Cursos de Formação Ordem

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

PROMISSANDRA
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: domingo set 14, 2008 2:28 pm

Cursos de Formação Ordem

Mensagempor PROMISSANDRA » quarta jun 08, 2011 10:37 am

Alguém sabe como funcionam os cursos de formação da ordem? Vou fazer o meu brevemente.
Sabem se fazem avaliação e que tipo de avaliação?
Obrigada
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Re: Cursos de Formação Ordem

Mensagempor Cristina Machado » terça jun 14, 2011 9:57 pm

Colegas alguém me sabe dizer se a Ordem dos Psicólogos manda um email às pessoas selecionadas para os cursos de Formação associados aos Estágios Profissionais, com as referências para efectuarmos o valor da inscrição? Pois vou fazer brevemente o referido curso e a Ordem ainda não me forneceu os dados para eu efectuar o respectivo pagamento.

Se algum colega souber-me informar, agradecia imenso.

Obrigada.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda jun 20, 2011 10:44 am

Ao que sei não serão cursos complicados, mesmo porque à OPP, neste momento, interessa é receber o dinheiro do curso e o das quotas.
Por outro lado, agradeço que quem os frequente partilhe aqui os respectivos conteúdos programáticos e informe quem foram os formadores. Obrigado em antecipação.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
IrinaReg
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jul 27, 2009 10:22 am

Mensagempor IrinaReg » segunda jun 20, 2011 5:44 pm

É um bocadinho trabalhoso mas não é difícil.

Os títulos podem não estar totalmente correctos, mas são mais coisa menos coisa isto:
I - Percurso da Psi em Portugal e no Estrangeiro
II - Ética e Deontologia
III - Empreendedorismo
IV - Gestão de Projectos

I e II módulos avaliados através de questões respondidas por e-mail
III - avaliação presencial individual
IV - avaliação presencial de grupo

Quanto às referências, parece que ocorreu um erro na plataforma. Já finalizei o curso e ainda há colegas que não receberam as referências (site ou mail) para pagarem, enquanto eu recebi por mail ainda a formação não tinha iniciado.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » segunda jun 20, 2011 5:52 pm

Colega Irina então os módulos III e IV são avaliados através da realização de trabalhos, correcto?
IrinaReg
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jul 27, 2009 10:22 am

Mensagempor IrinaReg » segunda jun 20, 2011 6:06 pm

Se formos ver, todos são avaliados através de trabalhos.
Nos primeiros, são questões para pensar um bocadito..
Nos dois últimos são.. vá ideias.

Não quero alongar-me muito acerca disso porque alguns formadores querem criar um factor surpresa... sabe-se lá porquê..

O que importa é que, apesar de ser preciso estar lá com a cabeça, são executáveis.
Mesmo para quem tem uma agenda muito preenchida, os módulos que são feitos em casa são facilmente "despachados" se nos concentrarmos 10 minutos em cada questão (são 3 no total dos 2 primeiros módulos).

Vá, acrescento só para pouparem a noite anterior ao primeiro dia, que tanta cronologia entedia qualquer um....
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » segunda jun 20, 2011 9:34 pm

Obrigada colega Irina, pelos esclarecimentos.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda jun 20, 2011 11:08 pm

IrinaReg Escreveu:Não quero alongar-me muito acerca disso porque alguns formadores querem criar um factor surpresa... sabe-se lá porquê...

"Factor surpresa"?

Essa é realmente nova...
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » terça jun 28, 2011 11:06 pm

Colegas alguém me sabe elucidar relativamente à seguinte questão:
Tenho uma colega que neste momento tem 12 meses de estágio profissional reconhecidos, só durante o curso não fez estágio curricular.
E já se inscreveu 6 vezes nos cursos de formação associados aos estágios profissionais e nunca foi aceite. Inclusive questionou a delegação do Porto sobre o assunto, e disseram-lhe que tinha de fazer 6 meses de estágio para poder ser aceite nos cursos de formação associados aos estágios profissionais.

Na minha opinião a minha colega não é aceite nos cursos de formação por não ter feito estágio curricular. De salientar que desde que terminou o estágio profissional, ainda não consegui arranjar nada na área.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta jun 29, 2011 9:36 am

Cristina Machado Escreveu:disseram-lhe que tinha de fazer 6 meses de estágio

De acordo com o Regulamento de Estágios da OPP (ver em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/despacho_15866_2010_regulamento_de_estaagios_da_opp.pdf), artigo 13º, número 1, alíneas C e D, no caso das licenciaturas de 4 anos, ou Mestrados Integrados, SEM estágio curricular, o tempo de estágio exigido para aceder à condição de membro efectivo é de 18 meses.

Por outro lado, o artigo 4º do mesmo Regulamento, no seu nº 3, refere que o Curso de Formação decorre "a par" do Estágio.

Para além disso, no artigo 19º, nº 3, alínea C, o Curso de Formação é afirmado como "um direito" do "psicólogo estagiário".

De tudo isto resulta que a frequência de um desses "Cursos de Formação" não pode ser condicionado à prévia conclusão que qualquer estágio, pelo que há, em minha opinião, elementos para recorrer de tal atitude para os órgãos da OPP.

Por outro lado, pode ocorrer que a colega que refere seja uma das que foram desqualificadas retroactivamente pela Lei de criação da OPP (57/2008). Sucede que decorre no Parlamento a apreciação de uma Petição que levará inexoravelmente à alteração daquela Lei.

Sugiro que aconselhe a sua colega a visitar https://sites.google.com/site/continuarpsicologo/historial, onde encontrará links para toda a legislação relevante e, espero, perceberá melhor a situação.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » quarta jun 29, 2011 1:11 pm

Colega vvvieira pelo que a minha colega me disse, a delegação do Porto da Ordem disse-lhe que para poder inscrever-se nos cursos de Formação da Ordem, tinha de fazer os 6 meses de estágio.

Sim, a minha colega licenciou-se pelo regime pré-bolonha, em Setembro de 2007, só que na altura a faculdade onde tirou o curso não tinha estágio curricular contemplado. No entanto, quem quisesse pagava mais um ano de curso e a faculdade arranjava estágio curricular, de forma a colmatar essa mesma lacuna, só que a minha colega decidiu não fazer o mesmo.

Eu disse à minha colega para expôr a situação à OPP, agora se ela o vai fazer ou não, isso já não sei responder.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda jul 04, 2011 9:17 pm

O caso, assim, é diverso.
Se a colega já era psicóloga desde 2007 (mesmo que não exercesse, ganhara o direito de o fazer, quando lhe foi atribuído o título de conclusão do curso), a que propósito é que vem uma lei retirar-lhe esse direito retroactivamente?
A colega que acompanhe a evolução da Petição em http://continuopsicologo.blogspot.com/ ou https://sites.google.com/site/continuarpsicologo.
É sempre bom recordar que esta história de ter de se fazer um estágio "organizado" pela Ordem foi "enxertado na Lei apenas uma semana antes da sua aprovação final. E claramente foi para limitar o acesso à profissão, e, "en passant", por uns quantos a amealhar uns cobres à custa dos recém-formados. Deveras irritante, pelo menos para mim.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » terça jul 05, 2011 10:25 am

Bom dia colegas,

Brevemente vou fazer o curso de formação associado aos estágios profissionais, e a semana passada a Ordem mandou-me um email a informar que estava disponível na minha área pessoal para download o documento de pagamento relativo a:
"Pagamento de início de estágio profissional (De acordo com o 2.1.1 do Anexo I do Regulamento de Taxas e Quotas da Ordem dos Psicólogos Portugueses)". Só que já fui à minha área pessoal para fazer o download do respectivo documento e aparece a seguinte mensagem de erro "O Adobe Reader não pode abrir o documento porque não há suporte a esse tipo de arquivo ou ele foi danificado (por exemplo, foi enviado como anexo de email e não foi descodificado correctamente." E como tal, não consigo ter acesso aos dados para efectuar o pagamento.

Inclusivé já mandei um email para a Ordem a explicar a minha situação, a mesma não responde ao email, e eu continuo sem ter acesso aos dados para efectuar o pagamento de iníco de estágio profissional (De acordo com o 2.1.1 do Anexo I do Regulamento de Taxas e Quotas da Ordem dos Psicólogos Portugueses)".

A mais alguém aconteceu isto?
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça jul 05, 2011 11:16 am

Se calhar a OPP fechou para férias...
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » sábado set 10, 2011 3:33 pm

Colegas uma pergunta, eu acabei este ano o curso e ando neste momento à procura de estágio profissional , gostaria de saber se este curso de formação é feito após terminarmos o estágio profissional , ou se é feito ao mesmo tempo.

É que é tanta coisa para pagar é inscrição na ordem(180€) é posteriormente a cada inicio de semestre 80€, mais 80€ quando se termina o relatório de estágio e mais este curso que nem sei qual o seu valor, já agora os colegas poderiam partilhar o valor do mesmo.

Cumpts
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » sábado set 10, 2011 9:17 pm

Colega Aniger o curso de formação pode ser realizado durante o período de estágio ou então no final do mesmo. Sendo que, pelo curso paga 80,00€.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » domingo set 11, 2011 9:46 am

Muito obrigada :D
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes