profissional.

Só uma dúvida colega, se a colega tem de realizar 1600 horas de estágio profissional, no minimo como é que no Hospital São Francisco Xavier disseram-lhe que essas mesmas horas, equivalem a 8 horas por dia. Segundo as minhas contas isso equivale a mais ou menos 30,77 horas por semana, o que dá uma média de 6,16 horas por dias. Pois 12 meses equivalem a 52 semanas ....

Não perca a esperança colega e muita força :)
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » quarta jun 01, 2011 6:27 am

Pois a mim o que me disseram é que as tais 1600 horas não são todas de presenças e tenho colegas meus a fazer exactamente essas 6 horas ...ali é mesmo para explorar ao máximo..
Imagem
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » quarta jun 01, 2011 7:33 am

Aniger, mais do que aquilo que lhe dizem, devia ler o regulamento de estágios e sabê-lo na ponta da língua para poder argumentar quando estiver à procura de estágio profissional.

https://www.ordemdospsicologos.pt/fiche ... da_opp.pdf

O que a lei diz é que o estágio deverá ter a duração de 1600 horas (artigo 13º), que o estagiário tem de realizar presencialmente pelo menos 2/3 desse tempo (1066 horas), e que esse tempo, deverá ter a duração de 12 meses mas poderá ir até 18 meses ou até mesmo ser prorrogado.

Se fizer as contas, pode realizar o estágio profissional realizando até cerca de 3/4 horas por dia em 18 meses. Sendo um Hospital até poderá pedir para trabalhar o fim de semana (poderá ser uma possibilidade para realizar o tempo estipulado).

A elaboração de relatórios, trabalhos, apresentações, formações pode ser contabilizado também para esse 1/3 que falta ainda segundo o mesmo artigo.

Claro que isto é o que eu leio do que lá está escrito, pelo que acho e reitero mais uma vez que deverá ler o regulamento e entendê-lo por si e não pelo que diz que disse que tipicamente somos todos tão bons em fazer.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta jun 01, 2011 10:24 am

Concordo, deve ter-se o Regulamento de Estágios na ponta da língua.

Se for preciso invoca-se o nº 6 do artigo 17º: "A entidade receptora do estágio profissional deve proporcionar uma remuneração ao Psicólogo Estagiário, o qual, a título excepcional, pode aceitar que o estágio profissional não seja remunerado". Oooops... se calhar é melhor não... parece que afinal a OPP deu ao Hospital o direito de negar remuneração aos estagiários... ou a selecioná-los consoante pretenda ou não ser remunerados... e como não se vive do ar, só quem tem pais ricos poderá estagiar... porque o BES já não é o que era...

Mas o Governo já pôs travão nisso: aprovou um Decreto obrigando à remuneração em todos os estágios!

Espera... afinal não... o Decreto ainda não foi publicado, e por este andar não o será... e portanto fica tudo como dantes, quartel-general em Abrantes...

Claro, as coisas seriam diferentes se o Estatuto da OPP tivesse sido respeitado pela Direção da mesma. Veja-se o artigo 52.º, sobre Estágios profissionais: logo no nº1 diz que "Para a passagem a membro efectivo da Ordem, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estágio profissional promovido e organizado pela respectiva Ordem." (negrito meu). Mas pelo que se tem visto a Direção tem uma opinião plástica sobre o que deve e o que não deve ser cumprido do Estatuto...

Portanto, aplique-se antes outro Regulamento, o de Taxas e Quotas. Convém tê-lo também na ponta da língua.

No respectivo Anexo prevê-se que o Estagiário pague à OPP 80€/semestre, mais 80€ com a entrega do Relatório de Estágio, mais 5€ se mudar de supervisor ou local de estágio, mais 10€ por pedido de prorrogação de prazo, e no fim, se tudo correr bem, mais 180€ de inscrição e 8€/mês de quota. E não nos esqueçamos da frequência obrigatória do Curso de Formação em Ética e Deontologia promovido pela OPP, no valor também de 80€ e com 40 horas de duração. Ufa... para quem ainda não aufere nenhuma remuneração...

Ah! E não nos esqueçamos que as regras mudaram a meio do jogo... os que agora (2011) iniciarem estágio, ficando obrigados ao tal Regulamento que convém ter na ponta da língua, começaram a frequentar os seus cursos em 2007 (cursos de 4 anos) ou mesmo 2006 (de 5), e a OPP só é criada em 2008. Quando escolheram o seu curso não existiam estas limitações. Tê-lo-iam feito se soubessem disto?
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta jun 01, 2011 10:26 am

Para facilidade de consulta de toda a legislação e regulamentação, disponibilizei um historial com todos os links em https://sites.google.com/site/continuarpsicologo/historial
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta jun 02, 2011 8:50 am

vvvieira Escreveu:o Decreto ainda não foi publicado, e por este andar não o será

Estava errado: no mesmo dia em que escrevi estas palavras, foi publicado o DL 66/2011, que institui a obrigatoriedade de remuneração de quem esteja a realizar estágio profissional - veja-se aqui: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/06/10600/0302203025.pdf.

Evidentemente, nem tudo são rosas: os estágios do PEPAC continuam a ser regidos pelos DL 18/2010 e 65/2010, que prevê um pagamento de "bolsa de estágio" mensal no montante de 2X IAS (838,44€), enquanto os que agora se regula auferirão apenas 419,22€, a que acresce subsídio de refeição e seguro, tal como no PEPAC, mas, ao contrário do que acontece naquele regime, são feitos descontos (pela entidade patronal) para a Segurança Social.

Chamo a atenção para os artigos 16º e 17º, nº 2, que referem que a OPP terá 90 dias para alterar o seu Regulamento de Estágios, retirando dele a possibilidade de haver estágios não remunerados; logo, só quem iniciar estágio daqui a 3 meses estará abrangido por este DL.

Ou seja, quem já está a frequentar um estágio não remunerado irá, provavelmente, continuar sem remuneração até final, ou terá de procurar outro local de estágio daqui a três meses e, se tiver sorte, recomeçar tudo de novo.

Sendo um avanço do ponto de vista jurídico (proíbe-se o regime de trabalho escravo com que a OPP até concordava...) duvido que este DL venha efectivamente aumentar a oferta de estágios. Poderá até ter o efeito contrário, com o argumento da sacrossanta crise...

Mas acompanhemos os próximos episódios da novela.

Entretanto, pode dizer-se que a situação, para quem conclui o curso de Psicologia, está igual ao que estava até 2008, salvo que agora tem de se pagar mais umas alcavalas durante pelo menos um ano, e só depois se pode começar a exercer a profissão para que se estudou, ao contrário do que ocorre em todos os outros cursos.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta jun 02, 2011 5:43 pm

O comunicado da OPP (https://www.ordemdospsicologos.pt/pt) é surreal, atendendo ao Regulamento e ao facto de (também) ela ganhar uns dinheiros com os estagiários...

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes