Duvida-cursos EFA

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

biby
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça fev 26, 2008 2:05 pm

Duvida-cursos EFA

Mensagempor biby » segunda out 19, 2009 7:01 pm

Caros colegas fui convidada para dar formação num curso EFA nivel 3 cidadania e Profissionalidade (CP4 Processos Identitários) qual não é meu espanto ao pesquisar no google me deparo com informação de que neste nivel apenas os habilitados para a docencia podem dar esta formação. Anteriormente já tinha dado o modulo aprender com autonomia num outro curso EFA.
Se tenho CAp de formadora e isto é formação (e não aulas) porque motivo não podem os psicologos dar este nivel. Ou será que é o mesmo motivo pelo qual não deixam os psicologos dar a discliplina de psicologia no secundário?

Será que alguem me pode esclarecer se isto é verdade?
Desde já obrigada pela vossa atenção.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda out 19, 2009 9:04 pm

Efectivamente, não podes dar essa disciplina, por ser componente científica, ou seja, exactamente a mesma razão pela qual não podes dar Psicologia no secundário. Eu ainda consegui dar umas 40 horas de Cidadania e Empregabilidade, mas depois a coordenadora recebeu directivas em que dizia que eu não podia mesmo dar. A justificação é que na legislação, cada uma das disciplinas EFA é acompanhada dos códigos de docência que permitem leccionar. No caso de cidadania e empregabilidade, o que a legislação diz é que pode ser qualquer grupo de docência. A licenciatura em Psicologia não tem grupo de docência... logo... não dá.
biby
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça fev 26, 2008 2:05 pm

Mensagempor biby » terça out 20, 2009 9:14 am

Então se percebi bem um psicologo no curso EFA so pode dar o modulo aprender com autonomia ou exercer funções de mediador?

Obrigada Marta pelo esclarecimento. :D
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » terça out 20, 2009 11:06 am

Não.
Se és mediadora, automaticamente dás Aprender com Autonomia.
Depois, podes dar unidades da parte tecnológica, as chamadas UFCD's, dependendo do conteúdo das mesmas. Aliás, há gente com o 9.º ano a dar UFCD's, como por exemplo os cabeleireiros. A única condição é ter CAP.
crazyr
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta nov 27, 2009 3:06 pm

Mensagempor crazyr » terça jan 19, 2010 9:25 pm

E alguém sabe se um psicólogo habilitado para dar aulas no Ensino Superior (por exemplo com Doutoramento) pode das aulas no Ensino Secundário ou cursos EFA (sendo-lhe reconhecida a habilitação para a docência)? Obrigada! :D
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » terça jan 19, 2010 9:54 pm

Não.
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » quarta jan 20, 2010 12:03 am

habilitação para a docencia com que grupo??

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes