PSICOLOGOS = CAP

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

gomests1
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta fev 28, 2007 4:47 pm

PSICOLOGOS = CAP

Mensagempor gomests1 » quarta fev 28, 2007 4:57 pm

Boa tarde a todos:
Eu gostaria de uma ajuda relativamente ao assunto de atribuição do CAP (Certificado de Aptidão Profissional).
Atraves do Centro de Emprego fui infomada que alguns licenciados em Psicologia têm "direito" a este certificado sem realizar o curso de formação de formadores. Alguem me sabe informar quais sao os critérios de atribuição, será apenas a licenciados em Psicologia Educacional?
Agradeço a vossa atenção
Rakir
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jun 27, 2005 12:51 am

Mensagempor Rakir » quarta fev 28, 2007 5:22 pm

A resposta à questão é não.
Há por aí outros tópicos em que este assunto já foi levantado e discutido.

Respondendo mais concretamente à questão, o CAP é atribuído mediante a apresentação do Certificado de Habilitações como forma de comprovativo de que a pessoa teve certas disciplinas.

Eu fiz o Curso de Formação Pedagógica Inicial, no entanto, tenho colegas de turma que não o quiseram fazer e segundo percebi, é preciso ter tido disciplinas como Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Cognitiva e acho que mais umas 2 ou 3.

Não há nada como passar pelo seu Centro de Emprego e apresentar a sua situação.
Imagem
Imagem
Renata Serra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça abr 04, 2006 9:09 pm

Mensagempor Renata Serra » quarta fev 28, 2007 6:00 pm

Eu tirei a licenciatura em Psicologia na FPCEUP, e nesse ano de 2005, assim como no anterior, os alunos da área de consulta, por terem uma disciplina de Psicologia da Formaçao, tinham automaticamente o CAP, por esta ter equivalencia ao próprio curso de Formadores..assim sendo fiquei com CAP automatico.

Mas os criterios mudam consoante os conteudos programaticos das disciplinas e do que é ministrado, e por isso varia todos os anos.
ivarua
Membro Amador
Membro Amador
Registado: domingo fev 11, 2007 2:54 pm

Mensagempor ivarua » quarta fev 28, 2007 8:08 pm

eu sou finalista da FPCEUP, em psicologia da educação, e não tenho "direito" ao CAP, apenas os colegas da área de consulta têm pois têm uma cadeira específica que eu não tenho...de qualquer forma ainda me vou informar melhor sobre isso, uma vez que já vi aqui alguém noutros tópicos a dizer que pessoas da área de educação têm acesso ao CAP.
Flávia
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: quarta ago 23, 2006 11:02 am

Mensagempor Flávia » quarta abr 11, 2007 1:34 pm

Sei que existem faculdades que os seus licenciados podem automaticamente ter o cap, a Fernando Pessoa é uma dessas Unic«versidades, mas acho que a preparação não é tão completa como a obtida com o curso de formação de Fortmadores.

Ter o cap é uma mais valia que ainda n tive oportunidade de utilizar.
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: quinta jan 05, 2006 7:59 pm

Mensagempor Beija-flor » sexta mai 18, 2007 5:03 pm

Sou licenciada pela FPCEUP, área Saúde, e devo informar que tive equivalência ao CAP, demorou 4 meses mas veio....
Tangerina
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 15, 2004 8:36 pm
Contacto:

Mensagempor Tangerina » sábado mai 19, 2007 1:31 pm

pois... eu tive o CAP mas tive de o tirar, sou psicóloga clínica e não tive qualquer tipo de formação que me cedesse o Certificado.
Tangerina
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor Beija-flor » sábado mai 19, 2007 6:14 pm

No fim de contas tb o tirei.. devido às cadeiras q fiz na faculdade... N foi pela mnh cara bonita q mo "deram"...
Tangerina
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 15, 2004 8:36 pm
Contacto:

Mensagempor Tangerina » domingo mai 20, 2007 2:32 pm

sem stress...

Apenas queria dizer Beija-flor, que o meu curso não me cede as equivalências para me cederem o CAP... não afirmei que foi por alguma forma menos legal que o conseguiste...
Tangerina
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 15, 2007 6:49 pm

Mensagempor dorasantos » terça ago 07, 2007 5:57 pm

Eu queria saber se tinha direito ao CAP ou não e o que me foi dito foi que era necessário ter 4 cadeiras consideradas de pedagogia, quando pedi a lista das cadeiras que eram aceites responderam-me que variava de faculdade para faculdade e o estranho foi que após ter dito qual havia sido a minha faculdade continuaram sem me dizer quais as cadeiras consideradas!
Tive que tratar dos papeis e agora resta-me aguardar...
Alguem sabe quannto tempo demora?

cumprimentos,
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » quinta ago 23, 2007 12:00 am

Eu ainda não sei se tenho ou não direito.
Tive Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Psicologia Cognitiva e mais umas quantas na área da Educação, pois é a minha área de pré-especialização. Um colega meu que terminou a licenciatura no ano passado tem CAP directo. Uma colega minha deste ano foi ao IEFP e disseram-lhe que o mais provável era não ter.
O factor que me parece ser o único determinante, é a frequência de algumas actividades extracurriculares na área da formação que fazem a diferença... não sei!
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor dorasantos » quinta ago 23, 2007 12:09 pm

Cara Marta,

Refere como único determinante a frequência de algumas actividades extracurriculares na área da formação, gostaria que me explicasse isso um pouco melhor, pois quando fui ao centro de emprego apenas me pediram um certificado de habilitações e um histórico das disciplinas.

E que tipo de actividades seriam essas?

Obrigada
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » quinta ago 23, 2007 1:29 pm

Dora,

O meu colega que conseguiu o CAP no ano passado já não se lembra o que teve de entregar... mas eu já fui buscar os papéis e vi lá uma parte em que é suposto referenciar experiências de formação...
Tanto eu como o meu colega que terminou a licenciatura em 2006, fizemos parte do Centro de Promoção e Educação para a Saúde da Universidade da Beira Interior e por isso demos formação na área das toxicodependências durante alguns anos a diferentes turmas das diferentes escolas aqui da zona. Da mesma forma, organizei e dei duas acções de formação (uma para professores e outra para alunos)...
Pelas disicplinas que tivemos não pode haver diferennças, uma vez que todos temos o mesmo plano de formação, somos ambos da área de Educação e terminámos a licenciatura antes da entrada de Bolonha.
Não sei se isto pode ou não ser uma mais valia e se te ajudei na tua questão...

Abraço
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor Beija-flor » quinta ago 23, 2007 5:45 pm

Essas experiências extra-curriculares na área da formação não têm peso determinante p o CAP, uma vez q n tinha nenhuma e tive equivalência.

Agora, o q me parece nestas equivalências, é q depende da delegação do IEFP, n me parece haver mt consenso em relação a isto, o q n deveria ser..
PedroSantos
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: domingo jan 21, 2007 10:38 am

Mensagempor PedroSantos » sexta ago 24, 2007 9:55 am

Olá a todos,
mesmo que tenham o cap através da vossa licenciatura aconselho a tirar na mesma o curso, se puderem claro, pois os conteúdos dados na formação na maioria dos casos, não tem nada a ver com os conteúdos dados na faculdade. Um exemplo são os planos de sessões e planos de formação, algo que eu penso não ser dado nas unidades curriculares.

Cumprimentos
Pedro Santos
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor dorasantos » domingo ago 26, 2007 1:21 am

Obrigada Marta,
lembro-me (mas já não tenho a certea :) ) que fiquei com a ideia que essa secção seria para preencher quando se pretende renovar o CAP, sendo que sem o CAP não podemos ser formadoras, podemos é constar como colaboradoras da formação, e como eu não tinha nenhuma experiência desse género ficou em branco.

Beija-flor, concordo. Infelizmente as regras parecem variar de centro de emprego para centro de emprogo, se bem que no mesmo centro encontramos algumas falhas em que fica a dúvida se ´por falta de informação da nossa parte ou se estamos perante contradições no funcionamento.

Resta-me aguardar que saia fumo branco!

Saudações
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » terça ago 28, 2007 7:17 pm

boas

gostava de tirar duas dúvida o Cap é obtido depois de se ter a licenciatura em psicologia certo ? frequentando um curso para tal , poderiam me dizer o tempo desse curso e se este é pago ou não?

Outra dúvida que gostava de esclareçer é a seguinte : eu para o ano vou estar licenciada mas já é das novas licenciaturas de bolonha , o que pretendo depois é tirar o mestrado porque sei que só com este estou habilitada a exercer :wink: , agora a minha dúvida é e explico o porquê é se para o ano depois de já ter a licenciatura se posso ir logo tirar o CAP , pq na minha faculdade ainda n foram aprovados os mestrados , ou seja em fevereiro estarei licenciada de acordo com bolonha ( pk vou ter de fazer 4 cadeiras para ter equivalência à licenciatura , para além dos 3 anos normais de antigamente já completos) e n sei qd estara aprovado o mestrado e não queria estar 6 meses sem fazer nada ....

por isso espero ter me feito entender :) , gostava de saber se é possivel tirar logo o Cap , ou se não o que me aconselhavam a poder fazer para n estar parada 6 meses sem ter nada para fazer relacionado com a àrea de psicologia e de modo a que pudesse enriquecer o meu curriculo.

Cumprimentos
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » terça ago 28, 2007 8:22 pm

Olá aniger!!

Acho que estás a fazer confusão entre duas coisas!
O CAP pode ser obtido de duas formas: ou directamente através da licenciatura (e já viste a polémica que tem havido) ou através do curso de Formação de Formadores. Enquanto que no primeiro caso tens de ter a licenciatura concluída, no 2.º não. Assim, quando quiseres, procuras uma entidade que ministre a dita formação de formadores e inscreves-te.

Os preços podem variar bastante (já vi de tudo) e o mesmo se passa com as horas (já vi desde 90 a 130). Por isso, o melhor mesmo é informares-te!!

Espero ter ajudado!!
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta ago 29, 2007 10:36 am

Obrigado , era mesmo essa confusão que estava a fazer , então quer dizer que mesmo n tendo a licenciatura posso tirar o cap , eu pensava que era obrigatório ter a licenciatura , e dai a minha confusão pk em fevereiro estarei licenciada mas já de acordo com bolonha.

Já agora este curso de formação , têm sido útil para quem o tem tirado ou nem por isso?

E já agora para quem o tirou poderiam me facultar alguns nomes de entidades na zona de lisboa e margem sul do tejo (almada)

edit : após uma pesquiza na net encontrei estes centros : (lisboa) http://www.web-empregos.com/portal/ , (almada) http://www.nhk.pt/cursos/form_form.html , não sei se são bons ou não mas foram os que encontrei :)

Muito obrigada pela ajuda , já deu para compreender :wink:
mimocas
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 22, 2006 7:19 pm

Mensagempor mimocas » quarta ago 29, 2007 1:32 pm

Boa tarde

Eu fiz o curso de formação de formadores de 130 horas e gostei imenso, não achei de maneira nenhuma uma perda de tempo. Trabalho também na área da formação e tudo o que aprendi tem-se revelado muito útil.

Aniger, quanto aos centros de formação não te posso ajudar pois sou da zona norte, mas acho que fazes bem em tirar o curso :wink:

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes