Grande dúvida acerca dos Recibos Verdes

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta out 01, 2008 11:00 pm

Grande dúvida acerca dos Recibos Verdes

Mensagempor Nefertiti » sexta nov 28, 2008 10:35 am

Colegas, perdoem a minha ignorância, mas nem a contabilidade, nem as finanças me souberam clarificar:

A minha dúvida prende-se com o preenchimento do recibi no que respeita a) regime de IVA
b) Retenção na fonte de IRS.

Uma vez que já ouvi colegas que passam em clínica de uma forma e em formação de outra. Que devemos assinalar em Regime de IVA Isento - art. 9º (mas nunca vi tal artigo).

Sei que está confuso e pode parecer absurdo, mas talvez algum de vocês me possa ajudar. Obrigada!
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » sexta nov 28, 2008 11:12 am

Ola colega,

a mim aconteceu-me o mesmo, nem nas finanças sabem responder nada consistente acerca disso! Seja como for eu coloco sem retenção na fonte relativamente ao IRS (estou a trabalhar numa clinica).

Cumprimentos.
Última edição por asilvestre em sexta nov 28, 2008 11:14 am, editado 2 vezes no total.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

Mensagempor SGFernandes » sexta nov 28, 2008 11:13 am

Os psicólogos clínicos estão isentos de IVA, daí colocarem a cruz nesse quadrado.
sns
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 4:45 pm

Mensagempor sns » sexta nov 28, 2008 1:11 pm

no próprio recibo está lá o tal artº 9, que isenta os psicólogos clínicos. ao passarem o recibo assinalam esse quadradinho
Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Nefertiti » sexta nov 28, 2008 2:08 pm

Colegas, desde já muito obrigada e já sei que não faço nenhuma asneira :)

De qualquer modo como fazem em a)REGIME DE IVA?
Tem 3 opções e foi aí que me disseram que poderia assinalar a 3ª colocando artigo 9º...

Deve ser assim?
Ou seja, como é mais correcto para os pacientes deduzirem em IRS?

Obrigada!
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sexta nov 28, 2008 2:21 pm

Está aqui um parto difícil 8) No a) Regime IVA, só metes a cruz no terceiro quadrado "isento artigo 9º". No b)retenção na fonta de IRS, só metes a cruz no 2ºquadrado, ou seja, sem retenção.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sexta nov 28, 2008 2:46 pm

Atenção que um acto de Psicologia Clínica (ou seja, o trabalho que se exerce) é diferente do ramo da Psicologia que se tira na Universidade!! Uma coisa é a especialidade que tiramos, a outra é o trabalho que se exerce...

E eu continuo com a mesma dúvida nas finanças acerca da minha siuação em particular, que pelos vistos exerço as 2 áreas e não há códigos CAE que permitam a distinção... :roll:
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » sexta nov 28, 2008 2:47 pm

Já agora... basta procurares na net o CIVA e leres o artigo 9.º...
Aviso já é que vais ficar mais confusa do que esclarecida!!
LOL
Bacelar
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: terça mar 04, 2008 3:10 pm

Mensagempor Bacelar » sexta nov 28, 2008 11:58 pm

artigo 9º, ALÍNEA 1-b ( SEJAM MAIS ESPECÍFICOS PARA ELES TEREM A CERTEZA QUE NÃO ANDAM A BRINCAR E CONHECEM AS LEIS QUE REGEM A VOSSA PROFISSÃO)...
Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Nefertiti » sábado nov 29, 2008 8:42 pm

E agora outra perguntinha para o parto ser ainda mais difícil :):

E como formadora?
Passo o recibo da mesma forma?

Obrigada por todas as respostas!!!
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » sábado nov 29, 2008 10:44 pm

Nefertiti Escreveu:E agora outra perguntinha para o parto ser ainda mais difícil :):

E como formadora?
Passo o recibo da mesma forma?

Obrigada por todas as respostas!!!

Não.
Como formadora colocas "profissão exercida - formadora".
Isenção de IVA, colocas Isenção ao abrigo do artigo 53 (se estás isenta de IVA).
Retenção de IRS - Se fazes, colocas 20% (na primeira cruzinha). Se não fazes, colocas na 2.ª cruzinha, que agora não me lembro o que tem lá escrito.
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » domingo nov 30, 2008 9:04 pm

Como formadora tamb´m deves estar inscrita nas finanças. Podes estar inscrita de várias formas ( as que correspondm às tuas actividades). Para cada uma tens o regime de iva adequado. Uma forma facil é ter um livro de recibos para cada uma das actividades. è tudo mais facil inclusive quando chega às declarações trimestrais ou anuais.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » domingo nov 30, 2008 10:56 pm

ceuazul Escreveu:Uma forma facil é ter um livro de recibos para cada uma das actividades. è tudo mais facil inclusive quando chega às declarações trimestrais ou anuais.

Não sabia que isso era possível... Mas agradeço a informação!! :)
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » segunda dez 01, 2008 1:03 am

*Marta* Escreveu:
ceuazul Escreveu:Uma forma facil é ter um livro de recibos para cada uma das actividades. è tudo mais facil inclusive quando chega às declarações trimestrais ou anuais.

Não sabia que isso era possível... Mas agradeço a informação!! :)

Mas nesse caso tem que se colectar nas finanças em duas actividades diferentes: uma como psicóloga (que isenta de IVA) e outra como formadora (que terá outras especificações), não é? (é de facto uma pergunta que coloco).

Se não, é porque consideram a formação como actividade normal e inserida no exercício profissional dos psicólogos? Não me parece mas já agora gostava de ser esclarecida.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » segunda dez 01, 2008 11:59 pm

Sim, eu estou colectada nas duas áreas. Contudo, quando me colectei na 2.ª (comecei como formadora) ninguém me falou na hipótese de haver dois livros de recibos, um para cada actividade!
Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Nefertiti » terça dez 02, 2008 2:02 pm

Colegas, hoje fui às finanças e acreditam que sem internet (que estava com problemas) não me conseguiram informar???

Mas gostaria de tirar outra dúvida com vocês: é possível que muitos de vocês trabalhem em privada (consultório)... Nesses casos acontece o que já me explicaram com os recibos, não é? Não há alteração!

Obrigada
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » terça dez 02, 2008 2:21 pm

pode existir um livro para cada actividade. Cada actividade, de acordo como regime de iva, age em conformidade. o mesmo se passa em relação à retenção, ou nao, de IRS. Nas situações de consultas não há retenção. Por exemplo quando é uma prestação de serviços (contrato encoberto) poderá ser util fazer-se a retenção de IRS, mas cada um pode decidir o melhor para si. Já quanto ao IVA é o que a lei determina, nao decisões pessoais
PsiLia
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 19, 2008 11:26 am

Mensagempor PsiLia » terça dez 02, 2008 4:21 pm

*Marta* Escreveu:quote]

Não.
Como formadora colocas "profissão exercida - formadora".
Isenção de IVA, colocas Isenção ao abrigo do artigo 53 (se estás isenta de IVA).
Retenção de IRS - Se fazes, colocas 20% (na primeira cruzinha). Se não fazes, colocas na 2.ª cruzinha, que agora não me lembro o que tem lá escrito.

brrrr....que confusão...quanto mais leio...mais dúvidas tenho...
marta, desculpa dirigir-me a ti, mas parece-me que estás mais segura nestas questões.

1- eu faço consultas privadas e normalmente, coloco psicologa clinica na profissão, no regime de iva: isento e acrescento artº 9, na retenção de irs coloco sem retenção do artº 9

agora...

2- em relação à formação, coloco no regime iva regime de isenção artº 53 e na retençãode irs sem retenção artº 9 ???

estou inscrita nas finanças com as duas actividades distintas, mas o livro de recibos é o mesmo para as duas funções, quando acabo um, compro outro...

preciso é do esclarecimento em relação à formação...obrigada
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » terça dez 02, 2008 10:42 pm

PsiLia,

Em relação à formação é exactamente isso que descreves. No regime de IVA é artigo 53 porque ainda não atingiste 10000 euros anuais que te obriguem a estar em regime de IVA. Se não fazes retenção na fonte, assinalas na cruz do artigo 9.º, pois como não estás em regime de IVA, não tens de fazer retenção de IRS na fonte.

Já agora, uma questão :)
Como passas recibos de Psicologia Clínica, estás colectada nas finanças como? Psicóloga? Obrigada!

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes