Estágios Profissionais - ORDEM

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Re: Estágios Profissionais - ORDEM

Mensagempor Cristina Machado » sexta jan 21, 2011 11:17 am

vvvieira Escreveu:
Cristina Machado Escreveu:e agora para ser membro efectivo só necessita de fazer a formação de 40 horas dada pela Ordem

e pagar, claro! :lol:

Colega vvvieira, claro...tem de pagar as 40 horas de formação.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jan 21, 2011 12:24 pm

Seria conveniente ler um bocado os Regulamentos de Estágios (http://dre.pt/pdf2sdip/2010/10/204000000/5190351906.pdf) e de Quotas e Taxas (http://dre.pt/pdf2sdip/2010/10/204000000/5190251902.pdf).

Claro que há umas "questões menores": a Comissão de Estágios ou não existe, ou é secreta; e no que respeita aos próprios Regulamentos, não é claro (e está em averiguação) se são legais (para além dos múltiplos erros que contêm). Mas vamos deixar isso de lado, de momento.

Cito e comento do primeiro daqueles:
    nº8 do artigo 21º - "poderá prever a obrigatoriedade do pagamento de uma quantia pecuniária"
Ou seja, a Direcção poderá decidir se é cobrado um valor ou não; e há casos em que NÃO estará a ser cobrado...
Quando me referia a "pagar", estava a mencionar o que consta do Regulamento de Taxas e Quotas (taxas de início e fim de estágio, quotas, vinhetas...). Como ficou claro acima, para além desses valores ainda poderá ter de pagar as tais "40 horas de formação".

Duração esta que, diga-se de passagem, é uma criação da OPP que não está sustentada em lado algum. Tanto podiam ser 40, como 4, como 400 horas. Mas como os formadores (alguns deles membros da Direcção...) recebem remuneração, é lógico que se cobre ao estagiário. Aliás, ele está lá é para isso: para pagar e não bufar... se quiser a cédula profissional...

nº8 do Artigo 25º - "A CE pode sugerir como condição à ratificação do estágio o seu prolongamento temporal, a frequência de curso de formação previsto no artigo 21.º(...)"
Pode sugerir, mas não pode impôr, no caso de ratificação de estágio iniciado antes da entrada em vigor do presente Regulamento. Mas ao que parece vai mesmo impôr...

Contudo, nesta matéria aproveito para lembrar que o Artigo 13.º, sobre "Duração do estágio profissional", refere que este terá a duração mínima de dezoito meses para os licenciados em Psicologia (ou mestres que tenham realizado o 1.º e 2.º ciclo de estudos em Psicologia) que não tenham tido estágio curricular incluído (alíneas c) e d) do nº1), pelo que é estranha a afirmação de que a a Ordem reconheceu e validou como suficiente um estágio de 12 meses a quem não tinha estágio curricular.

E por último, uma questão para ponderar (negritos meus):
    Nº 3 do Artigo 19º — "Constituem direitos do psicólogo estagiário:(...)
    c) Participar nos cursos de formação de psicólogos estagiários organizados pela Ordem;"
    Nº 2 do artigo 21º — "O psicólogo estagiário deverá frequentar e obter avaliação positiva no curso de formação de estágio profissional."

Afinal, é um direito ou uma obrigação?

E a pergunta cada vez mais se impõe: era para isto que se pretendia uma Ordem?
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » sexta jan 21, 2011 12:39 pm

Colega vvvieira eu também achei estranho o que essa minha amiga disse. Mas conhecendo-a como a conheço acho que não tinha, nem tem necessidade de distorcer a informação que a Ordem lhe deu.

Eu só transmiti uma informação que me foi transmitida.
Denise Carvalho
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta nov 14, 2007 11:41 am

Mensagempor Denise Carvalho » sexta jan 21, 2011 6:48 pm

Pois eu estou com o mesmo problema...

Quando me inscrevi na ordem apenas tinha 12 meses de experiência profissional (faltavam-me 6 meses para os 18meses que pediam para me inscrever como membro efectivo) e por isso fiquei inscrita como membro estágiário - modalidade C (reconhecimento da experiência profissional).

Qual não é agora o meu espanto quando vejo apenas validados 3 meses de estágio da ordem..... ou seja tenho que realizar mais 9 meses (3 meses a mais do que a experiência que eles pediam no inicio...)...mas não ficamos por aqui....

Até à publicação do regulamento de estágios (Outubro de 2010) eu tinha 2 anos e 6 meses de experiência profissional a full-time (por vezes com mais de 40h semanais), neste momento tenho quase 3 anos....e eles apenas validaram 3 meses....????

Ora a minha questão é: quais os critérios de validação? supostamente deveríamos de ter acesso aos mesmos ou estou enganada?

Algum dos colegas sabe alguma coisa sobre estes critérios?

Obrigada!
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » sexta jan 21, 2011 7:38 pm

Do que aqui leio depreendo que aquelas afirmações que foram proferidas por este forum, no último ano, alegando que "tudo se vai resolver, é claro que vão reconhecer as experiências, não ouçam os profetas da desgraça, vamos ser positivos", e etc, (entre outros refiro-me aos colegas Vectrapc, Raquel Raimundo, Vítor Coelho, Loptiago, Cristina) não está a acontecer. Espantam-se? Eu não. E até aproveito para dizer: a próxima surpresa deve estar a chegar, com os colégios da especialidade. Ah, pensavam que já tinha acabado? Não, ainda a festa acabou de começar. Eu vou rebolar a rir quando isto começar a meter as sociedades e escolas de psicoterapia e a ordem, no seu segundo ano, cair em absoluto no descrédito. Vai ser como a Ordem dos Médicos (mas num tempo record) que se esqueceu que devia servir os seus profissionais e agora perdeu o seu poder de lobby numa eleição com mais de 70% de abstenção.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sexta jan 21, 2011 9:43 pm

Qualquer eleição em Portugal bate records de abstenção, espere para ver o próximo Domingo a ver se é diferente de todas as outras eleições, é um estado de espírito português, reclamar sempre, exercer as suas obrigações no sítio certo raramente...
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » sexta jan 21, 2011 10:23 pm

Nas eleições legislativas de 1987 a abstenção foi de 22% e subiu para 32% nas de 1991, chegando a 33% nas eleições legislativas de 1995 e a 38% nas de 1999 e de 2002. Nas eleições legislativas de 2005 a taxa de abstenção baixou para 35%.

Estas questões mostram o desinteresse com que se lida com eleições, existimos sempre "nós", o povo, os sacrificados, os que trabalhamos para alguns mafiosos, e os "outros", os políticos, os que ganham dinheiro à nossa custa.
É "ouvi-los" (nós, os outros e todos) falarem e só me lembro deste cartoon... Não há volta a dar 8)
Imagem
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jan 21, 2011 11:39 pm

Isto sim, é que é argumentar com clareza e verdade...
paula_brito
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 13, 2009 8:01 am

Mensagempor paula_brito » sábado jan 22, 2011 11:09 am

Mas, caro colega VVieira porque é q diz q tenho de fazer mais 8 meses noutro sitio se o meu orientador de estágio até tem cédula de membro efectivo?
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sábado jan 22, 2011 11:35 am

Cara Paula Brito
A colega disse que na OPP lhe
paula_brito Escreveu: reconheceram somente 4 meses de estágio. A minha questão é, terei de cumprir simplesmente com o resto do estagio que estou a efectuar para a comissão de estágios, à posteriori, me reconhecer a experiência, ou terei de, alem do estagio que estou a fazer (que será de 12 meses), ainda terei de fazer mais um de 8 para passar a membro efectivo?

Na altura comentei que
vvvieira Escreveu:Se só lhe "reconhecem" 4 meses, terá mesmo de fazer os outros 8 (ou mais de 100 horas) noutro sítio.

Face a esta nova questão,
paula_brito Escreveu:Mas, caro colega VVieira porque é q diz q tenho de fazer mais 8 meses noutro sitio se o meu orientador de estágio até tem cédula de membro efectivo?

reconheço que até poderá ser no mesmo sítio. Mas depende da opinião da CE-

Por outro lado, como não sei se o curso que a colega frequentou incluía estágio curricular, apenas lhe posso indicar o que está no Regulamento de Estágios: até pode acontecer que esse seu estágio de 12 meses seja considerado válido para os efeitos previstos no Regulamento, mas é preciso que:
    o seu supervisor, além de ser sócio efectivo, tenha mais de 5 anos de prática profissional
    ele celebre com a OPP contrato de supervisão
    a entidade onde estagia celebre igualmente acordo com a OPP
    e a OPP aceite o seu projecto de estágio como válido

E no fim do estágio poderá a CE da OPP entender que ainda precisa de fazer "mais qualquer coisinha" - até mesmo mais 8 meses... - e mais o "curso de formação" da OPP, e pagar mais umas taxazitas, etc, etc.

Enfim, remeto-a para o meu post anterior sobre os Regulamentos. Boa sorte.
paula_brito
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 13, 2009 8:01 am

Mensagempor paula_brito » sábado jan 22, 2011 5:23 pm

E porque é que me terão mandado para a plataforma de estágios na internet introduzir os dados sobre o estágio que estou a fazer?.. Chego lá e aquilo é sobre os estágios da ordem.. :? Aiai..
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » sábado jan 22, 2011 9:33 pm

Colegas alguém me sabe dizer o que é que temos de fazer depois de nos inscrevermos na plataforma de estágios?
Barbara Sebastiao
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 02, 2008 9:15 pm

Mensagempor Barbara Sebastiao » domingo jan 23, 2011 10:40 am

paula_brito Escreveu:E porque é que me terão mandado para a plataforma de estágios na internet introduzir os dados sobre o estágio que estou a fazer?.. Chego lá e aquilo é sobre os estágios da ordem.. :? Aiai..

A mim disseram-me a mesma coisa, não faço ideia :? :?
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » domingo jan 23, 2011 4:12 pm

Segundo o regulamento de estágios o mesmo é auto proposto, visto estarem já a efectuar estágio não será para proporem esse estágio que estão a fazer para que funcione como estágio da ordem?
Se estão já a efectuar estágio não parece lógico pedirem para efectuarem 1 estágio diferente do que estão a fazer, a menos que o mesmo não respeite as regras da Ordem, parece-me mais adequado que esse estágio passe a ser o auto proposto e daí terem de preencher a informação no site da Ordem.
Mas se têm dúvidas o melhor será voltarem a ligar para a Ordem a colocar a questão e depois voltarem cá para partilhar a resposta.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » domingo jan 23, 2011 8:36 pm

So 1 curiosidade relativamente a eleições. Em época de crise em que devemos ser cívicos e ter voz activa 53% de abstenção? E admiram-se da abstenção dos Psicólogos?
Metade do país não está importado com o que acontece?
Acho que devíamos aproveitar para reflectir sobre os nossos actos.
Porque uma sociedade que não vota e não se implica não tem direito de se queixar do que deixou entrar pela porta...
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » domingo jan 23, 2011 9:48 pm

Bem, pelo menos no caso de hoje todos tinham hipótese de se expressar e fizeram-no, ou não, de forma livre.

No caso das eleições da OPP...

-registaram-se mais de 14 mil potenciais membros da OPP
-só foi dada hipótese de votar a cerca de 6 mil
-um grupo organizado e conhecedor de quem era ou não efectivo apresentou lista
-quem poderia apresentar lista alternativa não o conseguiu porque ninguém sabia quem podia votar ou não
-o grupo organizado, ainda assim, pouco mais de 2 mil votos conseguiu; mas faz e desfaz como quer e com erros QB, com elevados custos para o futuro da OPP

Chega como reflexão?
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » segunda jan 24, 2011 10:32 am

De certo que nas próximas eleições o Sr estará preparado para concorrer.
Teremos de certeza umas eleições mais concorridas, pelo menos com hipótese de haver mais pessoas a votar.
Agora seria importante sim a mudança da lei e ficariam muitas situações resolvidas não acha?
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda jan 24, 2011 11:10 am

Caro/a vectrapc
Folgo muito que finalmente acabe por reconhecer que a lei de criação da OPP carece de alteração.
O que propõe fazer para que a situação seja corrigida?
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » segunda jan 24, 2011 7:30 pm

Eu proponho-me ir estando informada dos diversos acontecimentos, ler as leis em vez de congeminar sobre o que poderão dizer no que diz que disse, pedir opinião a quem a pode dar, votar sempre que possa, pensar pela própria cabeça e decidir com consciência apesar do que os outros possam pensar.
Realmente a ideia de que a miséria humana (culpa) é causada externamente e é-nos forçada pelos outros (desresponsabilização) fascina-me.
Viva a Psicologia para compreender que nem "eu" sou 1 ser perfeito, nem o que me rodeia é tão bom ou tão mau como se pinta.

E os seus processos como vão? E engano-me ou é a própria OPP a sugerir alterações à lei?

Já agora, saiu 1 proposta de código deontológico, sugiro a leitura a todos nós. :)
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda jan 24, 2011 8:48 pm

vectrapc Escreveu:Eu proponho-me ir estando informada dos diversos acontecimentos, ler as leis em vez de congeminar sobre o que poderão dizer no que diz que disse, pedir opinião a quem a pode dar, votar sempre que possa, pensar pela própria cabeça e decidir com consciência apesar do que os outros possam pensar.

Nem mais. Foi o que sempre fiz. E olhe que fico sempre surpreendido com os resultados.

No que respeita aos "meus processos", apenas lhe posso dizer que a Providência Cautelar que interpusemos foi indeferida, mas daí resultou que podemos exercer a profissão de Psicólogos.

Como é evidente, a questão de fundo ainda não está resolvida: para além da Petição que aguarda ainda apreciação da Comissão de Trabalho da AR, e eventualmente propostas dos diversos Partidos, há ainda, como é público há muito tempo, uma proposta apresentada pela OPP, que na verdade nada resolve e mantém a desqualificação retroactiva.

Caso a situação não se resolve nesse fórum (AR), e como é óbvio, haverá que agir judicialmente contra as disposições inconstitucionais do Estatuto.

E respondendo a alguns receios que por aí já circularam, tal acção será contra a Lei, não contra a OPP ou a sua Direcção - que, como é evidente, está enquadrada na Lei em vigor, não lhes sendo imputável responsabilidade pela mesma, e sim à AR.

Quanto ao Código Deontológico, concordo consigo: há que apreciar a proposta agora feita.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes