Estágios Profissionais - ORDEM

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta out 01, 2008 11:00 pm

Estágios Profissionais - ORDEM

Mensagempor Nefertiti » terça out 21, 2008 9:03 am

Caros Colegas:

Gostaria de abrir um tópico de discussão acerca dos estágios profissionais e da forma como são realizados, bem como do facto de estarem na lei como critério para se fazer parte da Ordem de Psicólogos.

Conheço inúmeros profissionais que não o têm e não deixam de ser bons no que fazem por causa disso...

Enfim, vamos abrir uma discussão... saudável e esclarecedora, espero!!! :)
resomar
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo fev 24, 2008 2:35 pm

Mensagempor resomar » terça out 21, 2008 10:21 am

Primeiramente penso que importa distinguir entre o estágio requerido pela ordem e a realização de estágios profissionais ao abrigo do IEFP.
São coisas distintas, penso eu, embora me pareça que alguns colegas considerem que são exactamente
Um estágio profissional ao abrigo do IEFP tem como objectivo primordial a integração no mercado de trabalho. Embora seja celebrado um contrato de formação, na maioria dos casos o "estagiário" age como qualquer outro trabalhador e tem um acompanhamento mínimo. Na minha opinião, a maioria das empresas/instituições observa o estágio profissional simplesmente como uma forma de reduzir custos.
Já no que diz respeito ao estágio profissional da ordem, penso que os moldes de realização ainda se encontram por definir. Contudo, na minha optica, o grande objectivo será o de desenvolver competências em contexto prático e com um acompanhamento próximo. Não está expresso no decreto lei que o estágio proposto pela ordem é equivalente ao do IEFP ou que estes são mutuamente exclusivos, pelo que teremos de aguardar por novidades.
Na minha opinião, está a criar-se uma grande expectativa quanto ao facto de os estágios serem remunerados (bem remunerados, leia-se) e provavelmente sairão defraudadas.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça out 21, 2008 10:26 am

Em total sintonia com o resomar. Até agora só conhecemos os estágios profissionais de acordo com o IEFP, mas temos de aguardar quanto ao que significarão na Ordem. O que não implica que não nos vamos questionando, porque aliás, as nossas questões vão ressoando na Ordem e pretende-se que nos ouçam.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta out 01, 2008 11:00 pm

Mensagempor Nefertiti » segunda nov 17, 2008 2:09 pm

Obrigada pelas Vossas respostas colegas!

Aos outros colegas que ainda não passaram por aqui vamos lá partilhar experiências e tirar dúvidas :)

Já agora, para as duas colegas que prontamente e esclarecedoramente responderam:

na vossa experiência profissional, realizaram estágio profissional? Em que moldes aconteceu?

Muito obrigada!
SD
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça set 11, 2007 3:30 pm

Mensagempor SD » segunda fev 16, 2009 3:51 pm

Boa tarde

Gostaria de colocar uma questão. Quem estiver a realizar um estágio profisisonal pode ter actividade aberta, ser também trabalhador independente, por exemplo para consultas em clínica privada? Ou durante os 9 meses, só se pode estar vinculado à instituição onde se está a estagiar?

Se quiserem podem responder por MP.

Cumps
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda fev 16, 2009 5:21 pm

SD Escreveu:Boa tarde

Gostaria de colocar uma questão. Quem estiver a realizar um estágio profisisonal pode ter actividade aberta, ser também trabalhador independente, por exemplo para consultas em clínica privada? Ou durante os 9 meses, só se pode estar vinculado à instituição onde se está a estagiar?

Se quiserem podem responder por MP.

Cumps

Durante o tempo em que realizares estágio profissional (9 ou 12 meses) não podes ter qualquer actividade aberta, o vínulo é exclusivo ao estágio, nem podes receber qualquer remuneração declarada.
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » terça mar 24, 2009 2:40 pm

Estou muito ansiosa e expectante para saber o que vai ser estipulado em relação aos estágios prof e à necessidades de os fazer para se ter acesso à Ordem.

No meu caso ainda tenho de fazer o mestrado, mas quando acabar terei 34 anos e 15 anos de trabalho noutra área. Terei ainda de fazer estágio prof para aceder à Ordem? Não que isso me incomode ou que seja contra, pelo contrario mas... Já ouvi dizer que os estágios prof (que julgo serem os do IEFP) estão limitados a uma determinada idade e experiência profissional ou seja, eu estaria excluida à partida...

Teremos mesmo de aguardar para ver o que vai acontecer...
dclrf
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça dez 09, 2008 10:33 pm

Mensagempor dclrf » segunda mar 30, 2009 3:20 am

Zenobia Escreveu:Estou muito ansiosa e expectante para saber o que vai ser estipulado em relação aos estágios prof e à necessidades de os fazer para se ter acesso à Ordem.

No meu caso ainda tenho de fazer o mestrado, mas quando acabar terei 34 anos e 15 anos de trabalho noutra área. Terei ainda de fazer estágio prof para aceder à Ordem? Não que isso me incomode ou que seja contra, pelo contrario mas... Já ouvi dizer que os estágios prof (que julgo serem os do IEFP) estão limitados a uma determinada idade e experiência profissional ou seja, eu estaria excluida à partida...

Teremos mesmo de aguardar para ver o que vai acontecer...

O pior é se depois de esta espera toda as coisas não correm bem como estavamos à espera... :lol:
Atenção que eu rio-me mas é para não chorar! Pq a nossa situação só dá mesmo para uma dessas duas opções.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » segunda mar 30, 2009 7:32 am

Artigo 52.º
Estágios profissionais
1 — Para a passagem a membro efectivo da Ordem, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estágio profissional promovido e organizado pela respectiva Ordem.

2 — O estágio profissional tem uma duração de:
a) 12 meses para os mestres que tenham realizado o 1.º e 2.º ciclo de estudos em Psicologia com estágio curricular incluído;
b) 12 meses para os licenciados em Psicologia que tenham realizado uma licenciatura de quatro ou cinco anos com estágio curricular incluído;
c) 18 meses para os licenciados em Psicologia que tenham realizado uma licenciatura de quatro anos sem estágio curricular incluído.

3 — Os estágios profissionais regem -se por regulamento próprio a elaborar pela direcção e levado à aprovação da assembleia de representantes no primeiro semestre de funcionamento da Ordem.

Ou seja:

O Estágio é organizado pela Ordem

Temos que esperar pelo documento elaborado pela direcção

Ora se ainda estamos na fase de esperar a tomada de posse da Comissão Instaladora, que após efectuar o seu trabalho é que vão ser feitas eleições, ainda falta algum tempo para obterem a vossa resposta, para já, talvez seja melhor fazerem o estágio que conseguirem ou então arranjarem trabalho enquanto Psicólogos.
8)
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
ASC
[Administrador]
[Administrador]
Registado: quinta jul 24, 2003 6:51 pm
Contacto:

Mensagempor ASC » segunda mar 30, 2009 2:45 pm

psirui Escreveu:Tenho sabido da existência de casos relacionados com estágios profissionais de psicólogos, orientados por profissionais de outras áreas, que nada tem que ver com a psicologia, como por exemplo Técnicos de Serviço Social!
Acho inadmissivel que isto possa acontecer! Como é que um psicólogo pode aprender alguma coisa da sua profissão, tendo como orientador de estágio alguém que é leigo em psicologia???
Não faz sentido nenhum que este tipo de coisas aconteça!
Espero que a ordem dos psicólogos se mexa e ponha ordem nesta matéria, acabando com estas situações!
tam85
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça mai 12, 2009 6:33 pm

Mensagempor tam85 » domingo jul 05, 2009 9:17 pm

Eu estou a concluir um estágio profissional e sinceramente acho que está a ser uma experiência super enriquecedora....contudo, nao posso deixar de lamentar que as instituições vejam estes estágios como forma de terem técnicos a baixos custos.... penso que depois de uma instituição acolher um determinado numero de estágios profissionais deveria ser "obrigada" a integrar algum nos seus quadros....
AVG
Membro Amador
Membro Amador
Registado: terça jul 21, 2009 11:14 am
Contacto:

Mensagempor AVG » terça jul 21, 2009 11:30 am

Caros Colegas,

Tenho grandes receios quanto aos estágios profissionais de admissão à Ordem dos Psicólogos!!!

Se olharmos bem para o Decreto-Lei de criaçao da Ordem e em particular para os estatutos da ordem facilmente verificamos que assim que a ordem iniciar funçoes serão necessarios cerca de 3000 estagios!!!! para que compreendam estes numeros aconselho a que leiam o topico "A (des)Ordem dos Psicologos ou que vao a wwwideias-ao-vento.blogspot.com
AVG
wwwideias-ao-vento.blogspot.com
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta jul 28, 2010 11:16 am

Afinal os estágios serão para quando? Acabei o curso agora em Junho e não sei o que fazer da vida...

Andei me a informar e o estado quer diminuir ou seja os estágios profissionais que existiam pelo IEFP iram passar a ser de 9 meses e não 12.

Então a minha pergunta é onde se vai arranjar o estágio profissional de 12 meses?É a ordem que os vai facultar e daqui a quantos anos.......

Sim porque já se ouve falar nisto há tanto tempo e nada...
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Barbara Sebastiao
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 02, 2008 9:15 pm

Mensagempor Barbara Sebastiao » quinta out 21, 2010 3:04 pm

Será que nos poderão explicar (o mais brevemente possível) que validade terão os estágios profissionais ao abrigo do IEFP?

Sinceramente começo a ficar desesperada... em vez de haver mais soluções há cada vez mais dúvidas e angústias...
Barbara Sebastiao
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 02, 2008 9:15 pm

Mensagempor Barbara Sebastiao » quinta out 21, 2010 4:06 pm

A Ordem foi rápida a responder, deixo aqui a resposta à questão que coloquei no post anterior:

"De acordo com o Art. 5º do Regulamento de Estágios Profissionais, a Ordem procederá à nomeação de uma Comissão de Estágios que, no âmbito das suas competências, poderá propor a aceitação de estágios profissionais ou experiências profissionais iniciadas antes da entrada em vigor do Regulamento (cf. Art. 8º do Regulamento de Estágios Profissionais). Assim, é da competência da Ordem, mais especificamente, da Comissão de Estágios, o reconhecimento dos estágios profissionais realizados (ao abrigo do programa de Estágios Profissionais do IEFP ou de outros programas), desde que as suas características sejam semelhantes às previstas no Regulamento de Estágios da Ordem (nomeadamente em termos de duração, orientação, produção de relatório final e avaliação). Para tal, a Comissão de Estágios procederá à avaliação, caso a caso, de cada situação; nesse sentido, o reconhecimento do estágio realizado não será automático."
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » quinta out 21, 2010 4:18 pm

Obrigada Barbara.
Ana_Filipa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 15, 2009 5:11 pm

Mensagempor Ana_Filipa » quinta out 21, 2010 5:55 pm

Colegas,
liguei para a Ordem e disseram-me que o estágio profissional do IEFP poderia não servir como estágio válido para eles.
Agora a minha questão é seguinte: supostamente só podemos realizar um estágio profissional, se quem estiver e realizar um (ou já tiver realizado um) e para eles não for considerado válido, como fazemos se só nos é permitido um?!!

:?
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » sexta out 22, 2010 11:55 am

Ana_Filipa Escreveu:Colegas,
liguei para a Ordem e disseram-me que o estágio profissional do IEFP poderia não servir como estágio válido para eles.
Agora a minha questão é seguinte: supostamente só podemos realizar um estágio profissional, se quem estiver e realizar um (ou já tiver realizado um) e para eles não for considerado válido, como fazemos se só nos é permitido um?!!

:?

Bom a ordem quer cortar as pernas a toda a gente...possas que tristeza
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
LPSI05067
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta nov 03, 2010 11:55 am

Estágio profissional...

Mensagempor LPSI05067 » terça nov 16, 2010 1:22 pm

Que grande confusão que se gera à volta desta temática dos estágios profissionais!!! Porque é que a Ordem não elabora um protocolo com o IEFP (urgentemente)? Só ficariamos todos a lucrar, pois não vai haver locais dispostos a remunerar estágio profissional para todos nós! Já me dirigi a alguns locais do meu interesse para estágio e a resposta que me dão é que me aceitam mas como estágio não remunerado. Claro, se nós precisamos lógico que as instituições/associações/empresas se vão aproveitar. Então com o apoio do IEFP seria muito mais fácil para todos!!! As inscrições para estágio profissional no IEFP terminam em Dezembro, e ninguém me sabe informar que seja aceite pela Ordem...andamos a nadar no nada à espera de sabe-se lá o quê e para não sei que mais...
Daniela
susana.louro
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo fev 01, 2009 10:33 pm

Mensagempor susana.louro » domingo nov 28, 2010 3:06 pm

Boa tarde!

Alguém tem algum conhecimento sobre a situação dos estágios PEPAC e a respectiva entrada na ordem como membro efectivo após conclusão de estágio?

Obrigada

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes