Petição contra a proposta de Estágios Profissionais para Adm

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

nitinha_soares
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça set 01, 2009 8:00 pm

Petição contra a proposta de Estágios Profissionais para Adm

Mensagempor nitinha_soares » quinta nov 10, 2011 8:17 pm

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar a petição online: «Petição contra a proposta de Estágios Profissionais para Admissão á Ordem dos Psicólogos»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N16277

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

Obrigada,
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Re: Petição contra a proposta de Estágios Profissionais para

Mensagempor aniger » sábado nov 12, 2011 10:04 pm

Já Assinei, sim porque isto é uma vergonha...para verem bem tive uma resposta positiva para efectuar estágio já lá estou quase há 2 meses não sou remunerada e ainda não me assinaram os documentos para a Ordem...
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Re: Petição contra a proposta de Estágios Profissionais para

Mensagempor vvvieira » quarta nov 30, 2011 5:29 pm

Caros colegas, não vou assinar a Petição porque, de alguma forma, isso seria aceitar uma Lei que está mal feita.
Lembro que em 2005 foi aprovado um determinado texto de criação da OPP, que não obrigava a estágio prévio à admissão na Ordem.
Em meados de 2008 foi publicada a Lei 6/2008, sobre a criação de Associações Profissionais, que possibilitava (reforço: não prescrevia, apenas colocava essa possibilidade opcional) que fossem exigidos estágios previamente à admissão nessas Associações.
Sucede que o tal texto de 2005 só foi alterado, supostamente para se adequar à lei 6/2008, 7 dias antes da aprovação final no Parlamento. E foram então "martelados" alguns artigos no Estatuto que criaram a obrigatoriedade de estágio prévio à admissão, a par de artigos inconstitucionais.
É interessante que a Sociedade de Advogados que representa a OPP seja em parte propriedade de um Deputado então em funções e que votou favoravelmente essa Lei.
Entretanto, o Estatuto previa que fosse a Ordem a "promover e organizar" os estágios; porém, nos seus regulamentos a OPP desrespeita a Lei e eles são, agora, "auto-propostos".
É a Lei que está mal. E só a AR a pode alterar. Daí que não assino uma petição dirigida à actual Direção da OPP. Mas desejo-vos boa sorte.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes