CAP de Formador

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

JuLemos
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta fev 27, 2008 11:17 am

CAP de Formador

Mensagempor JuLemos » segunda abr 07, 2008 6:53 pm

Colegas,
Alguém me sabe informar se é possível obter o CAP de formador sem ser necessário o curso de formação de formadores? Informei-me junto do Centro de Emprego, e segundo me disseram, para nós, licenciados em psicologia, em principio a obtenção do CAP é directa, isto é, sem necessidade do referido curso.
Alguém já obteve o CAP desta forma?
Blackberry
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça nov 27, 2007 12:41 pm

...

Mensagempor Blackberry » segunda abr 07, 2008 8:58 pm

Sim, eu obtive pela licenciatura em Psicologia. Fui ao Centro de Emprego e apresentei o certificado com todas as cadeiras que tive durante o curso e passado dois meses recebi o CAP. :wink:
JuLemos
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta fev 27, 2008 11:17 am

Mensagempor JuLemos » terça abr 08, 2008 10:31 am

Obrigado pela informação Blackberry!
também já meti os papéis no Centro de Emprego, mas informaram-me que teria que esperar entre 6 a 7 meses (!) pela emissão do CAP.
Blackberry
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

...

Mensagempor Blackberry » terça abr 08, 2008 11:18 am

Eles acresventam sempre mais um pouquinho :wink: a mim disseram-me um ano :D e a verdade é que passado dois meses já tinha o CAP :)
PATXI
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta abr 16, 2008 9:53 am

Re: ...

Mensagempor PATXI » quarta abr 16, 2008 10:10 am

Blackberry Escreveu:Sim, eu obtive pela licenciatura em Psicologia. Fui ao Centro de Emprego e apresentei o certificado com todas as cadeiras que tive durante o curso e passado dois meses recebi o CAP. :wink:

e onde vais requesitar esses papeis?
Blackberry
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

...

Mensagempor Blackberry » quarta abr 16, 2008 11:24 am

Na secretaria da Faculdade :wink:
Edna
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jan 05, 2007 6:40 pm

obter o CAP de formador sem frequentar o curso de formação

Mensagempor Edna » quarta mai 28, 2008 12:23 pm

Não percebo qual é o objectivo de ter o CAP sem a devido formação?
:shock:
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: quinta jan 05, 2006 7:59 pm

Mensagempor Beija-flor » quarta mai 28, 2008 12:28 pm

Ninguém tem o CAP sem ter formação, seja ela realizada pós-licenciatura ou considerada como parte integrante de determinadas licenciaturas.
Edna
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jan 05, 2007 6:40 pm

Mensagempor Edna » quarta mai 28, 2008 12:35 pm

"Ninguém tem o CAP sem ter formação, seja ela realizada pós-licenciatura ou considerada como parte integrante de determinadas licenciaturas."

Eu continuo sem entender...peço desculpa!!!
Mas se é possível obter o CAP com a Licenciatura de Psicologia não me parece muito adequado!Digo isto uma vez que tenho Licenciatura em Psicologia e estou a tirar o CAP e vejo que é de todo, muito importante aprender todos os passos necessários para ser um Bom Formador!!!
:D
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor Beija-flor » quarta mai 28, 2008 12:43 pm

Existem de facto mts licenciaturas em Psicologia no país e dentro destas existem diversas áreas de pré-especialização.

Tb não concordo que baste uma licenciatura em Psicologia para se obter o CAP, por isso é que existe uma análise de cada caso... Como em mts coisas, cd caso é um caso..
PedroSantos
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: domingo jan 21, 2007 10:38 am

Mensagempor PedroSantos » sexta mai 30, 2008 9:41 pm

Na faculdade de psicologia do porto só tinha direito ao cap a area de organizações e trabalho, ou quem frequenta-se uma cadeira dada para esse fim.
No entanto penso que a licenciatura, independentemente do sitio, tenha unidades curriculares que transmitam todos os conhecimentos adquiridos numa formação.
Pedro Santos
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor Beija-flor » sexta mai 30, 2008 10:59 pm

Precisamente, só se tem o CAP com formação! :wink:
suzana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 20, 2005 1:34 pm

Mensagempor suzana » quinta jul 24, 2008 9:07 am

Existem licenciaturas que têm cadeiras na área pedagógica, como é o caso de licenciaturas em áreas educacionais (professores, psicólogos educacionais, e outros) cujo programa da cadeira confere aptidão pedagógica (psicopedagogia ou dinâmica de grupos p.e.) obter o CAP não é mais do que obter Aptidão pedagógica, daí a formação se denominar Formação Inicial Pedagógica de Formadores. Se algumas licenciaturas conferem essa aptidão porque fazer novamnete a formação???
O que acontece é que na área da Psiologia Clínica nem todos os cursos têm cadeiras que conferem aptidão pedagógica. Daí que, os pedidos para obtenção do CAP sem formação pedagógica inicial de formadores, vão primeiro para análise no IEFP podendo vir com parecer positivo ou negativo.

Na formação PIF que temos que pagar, não aprendemos tanto com numa cadeira de dinâmica de grupos bem dada por um bom professor.
mariapsi
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta abr 03, 2008 12:48 pm

Mensagempor mariapsi » sexta jul 25, 2008 8:13 pm

Exactamente como a suzana disse. Cursos com componente pedagógica têm acesso directo ao CAP. Em psicologia uns têm, outros não, isto sendo um pouco subjectivo por parte do IEFP em considerar que no curso, e mais concretamente nas cadeiras específicas, estas cobrem os requisitos essenciais.
E subscrevo por completo quando se afirma que num curso de FPIF "aprende-se" mais. No meu caso, não ouvi (quase) nada de novo, mas o "quase nada" foi muito rico em conhecimentos. Para além disso, o que já conhecia, foi tratado, no curso, de forma mais aprofundada, ao invés da brevidade e superficialidade na univ. No curso aprende-se com rigor a planear a sessão, a organizar e até a gerir a formação, entre outras coisas mais técnicas. E sinceramente não conheço nenhuma cadeira de nenhum curso de psicologia de nenhuma universidade portuguesa em que isso seja tratado (tirando as dicas do powerpoint :P).
KR
Membro Amador
Membro Amador
Registado: sexta jan 26, 2007 9:39 pm

pois..

Mensagempor KR » sábado jul 26, 2008 10:45 am

eu tive uma cadeira chamado Intervençãp Psicopedagógica em Contexto Escolar na aréa de Psicologia Educacional onde nos foi ensinado a dar formação e a implementar a formação no nosso Estágio... e por isso...obtive o CAP directamente, porque tivemos formação claro na cadeira.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado jul 26, 2008 1:28 pm

A minha licenciatura, apesar de ser da área escolar / educacional, está a conferir acesso ao CAP no Porto e em Coimbra não (enfim, contas de outro rosário!).
Apesar de eu não ter tido nenhuma cadeira específica da área da formação, posso dizer-vos que nas cadeiras de Psicologia da Educação (I e II) e Psicologia Escolar (I e II) aprendemos imensas técnicas de formação do ponto de vista teórico e implementámos na prática. É muito subjectivo ser o IEFP a decidir, por um mero plano curricular, o que foi ou não realmente leccionado!

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes