Carteira Profissional

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado set 22, 2007 11:42 am

Yara,
As licenciaturas antigas permitem o exercício da profissão de psicólogo. Se por acaso vier alguma inspecção ao nosso local de trabalho, nós temos provas em conforme podemos exercer (quanto mais não seja, a certidão de licenciatura descriminada, que tem todo o plano de estudos, ou a carteira profissional).
Eu, por exemplo, terminei a licenciatura em Julho deste ano e não pretendo fazer a equivalência ao mestrado de Bolonha (porque a minha universidade... enfim... isso dava tema para um tópico!) e não é por aí que não vou exercer!
Cumprimentos.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sábado set 22, 2007 5:11 pm

Exactamente Yara, é como a colega referiu. Imagine o que era agora todos os psicólogos do país que se formaram até este ano não poderem exercer devido à nova reforma!! A lei só se aplica às novas licenciaturas.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » sábado set 22, 2007 6:16 pm

anasofia Escreveu:O processo Bolonha ainda está pouco esclarecido, na minha opinião...
Não percebo bem quais os seus benefícios, já que com a licenciatura (dizem) naõ podemos exercer. Porém, nos papéis da minha faculdade diz o seguinte:

DURAÇÃO: 3 anos (6 Semestres lectivos)
CRÉDITOS: 180
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Licenciatura
Despacho nº 9288 - AS/2007
- Técnico Superior ou equivalente legal em:
- Psicopedagogia e desenvolvimento da criança
- Gestão de recursos humanos
- Comportamento organizacional e psicologia do trabalho
- Acompanhamento e atendimento psicológico
- Saúde mental (Hospitais, Centros de Saúde, Unidades de
- Saúde Familiar e Centros comunitários)
- Orientação vocacional e escolar
- Animação social e sociocultural (dinâmica de grupos)
- Projectos de intervenção social e comunitária
- Centros Comunitários de Jovens em Risco e Idosos
- Projectos de Intervenção com crianças com Necessidades
- Educativas Especiais
Acesso ao 2º ciclo de Estudos na área da Psicologia e outras
áreas legalmente enquadradas.

ainda nao consegui perceber bem a situação... :roll:

Mas o que é que é isto?????????????????????????????????
Animação sociocultural????????????????????
Estamos desgraçados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado set 22, 2007 7:07 pm

Desgraçados estão os animadores socioculturais, que a esta hora já devem recear o roubo de lugares!! :lol: :lol:
Desculpem lá a piada, não resisti! :D
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sábado fev 24, 2007 2:02 am

Mensagempor anasofia » sábado set 22, 2007 7:29 pm

pois... :? Apenas escrevi aquilo que vem no folheto de curso... :roll: Também não acho bem que os psicólogos ocupem os lugares de outros profissionais, assim como não gosto que os outros ocupem os lugares dos psicólogos! Mas acredito que tem que haver alguem tipo de trabalho para os licenciados de bolonha... independentemente de arranjarem emprego ou não, tem que haver algum trabalho que estes estejam aptos a fazer dentro da área!! :?
O homem solitário ou é uma besta ou é um Deus. (Aristóteles)
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » sábado set 22, 2007 7:32 pm

Mas que tipo de trabalho?
Com Bolonha, o grau de licenciado, em psicologia, nem deveria existir!!!!! :roll:
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor anasofia » sábado set 22, 2007 7:34 pm

pois psirui, então não percebo porque é que nos é atribuído o grau de licenciatura :?: :!: A culpa não é nossa, mas sim das universidades que ainda sabem menos do que nós acerca deste processo de Bolonha e acerca das saídas profissionais. Sendo assim Bolonha não trouxe nada de novo... somos psicólogos depois de 5 anos, assim como antigamente...
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » sábado set 22, 2007 7:49 pm

anasofia Escreveu:pois psirui, então não percebo porque é que nos é atribuído o grau de licenciatura :?: :!: A culpa não é nossa, mas sim das universidades que ainda sabem menos do que nós acerca deste processo de Bolonha e acerca das saídas profissionais. Sendo assim Bolonha não trouxe nada de novo... somos psicólogos depois de 5 anos, assim como antigamente...

A Anasofia não estava à espera de ser psicóloga com menos anos de formação do que antes de bolonha, ou seja, em menos cinco anos, pois não??? :wink:
Se eu já achava que 4 anos era muito pouco.....
Pelo menos agora são 5 em todo o lado!!!! Olha uma coisa boa de Bolonha!!!!!!
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor anasofia » sábado set 22, 2007 8:20 pm

psirui... sim, eu concordo que com 3 anos nao estaremos aptos para realizar o trabalho de um psicólogo... Apenas fico indignada com aquilo que a faculdade me diz, porque pelos vistos é mentira: é impossível trabalhar na área de psicologia sem o mestrado!
Depois, também me faz confusão a postura de alguns psicólogos que observam com tão maus olhos o processo Bolonha... Foi aplicado em quase todos os cursos; nós alunos de Bolonha não temos culpa das falhas que este processo implica.

Deveríamos falar mais acerca da psicologia em si... Porque por aqui vejo apenas desabafos contra o desemprego e conflitos entre psicólogos por razão nenhuma... Não é assim que se evolui. Eu pelo menos gostaria de ver aqui discussões mais produtivas.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » sábado set 22, 2007 9:28 pm

Claro que não têm culpa Sofia. Mas repara, pelo que sei no Piaget não foi aprovado o 2ºciclo, corrije-me se estou enganada. A única forma que eles têm de fazer publicidade é falar de saídas profissionais que não existem. Voces como alunos têm é de fazer valer os vossos direitos. Podes fazer aí o 1ºciclo e depois mudas para outros sitio...mas até lá unirem-se e não deixar que eles vos continuem a atirar areia para os olhos.
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor anasofia » sábado set 22, 2007 9:52 pm

Sim, Ana Rita, tens razão! Mas como ainda sou do 1º ano, tenho esperanças que os mestrados, até á conclusão da licenciatura, sejam aprovados. Senão, a solução é mesmo fazer o mestrado noutro sítio!!
Brued
Membro Amador
Membro Amador
Registado: segunda mar 20, 2006 10:24 pm

Mensagempor Brued » domingo set 23, 2007 12:49 am

o ideal será sempre concluir o 2º ciclo numa pública pois as privadas não disponibilizarão nunca o 6º ano profissionalizante
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 15, 2007 6:49 pm

Mensagempor dorasantos » domingo set 23, 2007 10:31 am

De facto há confusão, mas parece-me que esta está mais relacionada com a existência de "publicidade enganosa" do que com verdadeiros problemas decorrentes da implementação de bolonha!
Na minha Faculdade temos mestrado integrado e sempre nos foi dito que a única coisa que poderiamos fazer com a licenciatura seria dar aulas de psicologia aos alunos do secundário...é a saida profissional deste 1º ciclo.

Perante isto pergunto-me que sentido é que faz tantos cursos abertos para o 1º ciclo se depois não dão condições para os seus alunos conclirem o 2º ciclo.
É que se contam pelos dedos as faculdades que têm mestrado integrado e não será praticável que essas faculdades recebam no 2º ciclo todos os alunos que frequentaram as instituições onde só havia o 1º! Sei que este ano na minha faculdade não foi aceite nenhum pedido de transferência para o 2º ciclo porque as vagas foram ocupadas com os alunos que já lá tinham tirado o 1ºciclo!
Quem foi apanhado "a meio" deve estar atento e exigir os seus direitos e, quem pretende ir para o ensino superior com o objectivo de ser psicólogo deve escolher bem a instituição e as condições que lhe dão (só o 1º ciclo não chega!).

Saudações Psicológicas
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 15, 2007 6:49 pm

Mensagempor dorasantos » domingo set 23, 2007 10:44 am

mas estamos a desviar-nos do assunto deste post "CARTEIRA PROFISSIONAL"!

Desculpem
AnadeSousa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 27, 2006 12:58 pm
Contacto:

Mensagempor AnadeSousa » quinta jan 17, 2008 1:27 am

Só uma dúvida colegas, em relação às cópias autenticadas, levamos cópias simples e eles na IGT autenticam ou já se levam autenticadas? É que já ouvi as duas versões...
Ana Sousa - Psicóloga Clínica
http://anasousapsicologa.blogspot.com/
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quinta jan 17, 2008 1:12 pm

Levas uma cópia e levas a original só para eles verificarem na altura (não fica lá). Assim escusas de pagar os 17 euros de uma autenticação.
AnadeSousa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor AnadeSousa » quinta jan 17, 2008 1:36 pm

Obrigada :)

Salvaterra
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: segunda fev 25, 2008 5:24 pm

Mensagempor Salvaterra » quinta mar 06, 2008 3:23 pm

Alguém me sabe dizer quanto tempo demora a carteira profissional a chegar a casa , depois de termos entregue tudo o que é preciso, no devido lugar?
Obrigado
AnadeSousa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor AnadeSousa » quinta mar 06, 2008 3:46 pm

A minha demorou cerca de 3 semanas mais ou menos...

Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quinta mar 06, 2008 3:50 pm

Ana,

Recentemente tirei a minha carteira profissional e há duas situações diferentes, dependendo do local onde a vais tirar. No Porto exigem te mais documentação, tens de levar o certificado de habilitações já autenticado (podes faze-lo na junta de freguesia por 15€). Em penafiel não necessitas de autenticar desde que leves o original.
No Porto não pedem certificado de robustez fisica e psicológica, em Penafiel pedem. De resto em ambas tens de levar 2 fotos, registo criminal e 3 €. Outra situação é que, em Penafiel demoram imenso tempo a dar a carta. No Porto é passado 15 dias no máximo. Para esclarecer quem tem de tirar num lado ou noutro é consoante a morada de BI.
Espero que tenha ficado mais esclarecida
Liliana Costa

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes