Trabalhador independente e seguros...ajudinha :)

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Nova
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta set 24, 2010 3:10 pm

Trabalhador independente e seguros...ajudinha :)

Mensagempor Nova » sexta set 02, 2011 9:41 am

Bom ia a todos e a todas!
Peço desculpa se este tópico não estiver no lugar adequado (tomem liberdade de o mover ;))
Bem, vou iniciar uma actividade como trabalhadora independente em regime de recibos verdes... Tenho que ter um seguro de acidentes pessoais e um seguro de responsabilidade civil... Pois. E disseram-me de a OPP tinha um protocolo com uma seguradora que contempla um pacote com estes dois seguros, supostamente, mais barato. No site da OPP só tem mencionado seguro de saúde. Liguei para a OPP e disseram que tal pacote não existe e que só há protocolo para seguro de saúde. Ou seja, para estas mariquices existem protocolos, mas para uma coisa que é fundamental na prática profissional de muitos de nós, que têm que se sujeitar a este tipo de regimes de prestação de serviços, "nicles"! É isso?

Em todo o caso, gostaria de saber quem aqui está nesta situação que seguradora acabaram por escolher.

Antecipadamente agradecida :)
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mai 15, 2008 3:19 pm

Re: Trabalhador independente e seguros...ajudinha :)

Mensagempor silver » sexta set 02, 2011 12:26 pm

Não sei se estou correcto, mas não me parece que para trabalhar a recibos verdes seja obrigatório esss seguros, pelo menos toda a gente que conheço nessas condições não tem tais seguros.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sábado set 03, 2011 9:51 pm

É obrigatório sim o seguro de acidentes pessoais enquanto profissional liberal com recibos verdes mas não tinha conhecimento do da responsabilidade civil :? Onde obtiveste essa informação?
O meu é da fidelidade mundial e pago cerca de 100 euros anuais.

Silver, estás parcialmente certo e errado, na medida em que legalmente é obrigatório mas na prática grande parte das pessoas não o faz...até ao dia em que se pode levar uma valente multa...
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Nova
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta set 24, 2010 3:10 pm

Mensagempor Nova » segunda set 05, 2011 9:13 am

Obrigada pelas vossas respostas. Ana Rita, esta informação foi-me veiculada pela directora da clínica para a qual vou trabalhar. Penso que faz sentido se pensar-mos naquilo que implica a nossa actuação. Mas 100 eur até é uma boa notícia comparado aos orçamentos que me têm apresentado... tudo de 200 para cima. Vou tentar a fidelidade. Só acho que a OPP devia ter protocolos para este tipo de situações.

Obrigada ;)

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes