+ de 14500 Psicólogos registados

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

+ de 14500 Psicólogos registados

Mensagempor vectrapc » quinta fev 18, 2010 1:16 pm

18.Fevereiro.2010

Até às 00:00 horas de 16 de Fevereiro, a Ordem dos Psicólogos registou mais de 14.500 psicólogos. Este facto permite já concluir pelo sucesso do registo dos psicólogos, podendo já afirmar-se que poucos terão sido aqueles que não tentaram fazê-lo a tempo de participar no primeiro processo eleitoral. A partir de agora caberá aos serviços internos da Ordem proceder às inscrições de modo a fechar os cadernos eleitorais no dia 24 de Fevereiro conforme calendário publicado.

O que quer dizer que caso sejam enviados 14.500 processos, a CTA tem até dia 24 para processar todos e atribuir ou não a categoria de membro efectivo.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » quinta fev 18, 2010 2:54 pm

:lol: :lol: :lol:
Bom Trabalho então!!!
:lol: :lol: :lol:
PsiLia
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 19, 2008 11:26 am

Mensagempor PsiLia » quinta fev 18, 2010 4:16 pm

Algum de vós recebeu notificação em como receberam os nossos documentos e se falta algum? Ou caso falte nos dizem algo?
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » quinta fev 18, 2010 4:16 pm

Estou mesmo a ver que vai ser à boa maneira portuguesa!! :lol:

PsiLia: até agora não recebi qualquer feedback da ordem e já me inscrevi no fim de Dezembro - inicio de Janeiro.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quinta fev 18, 2010 4:21 pm

Até ao momento não obtive qualquer confirmação mas tenho uma colega que ja recebeu um mail com a informação da recepção dos documentos.
Neobest
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta set 26, 2008 4:01 pm
Contacto:

Mensagempor Neobest » quinta fev 18, 2010 5:13 pm

É com muita alegria que a Ordem anuncia o valor de 14,500 psis inscritos!
Ou seja, anuncia o valor de pelo menos 2,610,000 euros!!
À boa maneira até dia 24 custa muito "peneirar" inscrições e proceder à devolução de dinheiro a quem não fica, é preferivel em tempo record e à boa maneira portuguesa...soma e segue!

Sempre achei curioso o facto de a Ordem entender 8 dias apenas para candidatura a candidatura, caso a caso, entender a admissão de psis (14,500) numa Ordem que ainda agora começou e se deve afirmar pela seriedade! (pelo menos isso).

São estas noticias que me deixam a pensar no futuro, no meu, no da classe e na Ordem.
Life isn´t about finding yourself...Life is about Creating yourself...
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 15, 2007 6:49 pm

Mensagempor dorasantos » quinta fev 18, 2010 6:00 pm

A ordem tem que analizar todas as incrições até dia 24 ou só os que se increvem para membros efectivos?
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quinta fev 18, 2010 6:09 pm

Os efectivos. Não tem lógica neste momento estar a ver os estagiários.

Tenho notado que quando falta algum documento entram em contacto com a pessoa.

Duvido é que seja tudo Psicólogo, mas no fim teremos os dados finais de quantos membros efectivos.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Re: + de 14500 Psicólogos registados

Mensagempor Cristina » quinta fev 18, 2010 6:53 pm

18.Fevereiro.2010

Até às 00:00 horas de 16 de Fevereiro, a Ordem dos Psicólogos registou mais de 14.500 psicólogos. Este facto permite já concluir pelo sucesso do registo dos psicólogos, podendo já afirmar-se que poucos terão sido aqueles que não tentaram fazê-lo a tempo de participar no primeiro processo eleitoral. A partir de agora caberá aos serviços internos da Ordem proceder às inscrições de modo a fechar os cadernos eleitorais no dia 24 de Fevereiro conforme calendário publicado.

Até parece que há alternativa à inscrição para se trabalhar na área... -_-
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
luna22
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda jul 21, 2008 10:55 am

Mensagempor luna22 » quinta fev 18, 2010 7:06 pm

PsiLia Escreveu:Algum de vós recebeu notificação em como receberam os nossos documentos e se falta algum? Ou caso falte nos dizem algo?

Passados 10 dias de ter feito a inscrição recebi um email a acusar a recepção dos meus documentos, dizendo que iam proceder à análise da minha situação e que se fosse preciso mais algum documento que iriam entrar em contacto comigo.
ccaattaarriinnaa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça out 20, 2009 11:35 am

Mensagempor ccaattaarriinnaa » quinta fev 18, 2010 7:09 pm

Eu enviei no início de Janeiro e ainda não recebi nada acerca da recepção dos documentos que enviei. :?
CristinaAlves
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado abr 12, 2008 2:03 pm

Mensagempor CristinaAlves » quinta fev 18, 2010 9:00 pm

Neobest Escreveu:É com muita alegria que a Ordem anuncia o valor de 14,500 psis inscritos!
À boa maneira até dia 24 custa muito "peneirar" inscrições e proceder à devolução de dinheiro a quem não fica, é preferivel em tempo record e à boa maneira portuguesa...soma e segue!

Sempre achei curioso o facto de a Ordem entender 8 dias apenas para candidatura a candidatura, caso a caso, entender a admissão de psis (14,500) numa Ordem que ainda agora começou e se deve afirmar pela seriedade! (pelo menos isso).

São estas noticias que me deixam a pensar no futuro, no meu, no da classe e na Ordem.

Devolução de dinheiro, não fazia a mínima ideia ... isso significa que quem não ficar como membro efectivo vai ter a devolução do dinheiro na conta?
Neobest
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Neobest » quinta fev 18, 2010 9:07 pm

CristinaAlves Escreveu:
Neobest Escreveu:É com muita alegria que a Ordem anuncia o valor de 14,500 psis inscritos!

Devolução de dinheiro, não fazia a mínima ideia ... isso significa que quem não ficar como membro efectivo vai ter a devolução do dinheiro na conta?

Pressuponho que sim, assim como pressuponho que as candidaturas sejam todas analisadas porque os critérios de categoria é cada caso um caso logo pessoas que se tenham inscrito como membro estagiario poderão ser efectivos e vice-versa, logo terão que analisar tudo.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quinta fev 18, 2010 9:14 pm

Tem mais lógica que seja quem se inscreveu e não é Psicólogo. Os estagiários são membros também.

Só mesmo quem for recusado, ou seja, não tenha os requisitos básicos necessários, ou seja:

1 — Podem inscrever -se na Ordem:
a) Os mestres em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1.º e 2.º ciclo em Psicologia;
b) Os licenciados em Psicologia que tenham realizado uma licenciatura com a duração de quatro ou cinco anos, anterior à data de 31 de Dezembro de 2007;
c) Os profissionais nacionais de outros Estados membros da União Europeia que sejam titulares das habilitações académicas e profissionais requeridas legalmente para o exercício da profissão no respectivo Estado de origem;
d) Os nacionais de outros Estados em condições de reciprocidade desde que obtenham a equiparação nos termos da lei em vigor.

e também:

(Recusa de inscrição)
1 — No caso dos psicólogos estagiários, a inscrição na Ordem só pode ser recusada com fundamento na falta de formação académica superior que integre reconhecida formação e prática curricular na área da psicologia nos termos do artigo 51.º, n.º 3, dos Estatutos da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
2 — A passagem de psicólogo estagiário a psicólogo efectivo para o exercício da profissão só pode ser recusada pela não aprovação do estágio profissional a ser realizado nos termos do artigo 52.º dos estatutos da Ordem dos Psicólogos e do regulamento de estágios profissionais.
3 — A inscrição de psicólogos efectivos é recusada caso os interessados não demonstrem ter realizado formação académica superior que integre reconhecida formação e prática curricular na área da psicologia, e não comprovem o exercício profissional da psicologia durante um período de 18 meses até à data da nomeação da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos.
yara
Membro Guru
Membro Guru
Registado: sábado jul 15, 2006 1:50 am

Mensagempor yara » quinta fev 18, 2010 10:12 pm

vectrapc Escreveu:Os efectivos. Não tem lógica neste momento estar a ver os estagiários.

Tenho notado que quando falta algum documento entram em contacto com a pessoa.

Duvido é que seja tudo Psicólogo, mas no fim teremos os dados finais de quantos membros efectivos.

Dia 26 têm de dizer se são membros efectivos ou não, certo??
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » sexta fev 19, 2010 1:01 am

Dia 26 devem sair as listas dos membros efectivos que são aqueles que podem votar.
Neobest
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Neobest » sexta fev 19, 2010 1:09 am

A propósito do voto que daqui a bocadinho se saberá quem vota ou não, alguém sabe de algum programa de lista ou listas que se vão candidatar?
Mais que estas trapalhadas todas que se regista no inicio da criação da Ordem, temo é quem fique de facto lá no "poleiro" :lol:
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » sexta fev 19, 2010 6:59 pm

Não será o meu caso que não reuno os tais 18 meses, como tal sei de antemão onde me situo.
Compreendo que, quem está em situações mais dúbias, esteja ansioso pela aclaração da posição da Ordem face à sua situação profissional. Não é para menos, todos necessitamos de ganhar para assegurarmos a sustentabilidade do nosso dia-a-dia.

Ainda que, imagine que muitos não se tratam de membros efectivos; que alguns nem sejam sequer psicólogos; mais aqueles que não reunam condições para a categoria de membro efectivo;... questiono-me: não teria sido mais prudente a Ordem ter tentando obter um prazo mais dilatado para analisar e ponderar as situações?
Comprometer-se com dia 26 será sensato?

É que mesmo com todos os 'se', que por certo não serão os tais ~14500, o tempo disponível deixa antever um trabalho de analise a ritmo acelerado e feito em cima do joelho.
Não vamos escamotear que os últimos dias para efectivar a inscrição terão estado muito "preenchidos".
Pode ser uma imagem errada. Mas é aquela que a situação me deixa.

Começar com erros e dúvidas, decisões mal justificadas, falta de esclarecimentos etc, é o pior começo para a credibilidade de todos nós.
Tanto no diz que diz entre nós, como perante a opinião pública.

Estamos a pagar um bom preço.
Esperemos que tudo corra pelo melhor, porque falta de credibilidade é o que não precisamos.

E a ver quem fica e o que faz!... fundo de maneio não falta :roll:
yara
Membro Guru
Membro Guru
Registado: sábado jul 15, 2006 1:50 am

Mensagempor yara » sábado fev 20, 2010 9:37 pm

Também acho o prazo curto mas... :roll:
PsiLia
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 19, 2008 11:26 am

Mensagempor PsiLia » terça fev 23, 2010 11:14 am

É que uma colega minha também se inscreveu nos finais de Janeiro e já recebeu notificação da recepção de documentos e a aviá-la no caso de faltar documentos que pediriam num determinado período de tempo.

Uns merecem e outros não... :?

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes