E então, quem vai amanhã ao congresso???

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

E então, quem vai amanhã ao congresso???

Mensagempor Green Tea » terça abr 17, 2012 11:54 am

Quais são as vossas expectativas? As vossas esperanças?
Depois partilhem :)

Eu não irei, não só porque o preço é uma exorbitância, como também por, apesar de ter a sorte de ser membro efectivo, o meu trabalho que me alimenta e paga as contas (incluindo do consultório) ser numa outra área e não poder ir.

Fico a aguardar o v/ feedback.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Re: E então, quem vai amanhã ao congresso???

Mensagempor Ana Rita » quarta abr 18, 2012 5:49 pm

Queria muito ir, afinal de contas é o primeiro e achei pelo programa que seria bastante completo, mas tive prioridades inadiáveis... O facto de começar a uma quarta feira também não ajudou à decisão, são 3 dias úteis!
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » quarta abr 18, 2012 10:13 pm

Eu tal como a colega Ana Rita, também gostava imenso de ter ido. Não fui por vários motivos, um deles prende-se com o facto de morar a cerca de 400Km do local do Congresso, e como tal ficava bastante dispendioso. Outros dos motivos, foi o facto de ter de faltar 3 dias ao trabalho.....:(

Fica para uma próxima :) Espero que os colegas que foram, partilhem connosco as suas impressões :)
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça abr 24, 2012 12:16 am

Colegas que foram ao Congresso, como correu o mesmo e o que acharam? Deêm o vosso feedback.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça abr 24, 2012 4:28 pm

No site nada se diz...no mini-site do Congresso também não... nem no FB... às tantas não se realizou por falta de verba :D
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Green Tea » quinta abr 26, 2012 10:23 am

vvvieira Escreveu:No site nada se diz...no mini-site do Congresso também não... nem no FB... às tantas não se realizou por falta de verba :D

Não me parece, apareceram na TV ... foi a única coisa que vi sobre o dito ... mas honestamente, tenho mesmo curiosidade, até porque a última revista que me chegou trazia um artigo sobre como o empreendedorismo não depende só de verbas (ya, right, mas convém subsistir, não?) e mais umas coisas engraçadas.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta abr 26, 2012 10:44 am

Bem, ao fim de uma semana lá apareceu uma notícia no site e logo, automaticamente, no FB. Mas se se googlar "congresso ordem psicologos" só no final da 2ª página de resultados aparece uma notícia do DN (antiga, a gozar com o video promocional) e a seguir, na 3ª página, a reportagem da SIC Notícias (anterior ao congresso e baseada em despacho da Lusa.
É fraquinho, convenhamos. Sem retirar interesse aos conteúdos apresentados no Congresso, parece evidente que:
-não é a existência de uma Ordem que vem colocar os Psicólogos em evidência
-a criação da Ordem veio criar problemas e custos acrescidos
(sem falar nas inconstitucionalidades...)
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » quinta abr 26, 2012 1:02 pm

O 1.º Congresso da OPP não foi tão fraquinho como isso, nem a cobertura deste evento pelos Media foi assim tão anedótica.

Maior cobertura de sempre de um evento de Psicologia - Notícia da OPP com links relacionados com o 1.º Congresso da OPP.

Concordo que há coisas que poderiam ser diferentes na OPP.
E concordo que os valores pesam nas carteiras de cada um. No entanto, ao contrário de outras Ordens que surgiram antes da nossa, a OPP não teve apoios Governamentais para a sua criação. O início da OPP (criação de sede, etc.), devemo-lo ao pessoal da OPP, que usou bens pessoais para tornar possível a criação da nossa Ordem tal como a conhecemos hoje.

Por outro lado, sem uma Ordem que regulasse o funcionamento dos Psicólogos, quem o faria? Sim, porque as entidades estatais que supostamente regulavam profissões como a Psicologia (antes do nascimento da OPP) nunca fez nada de jeito relativamente ao assunto. Bem pelo contrário: desde profissionais formados em Psicologia que só davam mau nome à nossa profissão e aos restantes profissionais da Psicologia, até profissionais de outras formações a funcionarem como Psicólogos (psicopedagogos curativos, professores, enfermeiros, etc.), houve de tudo um pouco.

A OPP causa alguns transtornos a alguns licenciados que tencionam tornar-se Psicólogos? Bom, não é nada que não aconteça com outras Ordens. Seria muito pior se a OPP fizesse como uma Ordem dos Advogados e criasse exames cada vez mais complicados para limitar o surgimento de mais Psicólogos.

Eu também fiz o curso da OPP. Só me fez bem.
E o estágio profissional também o fiz e considero que faz bastante sentido. Exige mais responsabilidade do que um estágio curricular, torna-nos (se for um bom estágio) melhores profissionais, serve para aprendermos mais sobre a profissão.

Quantas vezes não vi licenciados de Psicologia a saírem direitos da Universidade e direitos à prática clínica (muitas vezes a fazerem psicoterapia selvagem, sem bases sólidas para o fazer) privada sem qualquer preparação ou supervisão. Sim! Porque, desengane-se quem acredita que ao sair da Universidade já tem toda a competência para trabalhar com todas as situações que lhe surjam na frente.

Ninguém nasce ensinado. E, mesmo ao fim de vários anos de trabalho, não é inédito um Psicólogo deparar-se com situações para as quais não se encontra devidamente preparado.

A OPP não é perfeita. Boa! Ninguém/nenhuma entidade o é. Tenta-se efectuar a aproximação desse desiderato. Vai-se aprendendo pelo caminho, com os nossos erros e com os dos outros (e isto também serve para ordens profissionais) porque é impossível prever-se todas as situações, todos os obstáculos e dificuldades que irão surgir.

Mas a verdade é que a OPP tenta aprender, adaptar-se e melhorar com as dificuldades com que se depara. E defende os seus profissionais tão bem como pode.
Infelizmente, a maioria dos Psicólogos (ou futuros Psicólogos) não pode dizer que faz o mesmo pela sua Ordem... Sejam um pouco mais justos, descentrem-se, ponham-se no lugar da OPP (dos seus profissionais). Sejam Psicólogos.
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta abr 26, 2012 1:35 pm

Cristina Escreveu:O 1.º Congresso da OPP não foi tão fraquinho como isso, nem a cobertura deste evento pelos Media foi assim tão anedótica.

AInda bem. Pena o Google não saber.

Cristina Escreveu:O início da OPP (criação de sede, etc.), devemo-lo ao pessoal da OPP, que usou bens pessoais para tornar possível a criação da nossa Ordem tal como a conhecemos hoje.

Essa é novidade. Tanto quanto sei, embora parte dos meios resultasse da Associação Pró-Ordem, a verdade é que foi feito um empréstimo bancário, e que foram cobrados 180€ de inscrição a mais de 17 mil pessoas. Façam-se as contas.

Cristina Escreveu:A OPP causa alguns transtornos a alguns licenciados que tencionam tornar-se Psicólogos? Bom, não é nada que não aconteça com outras Ordens. Seria muito pior se a OPP fizesse como uma Ordem dos Advogados e criasse exames cada vez mais complicados para limitar o surgimento de mais Psicólogos.

A Cristina esquece-se que um licenciado em Direito pode ser jurista, e só se quiser ser advogado é que tem de integrar a Ordem. Se um licenciado em Engenharia quiser pode trabalhar em Engenharia, mas só tem de integrar-se na Ordem se quiser assinar projectos.
No caso da Psicologia, o Estatuto vem dizer que, depois de concluído o curso, a pessoa tem ainda de fazer um estágio e uma formação (e pagar por tudo isso) para poder ser Psicólogo, mesmo que não seja profissional liberal nem se dedique à Psicologia Clínica.

Cristina Escreveu:Eu também fiz o curso da OPP. Só me fez bem.

Ainda bem para si. Não é isso que está em causa, mas já agora, e por curiosidade: a formação deveria ser em Ética e Deontologia. A que propósito lhe é enxertado o "empreendedorismo"?

Cristina Escreveu:Sejam um pouco mais justos, descentrem-se, ponham-se no lugar da OPP (dos seus profissionais). Sejam Psicólogos.

Certo. Então ponhamo-nos na pele dos que já eram psicólogos, iguais a todos os outros que haviam concluído a sua formação antes deles, e de repente se viram expropriados (e obrigados a "pagar" para recuperar o que era seu por direito) dessa designação e direito por força de um Estatuto com disposições inconstitucionais, "inseridas" no seu texto de forma subreptícia e sem apreciação devida apenas 7 (sete) dias antes da sua aprovação final, quando todos os Partidos estavam já na recta final para entrar de férias... Algo a que a OPP em si mesma é de alguma forma alheia, mas que mancha indelevelmente a sua génese.

Por fim: apenas quis ser um pouco sarcástico e brinquei um pouco com o que se pode encontrar via Google.
Não quis, de modo algum, minimizar as comunicações presentes ao Congresso, que aliás reputo de grande interesse na sua maioria e demonstram a vitalidade dos nossos Psicólogos, desconhecendo-se aliás casos evidentes de malpractice.
Mas daí a afirmar que este "Afirmou os Psicólogos" vai um passo muito grande. Muito grande mesmo.

E ainda está por provar que a existência de Ordem seja a mais-valia que supostamente deveria ser. E que tenho a esperança que possa vir a ser.

A ver vamos.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Contacto:

Mensagempor Cristina » quinta abr 26, 2012 2:16 pm

vvvieira Escreveu:
Cristina Escreveu:O 1.º Congresso da OPP não foi tão fraquinho como isso, nem a cobertura deste evento pelos Media foi assim tão anedótica.

AInda bem. Pena o Google não saber.

Cristina Escreveu:O início da OPP (criação de sede, etc.), devemo-lo ao pessoal da OPP, que usou bens pessoais para tornar possível a criação da nossa Ordem tal como a conhecemos hoje.

Essa é novidade. Tanto quanto sei, embora parte dos meios resultasse da Associação Pró-Ordem, a verdade é que foi feito um empréstimo bancário, e que foram cobrados 180€ de inscrição a mais de 17 mil pessoas. Façam-se as contas.

Decerto tem consciência de que as entidades bancárias só efectuam empréstimos quando existem outras contrapartidas.
Além disso, os 180€ só começaram a ser cobrados após a existência da sede.
Contas para quê? Basta a lógica e a ordem cronológica de eventos.

vvvieira Escreveu:
Cristina Escreveu:A OPP causa alguns transtornos a alguns licenciados que tencionam tornar-se Psicólogos? Bom, não é nada que não aconteça com outras Ordens. Seria muito pior se a OPP fizesse como uma Ordem dos Advogados e criasse exames cada vez mais complicados para limitar o surgimento de mais Psicólogos.

A Cristina esquece-se que um licenciado em Direito pode ser jurista, e só se quiser ser advogado é que tem de integrar a Ordem. Se um licenciado em Engenharia quiser pode trabalhar em Engenharia, mas só tem de integrar-se na Ordem se quiser assinar projectos.
No caso da Psicologia, o Estatuto vem dizer que, depois de concluído o curso, a pessoa tem ainda de fazer um estágio e uma formação (e pagar por tudo isso) para poder ser Psicólogo, mesmo que não seja profissional liberal nem se dedique à Psicologia Clínica.

Está a comparar o trabalho de um advogado/jurista ou de um engenheiro ao de um psicólogo? Tem tudo a ver... :roll:

vvvieira Escreveu:
Cristina Escreveu:Eu também fiz o curso da OPP. Só me fez bem.

Ainda bem para si. Não é isso que está em causa, mas já agora, e por curiosidade: a formação deveria ser em Ética e Deontologia. A que propósito lhe é enxertado o "empreendedorismo"?

A maioria dos psicólogos não será contratado para trabalhar na área. Se o quiser fazer, é bom que possua as ferramentas necessárias para o efeito. O empreendedorismo promove isso mesmo: o desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego (na área).

vvvieira Escreveu:
Cristina Escreveu:Sejam um pouco mais justos, descentrem-se, ponham-se no lugar da OPP (dos seus profissionais). Sejam Psicólogos.

Certo. Então ponhamo-nos na pele dos que já eram psicólogos, iguais a todos os outros que haviam concluído a sua formação antes deles, e de repente se viram expropriados (e obrigados a "pagar" para recuperar o que era seu por direito) dessa designação e direito por força de um Estatuto com disposições inconstitucionais, "inseridas" no seu texto de forma subreptícia e sem apreciação devida apenas 7 (sete) dias antes da sua aprovação final, quando todos os Partidos estavam já na recta final para entrar de férias... Algo a que a OPP em si mesma é de alguma forma alheia, mas que mancha indelevelmente a sua génese.

Por fim: apenas quis ser um pouco sarcástico e brinquei um pouco com o que se pode encontrar via Google.
Não quis, de modo algum, minimizar as comunicações presentes ao Congresso, que aliás reputo de grande interesse na sua maioria e demonstram a vitalidade dos nossos Psicólogos, desconhecendo-se aliás casos evidentes de malpractice.
Mas daí a afirmar que este "Afirmou os Psicólogos" vai um passo muito grande. Muito grande mesmo.

E ainda está por provar que a existência de Ordem seja a mais-valia que supostamente deveria ser. E que tenho a esperança que possa vir a ser.

A ver vamos.

Quem criou o Decreto-Lei não foi a OPP, nem nenhum membro da mesma. Foram deputados. A OPP pouco teve a dizer quanto à criação do mesmo. Das poucas alterações que a OPP teve oportunidade de fazer, ressalva-se o número de constituintes da Assembleia.

Quanto à inconstitucionalidade da legislação, já houve processos a decorrer e, tanto quanto sei, a legislação não sofreu alterações.
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Green Tea » quinta abr 26, 2012 3:05 pm

Não estamos aqui a debater a Ordem ...

Quero saber o que este Congresso trouxe de prático, efectivamente.

Porque eu pago quotas, eu vou escassamente trabalhando na área, embora só uma vez por semana.
Não quero discutir as questões que para aqui puseram, não porque as ache infrutíferas, mas porque acho que a OPP tem mais do que se preocupar do que garantir que temos descontos num hotel A ou B, a mim importa-me ter emprego na área, actualizar-me continuamente e ser boa profissional.
Sou psicóloga, embora nem sempre consiga trabalhar na área. Não faço psicologia selvagem, estudei e estudo para exercer.

Portanto, respostas e contra-teimas à parte, ainda ninguém me esclareceu sobre o congresso...
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta abr 26, 2012 3:25 pm

Cristina Escreveu:A maioria dos psicólogos não será contratado para trabalhar na área.

Cristina Escreveu:Quanto à inconstitucionalidade da legislação, já houve processos a decorrer e, tanto quanto sei, a legislação não sofreu alterações.

Não sofreu ainda, e houve situações muito desagradáveis à conta disso, pelo que lamentavelmente tem de se passar para outro nível (e "não havia nexexidade", como dizia o outro). Esteja atenta.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Contacto:

Mensagempor Cristina » quinta abr 26, 2012 4:27 pm

Green Tea Escreveu:Não estamos aqui a debater a Ordem ...

Quero saber o que este Congresso trouxe de prático, efectivamente.

Porque eu pago quotas, eu vou escassamente trabalhando na área, embora só uma vez por semana.
Não quero discutir as questões que para aqui puseram, não porque as ache infrutíferas, mas porque acho que a OPP tem mais do que se preocupar do que garantir que temos descontos num hotel A ou B, a mim importa-me ter emprego na área, actualizar-me continuamente e ser boa profissional.
Sou psicóloga, embora nem sempre consiga trabalhar na área. Não faço psicologia selvagem, estudei e estudo para exercer.

Portanto, respostas e contra-teimas à parte, ainda ninguém me esclareceu sobre o congresso...

Não fui ao Congresso.
Conheço quem tenha ido e tenha gostado imenso do Congresso, principalmente dos workshops.
Quanto a trazer algo de prático, depende do que considera como tal.
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Green Tea » quinta abr 26, 2012 6:59 pm

Obrigada Cristina :)

Eu tambem não fui mas estou supercuriosa.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Contacto:

Mensagempor Cristina » quinta abr 26, 2012 7:46 pm

Green Tea Escreveu:Obrigada Cristina :)

Eu tambem não fui mas estou supercuriosa.

Eu tive imensa pena de não ir. Até porque havia imensas temáticas que me agradaram.
Mas já foram 2 cursos de intervenção na crise e não dá para ser tudo.

Fica para a próxima. ;)
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça mai 22, 2012 10:02 am

Não fui ao Congresso, mas também gostaria de saber o que de lá resultou.
Nem no site da OPP, nem no do próprio evento (http://congresso.ordemdospsicologos.pt) consta algo útil, exceto 12 videos de apresentações de alguns colegas sobre temáticas variadas (desenquadrados) e um Fórum que teve uma espantosa participação.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes