Consultas on-line

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Davidl
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 14
Registado: quarta jan 23, 2008 1:01 am

Consultas on-line

Mensagempor Davidl » quarta set 21, 2011 1:02 pm

Caros colegas.
Descobri recentemente uma clinica que faculta consultas on-line.
Sendo eu novo, quer em termos de idade quem como Psicologo, e nao querendo ser céptico, venho por este meio também pedir ajuda, esclarecimento, sobre este assunto.
Antes de mais, interrogo-me sobre a empatia, ou ausência dela neste formato.
Se a consulta for sem webcam, como observar a comunicação não verbal? Mesmo com web, será que ainda assim temos acesso a essa informação?
Não será a consulta um espaço de confiança, partilha antes de mais, e não será mais moroso a criação destes elementos essenciais para o tratamento, tornando mais dispendioso para o paciente?
E por último, existe alguma reação da Ordem? Será que deve reagir?
Não pretendo de forma alguma negligênciar as novas ferramentas, que são sem duvida úteis, e temos que as acompanhar, mas nao estaremos nós, a fazer o mesmo que a medicina, e a tornal uma relação terapêutica numa relação tecnológica??
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 1382
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm
Localização: lisboa

Re: Consultas on-line

Mensagempor vectrapc » quarta set 21, 2011 8:43 pm

5.12. Intervenção à distância. Os/as psicólogos/as devem estar conscientes das limitações e dificuldades deste tipo de intervenção (ex., telefone, internet, entre outros) e discutir previamente as mesmas com os seus clientes. Neste contexto, a responsabilidade dos/as psicólogos/as é igual como em qualquer outro tipo de intervenção.

in https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/cod_deontologico
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 1382
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm
Localização: lisboa

Re: Consultas on-line

Mensagempor vectrapc » quarta set 21, 2011 8:52 pm

Conheço alguns psicólogos que já utilizaram a net como ferramenta de trabalho adicional, por ex. uma pessoa com agorafobia, o pedido surgiu de um familiar, foi feita uma primeira abordagem através da internet, onde começou a ser trabalhada a questão de vir à consulta presencial, após algumas sessões o cliente passou a ir à consulta.
Conheço outra situação de uma pessoa que se encontrava fora do seu país de origem e mantinha apoio psicológico à distância com 1 psi nesse país, mas tal não impediu que procurasse um psicólogo no país em que se encontrava, não vi problema em aceitar esta situação como um apoio extra ao trabalho do psicólogo.
Existem comunidades de portugueses que não têm acesso a psicólogos portugueses no seu país de acolhimento que são acompanhados à distância.
Acho que tem tudo a ver com os objectivos de trabalho que são delineados, se forem simples e claros pode ser uma ferramenta auxiliar, ou um tipo de terapia.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes