Docentes de Psicologia (??)

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

MartaCunha
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta mar 14, 2008 10:44 am

Docentes de Psicologia (??)

Mensagempor MartaCunha » segunda ago 18, 2008 3:33 pm

Boa tarde a todos.

Deparo-me com uma dúvida, agora que terminei a licenciatura e procuro trabalho, e gostaria que alguém me esclarecesse, se possível.
Podemos nós, licenciados em Psicologia, ser docentes de Psicologia? É que já ouvi dizer que não, o que me deixa um pouco surpreendida...
Obrigada

Marta
jucancela
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sexta jul 04, 2008 12:31 am
Contacto:

Mensagempor jucancela » segunda ago 18, 2008 4:33 pm

Não podemos ser professores da disciplina de Psicologia, leccionada no secundário, uma vez que não temos formação pedgógica para semos professores. Tal fica a cargo dos licenciados em Filosofia que enveredam pela via de ensino!
Cumprimentos
JuCancel@
MartaCunha
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor MartaCunha » segunda ago 18, 2008 4:46 pm

Obrigada pela resposta JuCancela. Mas então, sendo assim, nem com o CAP podemos dar aulas no secundário ou em cursos profissionais?? Perdoem-me mas.. que ESTUPIDEZ!! Um licenciado em Filosofia é que está apto a dar Psicologia???
Este país ainda me surpreende...

Marta
alexlobo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta dez 20, 2006 9:06 pm

Mensagempor alexlobo » segunda ago 18, 2008 7:03 pm

MartaCunha em cursos profissionais e nas respectivas escolas profissionais pode exercer as funções de docente, só não pode é no ensino secundário "corrente". Obviamente que é uma estupidez que o próprio Estado já recolhece, não querem alterar esta situação, até à data (esperemos que com a implementação da Ordem esta situação se altere) porque acarreta muitos custos para eles e uma reestruturação imensa a nível interno...
MartaCunha
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor MartaCunha » terça ago 19, 2008 12:52 pm

Ok, obrigada, já fiquei bem mais esclarecida :)
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » segunda ago 25, 2008 11:41 pm

Concordo que é de facto uma injustiça, até porque é aceitavel que durante uns anos e por enexistência de psicologos formados se recorresse aos licenciados em Filosofia para leccionar a tão recente disciplina de psicologia no secundário...Contudo anos e anos volvidos já não há justficação plausivel para não nos reconhecerem habilitações para a docência....Aguardemos o desempenho da Ordem nestas e noutras questões!!!
Ana Raquel
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda ago 21, 2006 4:51 pm
Contacto:

Mensagempor Ana Raquel » terça ago 26, 2008 9:03 am

E se fossem só os de Filosofia... Estava tudo "muito bem"! :?
Na escola onde fiz o secundário, havia uma professora de expressão dramática ou artes plásticas (algo do género... agora também não interessa, até porque tem tudo a haver!) que dava a disciplina de Psicologia! :shock:

Pronto, só quis partilhar este meu desvaneio...

Saudações***

Rakel
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sábado fev 24, 2007 2:02 am

Mensagempor anasofia » terça ago 26, 2008 10:29 am

pois.. e na minha escola secundária era um professor de PortuguÊs que estava no gabinete de apoio psicológico!
:shock:
O homem solitário ou é uma besta ou é um Deus. (Aristóteles)
Ana Raquel
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda ago 21, 2006 4:51 pm
Contacto:

Mensagempor Ana Raquel » terça ago 26, 2008 11:23 am

Pérolas, pérolas... LOL!

A sério, acho que ja só consigo levar estas coisas mesmo a rir... :roll:
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça ago 26, 2008 11:33 am

anasofia Escreveu:pois.. e na minha escola secundária era um professor de PortuguÊs que estava no gabinete de apoio psicológico!

E quando inciei trabalho na escola em que estou, em que o gabinete de orientação era utilizado por uma professora (nunca tendo existido antes por ali um psicólogo), deparei-me com um TAT na estante. E esta hein?
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
lauramribeiro
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 14, 2008 3:45 pm

Mensagempor lauramribeiro » segunda set 15, 2008 10:18 am

Ana Rita Escreveu:
anasofia Escreveu:pois.. e na minha escola secundária era um professor de PortuguÊs que estava no gabinete de apoio psicológico!

E quando inciei trabalho na escola em que estou, em que o gabinete de orientação era utilizado por uma professora (nunca tendo existido antes por ali um psicólogo), deparei-me com um TAT na estante. E esta hein?

Olá Rita :)
O insólito continua a acontecer neste país, não é? :shock:

Em relação ao ensino de Psic no secundário, eu também tive uma prof. de Filosofia no 12.º ano...

Saudações Psi p todos :)
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » segunda set 15, 2008 7:49 pm

Acho que vou dar aulas de História :D
Vendo pizzas congeladas :D
CC
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mar 08, 2006 12:01 am
Contacto:

Mensagempor CC » segunda set 15, 2008 10:03 pm

Olá a todos.... só para partilhar um pouco aqui o meu percurso académico digo-vos que a professora que tive no 12º ano em Psicologia era uma professora de Filosofia. Naquela altura tinha sido o boom do big brother, conclusão como a mulher não entendia nada do que era a Psicologia as aulas eram passadas a discutir o episódio do dia anterior.
Conclusão, no final do 1º periodo anulei a disciplina e fez exame como aluna auto proposta estudando para isso 2 periodos completamente sozinha.
Hoje toda a gente fica admirada quando digo que tive que anular a disciplina que por acaso tem o nome da minha licenciatura isto tudo porque a senhora que la estava estava-se a "borrifar" para o programa.

Gostaria ainda de questionar sobre uma coisa.... porque é que os Psicólogos não podem leccionar a disciplina de Psicologia no Secundário e os Arquitectos podem leccionar Geometria Descritiva??? Alguém me sabe responder? Ah.... e só para que conste, os Arquitectos não tem nenhuma cadeira de pedagogia no curso :o

Pelos vistos os direitos não são para todos... :evil:
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » segunda set 15, 2008 10:06 pm

CC Escreveu:Olá a todos.... só para partilhar um pouco aqui o meu percurso académico digo-vos que a professora que tive no 12º ano em Psicologia era uma professora de Filosofia. Naquela altura tinha sido o boom do big brother, conclusão como a mulher não entendia nada do que era a Psicologia as aulas eram passadas a discutir o episódio do dia anterior.
Conclusão, no final do 1º periodo anulei a disciplina e fez exame como aluna auto proposta estudando para isso 2 periodos completamente sozinha.
Hoje toda a gente fica admirada quando digo que tive que anular a disciplina que por acaso tem o nome da minha licenciatura isto tudo porque a senhora que la estava estava-se a "borrifar" para o programa.

Gostaria ainda de questionar sobre uma coisa.... porque é que os Psicólogos não podem leccionar a disciplina de Psicologia no Secundário e os Arquitectos podem leccionar Geometria Descritiva??? Alguém me sabe responder? Ah.... e só para que conste, os Arquitectos não tem nenhuma cadeira de pedagogia no curso :o

Pelos vistos os direitos não são para todos... :evil:

Anotei a tua revolta.

Mais alguma coisa, é só dispor. :D
Vendo pizzas congeladas :D
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Re: Docentes de Psicologia (??)

Mensagempor Claudio V » quinta set 18, 2008 4:29 pm

MartaCunha Escreveu:Boa tarde a todos.

Deparo-me com uma dúvida, agora que terminei a licenciatura e procuro trabalho, e gostaria que alguém me esclarecesse, se possível.
Podemos nós, licenciados em Psicologia, ser docentes de Psicologia? É que já ouvi dizer que não, o que me deixa um pouco surpreendida...
Obrigada

Marta

Penso que só podemos ser docentes de Psicologia na faculdade e apenas se tivermos o doutoramento. Corrijam-me se estiver enganado.
Quanto ao ensino secundario... espero que essa situaçao se altere e que, um dia, possamos realizar o trabalho que nos compete.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quinta set 18, 2008 6:08 pm

Eu que o diga lol pois também tive contacto com esse senhor , pois tive de fazer um trabalho que consistia em: ir a um gabinete de apoio psicológico fazer supostamente a entrevista ao psicólogo que lá se iria encontrar e este mesmo explicar-me quais as suas funções , quando cheguei lá e deparei-me com o senhor simplesmente agradeci a disponibilização dele e da escola em relação ao nosso trabalho mas vim me embora arranjei posteriormente um psicólogo mesmo...

Este senhor era professor de português e tinha feito algumas formações a nível de orientação escolar , mas pelo que consegui apurar não passava qualquer tipo de testes (pois tal como ele me disse sabia que não era psicólogo)a única coisa que ele fazia era tentar ajudar os alunos na escolha da profissão mediante informações que ele retirava de alguns sites : acesso ao ensino superior , Instituto do Emprego e Formação Profissional , Guia do Estudante etc.... e outras coisas fornecidas pela própria escola , sinceramente a sensação que fiquei foi que a escola não queria pagar um psi e como esse tal senhor possuia algumas formações no seu curriculo colocaram-no ali (tipo tempos livres lol , quando não dás aulas estás a dar apoio psicologico).VERGONHOSO :roll:

Também espero que um dia essa situação se altere , já que a meu ver estará melhor preparado um psi do que um professor de filosofia , que foi o meu caso no secundário :lol:
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes