Psicólogo certificado pela DREN

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça mar 18, 2008 2:14 pm

Psicólogo certificado pela DREN

Mensagempor McFree » sábado abr 25, 2009 10:31 am

Caros colegas,

desculpem o facto de colocar este tópico neste fórum, mas a minha dúvida necessita de esclarecimentos e julgo ser este o local mais visitado por colegas da área.

Durante esta semana, surgiu-me em consulta, um pedido de uma mãe para uma avalição a uma criança de 5 anos que completa 6 no início de Janeiro próximo. A mãe gostaria que a criança ingressasse na escola este ano lectivo apesar de só completar 6 anos em Janeiro.

Solicitei à educadora de infância uma avaliação da criança em contexto escolar. A mesma senhora telefonou para o hospital onde exerço a questionar as auxiliares se eu sou credenciada pela DREN! Pois só avaliaçoes destes psicólogos são validas!!!

Não tenho nenhum contacto com a dren.... Nunca ouvi nada a respeito desta norma honestamente...

A mãe na consulta referiu que a educadora quer manter lá a criança, dada a idade e que avaliações só as realizadas pela psicologa do agrupamento...

Estranho, nao acham?

Agradeço o vosso tempo e as respostas...
The important thing is this: to be able at any moment to sacrifice what we are for what we could become.
CC
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mar 08, 2006 12:01 am
Contacto:

Mensagempor CC » sábado abr 25, 2009 5:52 pm

Olá McFree, de facto a Educadora tem razão... o pedido de antecipação de matricula tem que ser acompanhado por um relatório da educadora e por um relatório de um(a) Psicólogo(a) credenciado(a) pela DREN.

Segundo sei desde o ano passado que os Psicólogos estavam com alguma dificuldade em obter a tal credenciação contudo o melhor mesmo é ligar para a DREN e pedir informações.

Relativamente à Psicóloga do Agrupamento tanto quanto eu sei o facto dela exercer funções no agrupamento não lhe confere a credenciação, mas o melhor mesmo é pedir informações.

Ah o pedido de antecipação e/ou adiamento de matricula deve ser feito até a uma determinada data, mas actualmente não sei qual é, normalmente era até 31 de Maio...

Cumprimentos
McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça mar 18, 2008 2:14 pm

Mensagempor McFree » domingo abr 26, 2009 10:46 am

Obrigada colega.

Vou-me informar esta semana.

Cumprimentos.
The important thing is this: to be able at any moment to sacrifice what we are for what we could become.
belisa
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta jan 11, 2008 8:35 pm

Mensagempor belisa » terça abr 28, 2009 3:29 pm

Boa tarde colega.
Realmente é como o colega anterior referiu. Tem que entrar em contacto com a DREN e eles vão lhe pedir alguma documentação, como certificado de habilitações, curriculo e outros certificados que possua. Depois de analisado certificam-no.
Comigo foi assim. Já estou creditada na Dren para eleborar esse tipo de relatórios desde 2004 e na altura foi assim que aconteceu.
melhores cumprimentos.
Belisa :D
Sonia Cristina Fernandes
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda nov 12, 2007 4:37 am
Contacto:

Mensagempor Sonia Cristina Fernandes » terça jul 28, 2009 4:39 pm

Eu já enviei a documentação necessária para a DREN. Informaram-me também que seria necessário enviar uma declaração que comprove que já trabalhamos como Psicólogos numa escola. Pelo que percebi é requisito obrigatório. Até agora, ainda não me responderam. O melhor será contactar a DREN.
Sonia Fernandes

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes