Psicologos a exercer as funções de assistentes sociais

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

ruteramos1
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 06, 2009 7:41 pm

Psicologos a exercer as funções de assistentes sociais

Mensagempor ruteramos1 » domingo set 06, 2009 7:55 pm

Colegas venho alertar para a existência de situações em q os psicologos exercem as funções de assistentes sociais nas equipas do rendimento social de inserção, nomeadamente em algumas inst. no Norte do país e tb no Centro Distrital de Setúbal. Penso que devemos alertar a ordem dos psicólogos para esta situação bizarra.Tenho conhecimento que as equipas são constituídas por técnicos na área de psicologia, serviço social e os Ajudantes de Acção Directa (AAD), bem como a figura do gestor de caso. No contacto com algumas equipas que trabalham no âmbito da Medida RSI, foi-me explicado que cada gestor de caso e o AAD intervém nas suas famílias. Ou seja para cada família existe a figura de gestor de caso e o AAD, sendo que o Técnico de Serviço Social e o de Psicologia desempenham as mesmas funções. Assim, surge a dívida quanto à efectiva intervenção multidisciplinar, pois por exemplo o técnico de psicologia acompanha as suas famílias, não intervindo nas famílias em que o gestor de caso é o assistente social. Não é claro o motivo porque se criou a figura de gestor de caso nestas equipas, quanto existe apenas um técnico a trabalhar com a família, pois o gestor de caso refere-se à função a desempenhar por um determinado técnico que poderá ser psicólogo ou de serviço social, inserido numa equipa multidisciplinar, sendo o elo de ligação entre os técnicos, permitindo uma melhor articulação, garantindo que haja um fio condutor na intervenção. Os psicólogos fazem propostas de apoio económico, elaboram informações socias.Percebe-se que estas profissões (psicólogos e assistentes sociais) são diferentes, mas complementares nas suas funções. Torna-se assim, essencial clarificar suas as funções na equipa RSI, de forma a tirar partido da especificidade de cada função e dos seus diferentes contributos. A função de assistente social é uma profissão especializada e qualificada, pelo que um profissional com outra formação, neste caso o psicólogo, não poderá exercer as suas funções. Além disso, ao exercer exactamente as mesmas funções não se tira partido da especificidade do trabalho do psicólogo. Existem funções inerentes à função de Técnico de Serviço Social que não devem ser desempenhadas por outros profissionais, sob pena de banalizar a profissão e descredibilizar, é o caso do estudo sócio-económico da família (diagnóstico económico, elaboração de propostas de apoios complementares, articulação com a segurança social nas questões práticas inerentes à prestação RSI). A profissão de assistente social tem a sua especificidade própria que não pode ser desempenhada por outros profissionais, o mesmo acontece com o psicólogo que tem também a sua especialidade, por exemplo nenhum outro profissional poderá realizar uma avaliação psicológica, psicoterapia. Dado a escassez de recursos na área da saúde mental é importante rentabilizar as funções dos psicólogos que trabalham nestas equipas em centros comunitários. Estou a alertar para esta situação, passem a palavra.
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta dez 21, 2007 3:47 pm

Mensagempor sandraF » domingo set 06, 2009 9:40 pm

Outra vez esta história ... este assunto já foi tratado neste fórum.
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor sandraF » domingo set 06, 2009 9:41 pm

Para além de que foi colocado na bolsa de emprego, onde não devia estar.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » domingo set 06, 2009 9:50 pm

Por acaso, nunca tinha lido esta história aqui.
Olha, a verdade é que nesta "selva" de emprego, toda a gente desempenha funções que não são as suas. Nada mais tenho a dizer.
yara
Membro Guru
Membro Guru
Registado: sábado jul 15, 2006 1:50 am

Mensagempor yara » domingo set 06, 2009 10:41 pm

Xiiii... já estou a ver quem vai ler isto... 8)
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » domingo set 06, 2009 10:49 pm

yara Escreveu:Xiiii... já estou a ver quem vai ler isto... 8)

Eu pensei o mesmo! :wink: 8) :lol:
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor sandraF » domingo set 06, 2009 11:17 pm

também eu :P :P :P
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » segunda set 07, 2009 12:21 am

Mas já agora acrescento que já vi (e infelizmente conheço) psicólogos a fazerem papel de professores (sim, sim... apoiar dificuldades de aprendizagem a fazer exercícios dos livros!!), de educadores de infância, de médicos (inclusivamente a receitar fármacos de contrabando), de explicadores, de psicomotricistas, de terapeutas de fala... querem que continue ou posso mesmo ficar por aqui?? ;)
DrNutz
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta abr 17, 2009 12:08 pm

Mensagempor DrNutz » segunda set 07, 2009 10:12 am

"somos" muito polivalentes. Conheço muitos "colegas" que realmente tentam fazer um pouco de tudo, e se calhar no fim acabam é por não fazer nada... O mercado está complicado, e cada um tenta fazer o que pode (e não pode) para fazer face à vida... mas que não é bom para a nossa classe profissional não.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » segunda set 07, 2009 10:59 am

*Marta* Escreveu:Mas já agora acrescento que já vi (e infelizmente conheço) psicólogos a fazerem papel de professores (sim, sim... apoiar dificuldades de aprendizagem a fazer exercícios dos livros!!), de educadores de infância, de médicos (inclusivamente a receitar fármacos de contrabando), de explicadores, de psicomotricistas, de terapeutas de fala... querem que continue ou posso mesmo ficar por aqui?? ;)

Consigo superar as tuas descrições 8) Eu conheço quem ande pelas áreas do botox...
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Blackberry
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça nov 27, 2007 12:41 pm

Mensagempor Blackberry » segunda set 07, 2009 11:47 am

Posso continuar?! A fazer de nutricionistas também há alguns.....
yara
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor yara » segunda set 07, 2009 12:51 pm

Pois, nunca pensei que os psicólogos pudessem fazer dessas coisas todas...
Gugu
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta jul 18, 2008 11:26 pm

Mensagempor Gugu » segunda set 07, 2009 3:35 pm

Oh Ruteramos1

O gestor de caso tem que ter formação em psicologia ou serviço social, certo? mas pode saber á partida quais a funções que vai desempenhar e estas podem não passar por fazer clínica, certo? ou seja, pode ser uma intervenção comunitária, ou estou errado? por exemplo, no concurso das prisões apesar de pedirem psicólogos, a função é fazer de tutor e não psicologia "pura e dura" ;)

Quanto ao "alertar-nos", bem... esta hitória já é tão velha... que acho que ainda não há aqui no forum quem não tenha sabido de cenas como estas - psis a fazerem de AS, As a fazerem de psis, e um sem número de "trocas e baldrocas" que dá jeito manter...
yara
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor yara » segunda set 07, 2009 6:25 pm

*Marta* e sandraF:

Pelos vistos ainda não viu... :lol:
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » segunda set 07, 2009 7:31 pm

yara Escreveu:*Marta* e sandraF:

Pelos vistos ainda não viu... :lol:

Ou então já desistiu! simplesmente por estar cansado de repetir sempre o mesmo! 8)
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » segunda set 07, 2009 7:34 pm

yara Escreveu:Xiiii... já estou a ver quem vai ler isto... 8)

eheheheh....pois....

O que me apraz dizer sobre o caso:VERGONHA!!!! :roll:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
Gugu
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta jul 18, 2008 11:26 pm

Mensagempor Gugu » segunda set 07, 2009 7:36 pm

EPÁ!!!!!!!!!!!!
TAVA A VER QUE ANDAVAS A DORMIR!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » segunda set 07, 2009 7:39 pm

psirui Escreveu:O que me apraz dizer sobre o caso:VERGONHA!!!! :roll:

Não quero ser chata, mas já viu o que se passa também no caso "DGSP"? psicopedagogos VS psicólogos? Ora dê uma espreitadela por lá para ver o que é vergonha da grossa :evil:
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » terça set 08, 2009 1:25 am

Gugu Escreveu:EPÁ!!!!!!!!!!!!
TAVA A VER QUE ANDAVAS A DORMIR!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

Não tenho vindo cá....mas...ás vezes é bem melhor esqueçer me que isto existe... 8) :wink:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » terça set 08, 2009 1:26 am

psiana Escreveu:
psirui Escreveu:O que me apraz dizer sobre o caso:VERGONHA!!!! :roll:

Não quero ser chata, mas já viu o que se passa também no caso "DGSP"? psicopedagogos VS psicólogos? Ora dê uma espreitadela por lá para ver o que é vergonha da grossa :evil:

Já estou a ir... :wink:

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes