Carteira Profissional

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

zana
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta set 15, 2004 8:34 pm

Carteira Profissional

Mensagempor zana » quarta set 15, 2004 8:40 pm

Caros colegas,

Esta minha primeira intervenção no forúm vai no sentido de tentar esclarecer algumas dúvidas relativas à carteira profissional de psicólogo, nomeadamente como se obtém e qual a sua aplicação práctica.

Agradeço desde já as vossas respostas.
tichaferreira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda set 13, 2004 2:56 pm

Carteira de profissional

Mensagempor tichaferreira » sexta set 24, 2004 3:16 pm

A carteira de profissional d psicologia obtem-se no IDICT, ou seja só tens que ir ao IDICT da tua área, ou loja do cidadão e elaborar uma minuta que eles te dão lá, o teu registo criminal, 2 fotos, fotocópia de BI autenticada, fotocópia de certificado de licenciatura em Psicologia autenticado e 3 euros. Mto simples!Quanto à sua utilidade, visto que ainda não temos ordem dos Psicólogos é a única instituíção que vai regulando a nossa actividade..
Espero que te tenha elucidado.
Estrelabr
Membro Regular
Membro Regular
Registado: quarta ago 04, 2004 8:52 pm
Contacto:

Re: Carteira de profissional

Mensagempor Estrelabr » sexta set 24, 2004 9:13 pm

A minha unica dúvida em relação á carteira profissional é saber onde posso arranjar o meu registo criminal.
Agradecia uma resposta

Obrigado
Osso Duro De Roer
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado jul 24, 2004 5:40 pm

Mensagempor Osso Duro De Roer » segunda set 27, 2004 6:29 pm

Poderá obter uma cópia do seu registo criminal na Loja do Cidadão.
Estrelabr
Membro Regular
Membro Regular
Registado: quarta ago 04, 2004 8:52 pm
Contacto:

Mensagempor Estrelabr » segunda set 27, 2004 7:56 pm

Queria agradecer a vossa ajuda que foi muito preciosa para mim. Acho que se não fosse este forum andava aqui cheia de duvidas sem saber o que fazer.

Obrigado a todos
psicubi
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta out 29, 2004 11:53 am

Mensagempor psicubi » sexta out 29, 2004 12:15 pm

Olá sou apenas um estudante de psicologia na Universidade da Beira Interior, em que sigoo ramo de psicolgia clinica e da saúde.
Sinceramente, para que nos serve uma "carteira profissional" se nao existe uma ordem de psicologos que ponha de parte os pessimos profissonais que teimam em se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, mal informada e que julgam carecer do poder de "Deus" para ajudar os outros??
Tenho conhecimento de psicólogos que nao sabem o que é o dsm-IV, que nao sabem o que é o Cid-10, entre muitas outras caracteristicas básicas. Outros ainda que infrigem o código deontológico... enfim uma serie de "aberrações" que nao lembra a ninguem.
Sei que em 5 anos de licenciatura nao se aprende tudo, mas como podemos nós expandir o nosso conheciemento se em todos ou quase todos os congressos, actividades de formação, temos que pagar valores que nos dias de hoje é impossivel participar derivado à crise economica do nosso país.
Sem ordem muito trabalho e esforço realizado até hoje cairá em breve numa caixa em que o seu destino será o lixo.

Abraç@s
Cognitum
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sexta set 19, 2003 10:32 am

Mensagempor Cognitum » sexta out 29, 2004 4:07 pm

Reparem também que tenho conhecimento de licenciados que não em Psicologia que conseguiram obter a Carteira Profissional de Psicólogo pelo simples facto de terem obtido a licenciatura numa FPCE!! :evil:

Incompetência e negligência dos serviços do IDICT / Min. Trabalho ou é puramente uma questão de ausência de regulamentação ou de informação?!

Sinceramente!!
Faça-se algo de uma vez por todas...
suzana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 20, 2005 1:34 pm

Mensagempor suzana » quinta jul 21, 2005 11:19 am

é tudo muito importante o que estão a dizer, mas estas coisas deveriam ser ditas nos jornais, na comunicação social, deveriam ser feitos debates televisivos sobre este assunto.
suzana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 20, 2005 1:34 pm

Mensagempor suzana » quinta jul 21, 2005 11:21 am

Na minha cidade existe uma ervanária que está a promover cursos de psicologia da criança e do adolescente e de psicanálise, junto com cursos de naturista, psicopedagogia curativa e reiki...por amor de deus quem fiscaliza estas situações?
Tágide
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça dez 02, 2003 7:25 pm
Contacto:

Mensagempor Tágide » quinta jul 21, 2005 4:36 pm

Por mim ela pode fazer o que quizer, desde que não se auto-proclame psicóloga nem psicoterapeuta. Desde que os seus clientes tenham conhecimento da sua (não) formação, desde que as pessoas estejam bem esclarecidas, tudo bem. Aí a escolha é delas e é uma escolha informada.
Tágide
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Contacto:

Carteira Profissional - algum efeito prático?

Mensagempor Tágide » quinta jul 21, 2005 4:43 pm

Continuo sem perceber muito bem se, de facto, ter carteira profissional tem alguma utilidade prática. Uma cliente pediu-me o número da minha carteira profissional (que ainda não tenho...) porque alegadamente a ADSE só aceita comparticipar as despesas se no recibo vier o número.
Algém me sabe dizer mais alguma coisa sobre isto? Não me está nada a apetecer perder algumas horas a tratar de papeladas para algo que não me sirva para nada...

Obrigada a quem possa dar uma achega.
ana r.
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo nov 28, 2004 9:17 pm

Mensagempor ana r. » quinta jul 21, 2005 10:46 pm

Olá

Quanto à utilidade prática da carteira profissional, esta prende-se com o facto de em qualquer relatório o psicólogo dever escrever o seu número de carteira profissional, ou em qualquer outro acto em que se intitule como psicólogo, por forma a proteger os consulentes (não gosto nem se utentes, nem de pacientes, nem de clientes... :wink: ).
Mas depois entram questões como as focadas pelo psicológico de quem tem certas licenciaturas, pós-graduações e coisas do género é titular de uma carteira profissional de psicólogo, mas isso já tem a ver com questões éticas e morais às quais sem dúvida a ordem (quando surgir) devia pôr cobro, mas que se prendem muito mais com as pessoas que as aceitam e utilizam...mas isso dava par muuuuiiiiiita conversa.

Espero ter ajudado

Cumprimentos
Ana R.
Última edição por ana r. em sábado ago 06, 2005 6:20 pm, editado 1 vez no total.
Tágide
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Contacto:

Mensagempor Tágide » quarta jul 27, 2005 4:49 am

Ajudou sim. Muito obrigada! :wink:

Saudações psis
Marília
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 09, 2006 10:08 am

Mensagempor Marília » quarta out 18, 2006 2:15 pm

Vocês por acaso sabem se na carteira profissional se especifica a área que a pessoa tirou na faculdade, tipo psicóloga clínica, psicóloga educacional...?

Obrigada
Sónia Sequeira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jan 09, 2006 4:01 pm
Contacto:

Carteira Profissional

Mensagempor Sónia Sequeira » quinta out 19, 2006 1:55 pm

Carissima Marilia,

Pelo menos no IDICT/ Min. Trabalho do Porto não fazem isso, os profissionais colocam essa questão e a resposta é sempre a mesma: "é psicologo não é"!!!

Penso que no futuro a Ordem dos Psicólogos podesse intervir a esse nível, eu tirei Clínica e não Educação e não Organizações, por algum motivo foi.

Saudações Psicológicas :wink:
ana r.
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo nov 28, 2004 9:17 pm

Mensagempor ana r. » terça out 24, 2006 6:56 pm

Em Lisboa faz referência área: psicólogo, área clínica, por exemplo.

Cumprimentos
Ana R.
j08rebelo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 08, 2006 7:04 pm

Mensagempor j08rebelo » terça jun 26, 2007 11:35 pm

Apesar de ter lido os diferentes post continuo sem perceber a utilidade da carteira profissional e porque deve constar num relatório de avaliação. Alguém me consegue explicar?
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: quinta jan 05, 2006 7:59 pm

Mensagempor Beija-flor » quarta jun 27, 2007 6:10 pm

Enquanto n há ordem somos regulamentados pela inspeção geral do trabalho, como tantos outros profissionais q n têm ordem.. Serve então p estarmos abrangidos pelo ministerio do trabalho, no caso de comparticipações, queixas e td resto relacionado com a legalização do nosso trab..
AnaMarisa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 28, 2006 5:39 pm
Contacto:

Mensagempor AnaMarisa » sábado jun 30, 2007 3:46 pm

Caros colegas:

Posso dizer-vos a minha experiência. Foi simples.

Quis adquirir a minha carteira profissional, então dirigi-me ao IDCT de Portimão/Algarve e sugeri o que pretendia.

Preenchi um formulário, entreguei duas fotografias e, pediram-me o registo criminal e apresentação do meu certificado de habilitações.

Registo Criminal: Fui ao tribunal comarca de Portimão e, em 5 minutos deram-me o meu registo criminal. Paguei coisa de 3 euros, acho eu.

Entreguei esse documento e...apesar de ter pedido urgência na aquisição da carteira...recebi passado quase dois meses depois a mesma.

Colegas minhas receberam em menos de um mês. É a vida :P

Cumprimentos,

Marisa
Bárbara
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado abr 07, 2007 5:27 pm

Mensagempor Bárbara » terça jul 17, 2007 11:03 am

Oi!
Alguém me sabe dizer se neste momento ainda é atribuída a carteira profissional de psicologia a pessoas que possuam licenciatura, mas que a tenham terminado no ano lectivo de 2005/2006, portanto antes da entrada em funcionamento das novas licenciaturas de Bolonha?
Cumprimentos.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes