Reconhecimento de Licenciatura

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

japcosta
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda jun 07, 2004 7:20 pm

Reconhecimento de Licenciatura

Mensagempor japcosta » sábado jun 30, 2007 12:25 am

Boa noite!
Concluí recentemente uma licenciatura na Universidade Aberta em Ciências Sociais -Área Vocacional de Psicologia Social.
Da estrutura curricular do curso, tenho realizado as seguintes cadeiras de psicologia:
-Psicologia Social
-Psicologia Social Aplicada
-Psicologia Social da Vida Quatidiana
-Psicologia Geral
-Psicologia da Familia
-Psicologia Intercultural
-Psicologia Clinica e da Saúde
Gostaria de saber se com esta licenciatura,que naturalmente não é de base,de psicologia, posso eventualmente inscrever-me na Associação Pró-Ordem dos Psicólogos Portugueses ou na futura ordem, ou fico abrangido de acordo com art.7 nº3 dos estatutos da APOP, ou então não poderei de qq forma ser membro por não reconhecimento de licenciatura.
Grato pelo interesse demonstrado
Cumprimentos a todos

José Costa
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » sábado jun 30, 2007 2:02 pm

Caro senhor, parece me que não vai ser possível conseguir os seus intentos!!!
Passo a explicar.... apesar de na sua formação ter tido cadeiras da área das ciências psicológicas, isso não faz de si um psicólogo. Ser psicólogo, ou autointitular-se psicólogo, só se obtiver a licenciatura em psicologia!!!!
A psicologia não é uma ciência social, como a sociologia, antropologia etc... Dou lhe um exemplo. Não é por ter tido, durante a minha formação como psicólogo, imensas cadeiras dá área das ciências médicas, que me vou querer inscrever na ordem dos médicos e exercer medicina. Pra isso tinha que tirar o curso de medicina.
Espero ter esclarecido a sua dúvida.

saudações
j08rebelo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 08, 2006 7:04 pm

Re: Reconhecimento de Licenciatura

Mensagempor j08rebelo » segunda jul 16, 2007 11:58 pm

japcosta Escreveu:Boa noite!
Concluí recentemente uma licenciatura na Universidade Aberta em Ciências Sociais -Área Vocacional de Psicologia Social.
Da estrutura curricular do curso, tenho realizado as seguintes cadeiras de psicologia:
-Psicologia Social
-Psicologia Social Aplicada
-Psicologia Social da Vida Quatidiana
-Psicologia Geral
-Psicologia da Familia
-Psicologia Intercultural
-Psicologia Clinica e da Saúde
Gostaria de saber se com esta licenciatura,que naturalmente não é de base,de psicologia, posso eventualmente inscrever-me na Associação Pró-Ordem dos Psicólogos Portugueses ou na futura ordem, ou fico abrangido de acordo com art.7 nº3 dos estatutos da APOP, ou então não poderei de qq forma ser membro por não reconhecimento de licenciatura.
Grato pelo interesse demonstrado
Cumprimentos a todos

José Costa

Eu tive uma cadeira de Biologia e Genética na faculdade, será que posso trabalhar como biológo? :?
Brued
Membro Amador
Membro Amador
Registado: segunda mar 20, 2006 10:24 pm

Mensagempor Brued » quinta jul 19, 2007 4:52 pm

e eu de Matemática e Análise de Dados, serei matemático? :o
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » terça jul 24, 2007 5:15 pm

Eu tive Biologia e Génetica serei Biólogo?

Tive Neurofisiologia e Neurociências serei Neurologista?

E fico por aqui, senão não saía daqui :D
Vendo pizzas congeladas :D
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça jul 24, 2007 5:23 pm

Não batam mais no ceguinho...lol..um exemplo bastava :D
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » terça jul 24, 2007 5:36 pm

Ana Rita Escreveu:Não batam mais no ceguinho...lol..um exemplo bastava :D

Lembrei-me agora a cadeira de Antropologia, mas só de me lembrar das aulas sobre os "macacos". :lol: e Etologia :lol:

Aquela Lusófona é só rir :D :lol:
Vendo pizzas congeladas :D
ajpd
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: segunda set 12, 2005 3:18 pm

Mensagempor ajpd » segunda ago 13, 2007 9:24 pm

japcosta não ligue ao que eles dizem, é óbvio que pode e mesmo que não possa (e seja travado...) pode exercer como psicólogo. Tem bases suficientes para tal.
anaf
Membro Regular
Membro Regular
Registado: quarta mar 07, 2007 5:03 pm

Mensagempor anaf » segunda ago 13, 2007 10:03 pm

ajpd Escreveu:japcosta não ligue ao que eles dizem, é óbvio que pode e mesmo que não possa (e seja travado...) pode exercer como psicólogo. Tem bases suficientes para tal.

E desde quando 7 cadeiras são suficientes para exercer Psicologia, Sr. Assistente Social???!!! Cada um no seu lugar!!!
Aliás tive oportunidade de lêr as suas restantes intervenções neste fórum o que me levou a constatar que apresenta um discurso bastante contraditório!!! Uma vez o Sr. diz que cada profissional deveria desempenhar as funções que lhes cabem e, outras, diz estes brilharetes que tanto enaltecem a sua cultura e formação!!!!
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » segunda ago 13, 2007 10:42 pm

ajpd Escreveu:japcosta não ligue ao que eles dizem, é óbvio que pode e mesmo que não possa (e seja travado...) pode exercer como psicólogo. Tem bases suficientes para tal.

Tive de ler isto duas vezes...mesmo que não possa, pode exercer? Mas afinal acha que pode ou que não pode? Ou achando que não pode, considera que passa a poder? Ou seja, podendo ou não podendo, pode na mesma? LOL

ajpd, considero a possibilidade de estar apenas a brincar um pouco com a situação...mas como este fórum é frequentado por imensas pessoas, pode confundi-las com informações de tal forma enganosas.
Se tal não for o caso e de facto, achava que com algumas cadeiras de psicologia se forma um psicólogo, ainda bem que expôs aqui a sua ideia, para agora passar a saber que isso está errado :)
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » terça ago 14, 2007 1:24 am

Mas que é você para dizer uma coida dessas....... Porventura também gostaria de ser psicólogo(a)??????? Pois, se calhar é daqueles assistentes sociais, ou técnicos sociais, que por terem duas cadeiritas de psicologia acham se no direito de se tornarem psicólogos ou exercerem psicoterapia!!!!!!!
Reduza-se ás suas competências de técnico da área social, e não fale daquilo que não sabe. :roll:
j08rebelo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 08, 2006 7:04 pm

Mensagempor j08rebelo » terça ago 14, 2007 1:56 am

Mandou a posta de pescada e fugiu? Este tipo de afirmações sem fundamento não fazem sentido nenhum...
Pedro Al
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta out 27, 2006 10:41 pm

resposta a japcosta

Mensagempor Pedro Al » quinta ago 16, 2007 9:51 am

Bom dia japcosta

a natureza da sua duvida espelha a incerteza que tem sobre as suas reais competencias para o exercicio da profissão. Senão repare, qual é o seu objectivo em inscrever-se na pró-ordem? Será legitimar os seus conhecimentos para que possa exercer a actividade de psicologo? Nesse caso deveria contactar a associação e esclarecer se pode ou não tornar-se membro e não colocar essas duvidas para que outros possam responder por si. o que me parece é que tem duvidas e receios acerca da resposta.

De qualquer das formas, e à semelhança do que acontece noutros paises o exercicio da actividade de psicoterapeuta não é exclusivo da psicologia. Se é por essa vertente que pretende proceguir, penso que deverá obter formação especializada junto de sociedades cientificas que creditem a sua competencia para o exercicio dessa actividade.
Agora que possa desempenhar funções de psicologo é que me parece mais dificil, ou então isto anda mesmo mal.
Pedro Al
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta out 27, 2006 10:41 pm

Mensagempor Pedro Al » quinta ago 16, 2007 10:16 am

descupem "prosseguir"
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » domingo set 07, 2008 2:19 pm

japcosta.
Mais um insólito do Fórum do Portal dos Psicólogos.

Muito extravagante, japcosta, sem dúvida!
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
MartaCunha
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta mar 14, 2008 10:44 am

Mensagempor MartaCunha » domingo set 07, 2008 5:48 pm

Boa tarde a todos.

Apesar de concordar com as vossas opiniões (é claro que não é considerado psicólogo por ter tido algumas cadeiras da área) acho k há muita gente neste fórum que peca pelas respostas dadas. É que há formas e formas de falar e expor as opiniões. Se essa dúvida surgiu em alguém há que esclarecê-la e com respeito.
é apenas a minha opinião, corrijam-me se estiver enganada.
psicoana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 12:35 pm

Mensagempor psicoana » terça set 09, 2008 9:16 pm

tive aulas de triplo salto no secundario.....sera que sou o nelson evora????
Bacelar
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: terça mar 04, 2008 3:10 pm

Mensagempor Bacelar » terça set 09, 2008 11:18 pm

Gosto do bom humor.

Sem ferir susceptibilidades e sempre
com os melhores cumprimentos

BACELAR
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » quarta set 10, 2008 1:23 pm

Eu até percebo a dúvida do colega; se tirou a dita licenciatura em Ciências Sociais e na área da Psicologia Vocacional, faz sentido ele colocar as questões que coloca. A Ordem pode muito bem, reconhecer o curso dentro da sua esfera.
"Vive o Minuto ao Segundo"
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » quarta set 10, 2008 1:43 pm

Psycologo Escreveu:Eu até percebo a dúvida do colega; se tirou a dita licenciatura em Ciências Sociais e na área da Psicologia Vocacional, faz sentido ele colocar as questões que coloca. A Ordem pode muito bem, reconhecer o curso dentro da sua esfera.

[b]!?!?!?!?!? Ciências Sociais!?!?!?!?
Vou chamar o NunoF e o resto da Santíssima Trindade!
:? [/b]
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes