Criação de uma entidade de direito público dos Psicólogos

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Qual é a sua posição relativamente à criação de uma entidade de direito público de representação e organização profissional dos Psicólogos em Portugal?

Deveria ser criada uma Ordem dos Psicólogos
115
92%
Deveria ser criada uma outra entidade com moldes diferentes de uma ordem
5
4%
Não vejo necessidade de criar qualquer entidade
5
4%
Não tenho opinião formada
0
Sem votos

Total de votos: 125
Cognitum
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sexta set 19, 2003 10:32 am

Criação de uma entidade de direito público dos Psicólogos

Mensagempor Cognitum » sexta abr 29, 2005 12:12 pm

Por favor manifeste a sua posição acerca deste tema.
Se quiser deixe também os seus comentários.
RT
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça ago 30, 2005 4:53 pm
Contacto:

ordem dos psicólogos

Mensagempor RT » terça ago 30, 2005 5:14 pm

acho que já se deveria ter criado a ordem dos psicólogos há muito tempo pois eu só vejo esta classe profissional a i"ir por água a baixo" (desculpem a expressão). cada vez mais vejo centros de saúde, lares, centros de dia, agora bombeiros e inem a necessitarem de psicólogos e não vejo ninguem a lutar pelos seus direitos.
os psiquiatras ocupam os lugares em hospitais, não lhes tirando o seu valor. as assistentes sociais em centros de saúde e lares, e outros profissionais a ocuparem muitos lugares em locais que poderiam ser-nos destinados. o que vai ser deste país, dos psicólogos que poucos vejo a exercer uma profissão digna e em condições que não são as mais precárias. neste momento não vejo qualquer futuro para os psicólogos em portugal e este país cada vez mais em baixo e cada vez mais a precisar de nós. QUE CONTRADIÇÃO.
cumprimentos :)
mvaz
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta abr 07, 2004 3:30 am
Contacto:

Mensagempor mvaz » quinta set 01, 2005 2:06 am

Eu gostaria de saber, qual a razão ou razões por que ainda não foi criada a tão por nós desejada ordem...!
Serão interesses profissionais que se sobrepõe? Será que os psicólogos que deveriam andar para a frente com o processo, não se querem chatear e zelar pelos interesses dos colegas de profissão? Com tantos licenciados à deriva penso que só nos estamos a prejudicar a nós próprios, e a dar uma má imagem da nossa classe, denegrindo-a. Peço aos ilustrissimos psicólogos deste país para, por favor, fazerem alguma coisa pela nossa classe profissional e por consequente pela psicologia, nesta terra onde o poder muitas vezes é unidimensional, ganha o lobby mais forte e nem que para isso seja necessario recorrer à corrupção, não olhando a meios para atingir os fins.

Demonstrem a vossa opinião que é sempre importante...

Obrigado
RT
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça ago 30, 2005 4:53 pm
Contacto:

Mensagempor RT » quinta set 01, 2005 5:16 pm

sinceramente acho que tem sido desleixo. o que soube até hoje é que no dia da assinatura da possível ordem dos psicólogos, que foi marcada para o mesmo dia da já existente ordem dos engenheiros, 2 dos 3 representantes que deveriam estar presentes faltaram, motivo não sei. isto foi o que me disse um psicólogo de lisboa.
não sei se isto é verdade ou não. mas mesmo que não seja verdade acho que pouco se tem feito, ou se já se fez algo nada está a ser divulgado. é certo que não são dois ou três que deverão trabalhar por muitos, mas os muitos devem de saber o que dois ou três estão a fazer, para todos se ajudarem. e eu sou sincera até este momento ainda não sei o que é que tem sido feito.
cumprimentos :oops:
mvaz
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor mvaz » quinta set 01, 2005 6:19 pm

Exactamente...
Tenho consultado o site da Associação Pro Ordem dos Psicologos e a informação encontrada é vaga.

Se realmente o que descreveu se passou é verdadeiramente lamentável e só demonstra a pouca eficácia e falta de interesse de tres psicologos portugueses, contribuindo largamente para a imagem de todos os profissionais e da psicologia em geral.

Não se esqueçam que muitas vezes é das grandes revoltas que se faz história... :)

Cumprimentos
Última edição por mvaz em sábado set 03, 2005 7:32 pm, editado 1 vez no total.
adelina30
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: terça ago 30, 2005 5:58 pm

Mensagempor adelina30 » quinta set 01, 2005 6:27 pm

Olá,

é verdade estamos sedentos de informação, sobre o que foi feito! Provavelmente, muita coisa foi feita, muito trabalho desenvolvido, muito empenho e dedicação...
Mas, não acham que seria interessante partilhar connosco tudo o que foi feito para a criação da referida Ordem!
Sim, não se esqueçam que estas lacunas de informação dão origem à especulação, a criticas e a fantasias!

Obrigado e vá lá! Contem-nos tudo, que gostamos de saber!
mvaz
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor mvaz » quinta set 01, 2005 6:40 pm

Partilho da mesma opinião..
Para se discutir, apresentar ideias, e tentar preceber qual o rumo das coisas, neste caso o andamento do processo é necessario informação que não a temos...

Cumprimentos
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » segunda out 01, 2007 6:55 pm

Atenção:

Daqui a pouco tempo, só pode ser Psicólogo/a quem estiver na Ordem dos Psicólogo, ou seja, vai fazer provas(exames) e caso seja aprovado, pode exercer a função, caso contrário não o poderá fazer mesmo com Mestrado...

Vai ser bonito...
Vendo pizzas congeladas :D
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » segunda out 01, 2007 7:27 pm

Exacto a meu ver vai haver muita gente que já anda por ai a exercer que quando for prestar provas , que deve chumbar :lol:

Mas também com tanta alteração que estão a fazer 1º bolonha , depois logo se vê o que virá qualquer dia é preciso sei lá quanto tempo até se poder exercer e ser reconhecido como psicólogo(a).....

Realmente isto cada vez fica mais confuso :roll:
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » segunda out 01, 2007 7:33 pm

aniger Escreveu:Exacto a meu ver vai haver muita gente que já anda por ai a exercer que quando for prestar provas , que deve chumbar :lol:

Mas também com tanta alteração que estão a fazer 1º bolonha , depois logo se vê o que virá qualquer dia é preciso sei lá quanto tempo até se poder exercer e ser reconhecido como psicólogo(a).....

Realmente isto cada vez fica mais confuso :roll:

Não há capacidade para tantos Psicólogos, óbvio que vai haver o dito exame como há na Ordem dos Advogados(recentemente fechada a entrada de mais elementos, devido a uma saturação)..etccc

Vai ser cá um chumbo colectivo..ou então umas cunhas.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda out 01, 2007 9:01 pm

NunoF Escreveu:Atenção:

Daqui a pouco tempo, só pode ser Psicólogo/a quem estiver na Ordem dos Psicólogo, ou seja, vai fazer provas(exames) e caso seja aprovado, pode exercer a função, caso contrário não o poderá fazer mesmo com Mestrado...

Vai ser bonito...

Estou pra ver quando é que isso vai ser...
Por este andar, ainda morro sem ver Ordem nisso!
j08rebelo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 08, 2006 7:04 pm

Mensagempor j08rebelo » segunda out 01, 2007 11:06 pm

Na sequência deste tópico e por ver vários colegas a "desesperar" pela criação da ordem, gostaria de saber exactamente o que esperam que mude após a criação desta.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça out 02, 2007 6:09 pm

Inicialmente, a regulamentação da actividade pela fiscalização das habilitações. Quanto a um possível exame parece-me algo muito discutivel. Nenhum psicólogo tem de estar preparado para todas as áreas...ms à partida o exame seria geral... Como digo é discutivel. Penso que quem tirou o curso está minimanente preparado para se sujeitar a um exame...mas imaginemos psicólgos que exercem e até estao a fazer um bom trabalho, a chumbar...

Quanto muito fazer-se como para os TOC, ou seja, penso que ha trÊs tentativas... e os exames têm previamente a matéria estipulada. A artir daí...é estudar algumas lacunas.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Beija-flor
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: quinta jan 05, 2006 7:59 pm

Mensagempor Beija-flor » quarta out 03, 2007 10:00 am

De facto, há interesses inerentes à não criação da Ordem q ultrapassam o entendimento do comum psicólogo...

1º Ordem - para regulamentar quem é ou não psicólogo, imprescindivel licenciatura em Psicologia. Podíamos tb fazer como os economistas ou engenheiros (ja n sei) q dependendo da faculdade faz ou n exame de admissão à ordem.. :wink:

2º Sindicato - se defendesse contra td e contra todos quem realmente é psicólogo. O SNP só participa em manifestações gerais, acho q deviam organizar uma manifestação unicamente p psic. (já disse isto, mas nunca é demais).
j08rebelo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 08, 2006 7:04 pm

Mensagempor j08rebelo » quarta out 03, 2007 10:30 pm

Beija-flor Escreveu:2º Sindicato - se defendesse contra td e contra todos quem realmente é psicólogo. O SNP só participa em manifestações gerais, acho q deviam organizar uma manifestação unicamente p psic. (já disse isto, mas nunca é demais).

Contacte o SNP, mesmo por email, colocando essa questão que me parece muito pertinente.

Já agora voltaria a insistir na partilha de ideias sobre o que esperar da ordem dos psicólogos.
AlexandraVilela
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça set 18, 2007 11:33 am

ordem

Mensagempor AlexandraVilela » quinta jan 03, 2008 12:27 pm

Afinal quanto mais leio sobre este tema mais me interrogo:
AFINAL O QUE FALTA PRA HAVER OREDM???
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » sábado jan 05, 2008 2:41 am

Já não digo nada... essa Ordem demora a existir, daqui nada penso, que será um grupo de amigos/as que se juntam numa esplanada do café, já que alguns/as devem fumar.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » sábado jan 05, 2008 1:38 pm

Exacto continuo também a não perceber o que falta para a tal ordem sair
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes