Devolução de documentos e cédulas provisórias

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » segunda abr 12, 2010 10:42 am

xana Escreveu:Resta esperar para que a "árvore" comece a dar os seus frutos porque esta Ordem foi muito desejada e ambicionada!

Podes crer!
Penso que TODOS esperamos isso :)
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado mar 17, 2007 10:27 pm

Mensagempor Raquel Raimundo » segunda abr 12, 2010 10:30 pm

psiana Escreveu:
xana Escreveu:Resta esperar para que a "árvore" comece a dar os seus frutos porque esta Ordem foi muito desejada e ambicionada!

Podes crer!
Penso que TODOS esperamos isso :)

Estou também espectante perante o desafio que se nos coloca e espero mais ainda. Espero que todos contribuam para isso!
crazyr
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta nov 27, 2009 3:06 pm

Mensagempor crazyr » quinta abr 15, 2010 8:03 pm

Eu recebi tudo: certificado original, recibo do pagamento da inscrição na Ordem e cédula provisória!! :D
Renata Serra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça abr 04, 2006 9:09 pm

Mensagempor Renata Serra » sábado abr 17, 2010 10:05 am

Eu também já recebi esta semana: recibo e cédula provisória!
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sábado abr 17, 2010 7:41 pm

Xana

Atentos os resultados das eleições, pergunto-me a que ponto era desejada.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » sábado abr 17, 2010 9:54 pm

Vieira

Que seja contra os principio desta Ordem, eu nem comento porque já se fartou de apregoar (e atenção que não estou a criticar!), mas não pode negar que TODOS nós desejávamos há muito que a Ordem finalmente nascesse! :wink:
Tangerina
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 15, 2004 8:36 pm
Contacto:

Mensagempor Tangerina » domingo abr 18, 2010 8:10 pm

só recebi boletim de voto e nada de cédula profissional :(
Tangerina
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » segunda abr 19, 2010 9:45 am

psiana Escreveu:Vieira

Que seja contra os principio desta Ordem, eu nem comento porque já se fartou de apregoar (e atenção que não estou a criticar!), mas não pode negar que TODOS nós desejávamos há muito que a Ordem finalmente nascesse! :wink:

Agradeço por me informar sobre o que eu próprio penso, porque obviamente não sei pensar pela minha cabeça.

Aliás, de acordo com algumas apreciações profissionais de Psicólogos (membros efectivos da Ordem, nada dessa ralé que foi profissional durante um ano e depois deixou de ser) necessito de um psicoterapeuta para tratar a minha agressividade, e de terapia comportamental para deixar de mentir.

Já agora, agradeço que me informe sobre o local e a forma onde eu terei "apregoado" estar "contra os princípios desta Ordem", pois se calhar ainda me perguntam isso e não saberei responder, o que obviamente me colocará em maus lençóis perante o Querido Líder.

Esclareça-me ainda sobre como devo:
-modificar a Constituição sem ninguém ver, para que o Estatuto possa ser considerado absolutamente de acordo com ela
-apagar todas as informações que existem no site do Parlamento, de forma a que não se possa verificar que só uma semana antes da aprovação final da Lei 57/2008 é que foi inserido o Artigo 84º no Estatuto
-apagar todas as cópias do Diário da República, impedindo que se verifique que a Comissão Instaladora não cumpriu prazos, encurtou outros, e publicou Regulamentos com erros, aplicando-os ainda antes da sua publicação, e dessa forma prejudicando todo o processo
-apagar o Programa da Lista A, na parte que visa aumentar o número de Psicólogos desqualificados retroactivamente
-apagar todas as notícias e informações sobre o impedimento de votar a cerca de 8000 psicólogos inscritos dentro dos prazos, com base na falta de "um documento" incógnito e sem qualquer outra explicação
-apagar todas as informações sobre as eleições, que impeçam que se constate que, num momento de tanta alegria e exaltação de TODOS, culminante de um longo processo de 30 anos, apenas um terço dos eleitores votou, apesar das facilidades concedidas, nomeadamente voto por correspondência e lista única
-alterar o site da Ordem, de forma a ser evidente onde e quando decorreria a tomada de posse, para que todos os psicólogos que o desejassem pudessem estar presentes
-impedir o Sol de nascer sempre a Leste e pôr-se sempre a Oeste
AnaRitaLisboa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado ago 30, 2008 9:24 am

Mensagempor AnaRitaLisboa » terça abr 20, 2010 9:36 am

N recebi nada ainda...Já passou tanto tempo q nem me lembro qual a morada que coloquei...
Vou esperar...Tb n tenho outra hipótese...
O q eu queria mesmo era saber algo acerca da minha situação... Até 16 Abril, tenho 16 meses de experiência, continuo a trabalhar, estou efectiva na empresa... Vou ter que realizar estágio, não sei muito bem em que moldes, mas quando ele aparecer já devo ter mais de 50 meses de experiência...
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça abr 20, 2010 10:01 am

AnaRitaLisboa Escreveu:O q eu queria mesmo era saber algo acerca da minha situação... Até 16 Abril, tenho 16 meses de experiência, continuo a trabalhar, estou efectiva na empresa... Vou ter que realizar estágio, não sei muito bem em que moldes, mas quando ele aparecer já devo ter mais de 50 meses de experiência...

Cara colega, o seu caso é paradigmático do ridículo desta situação.

Quando concluiu o seu curso, em 2007, tinha o direito legal de exercer a profissão. Fê-lo durante DEZ MESES (até 4 de Outubro de 2008), e em seguida foi-lhe retirado esse direito. Mas decerto houve colegas seus, que iniciaram actividade apenas um pouco mais cedo, que actualmente são considerados Psicólogos, enquanto a colega não o é.

Se tivesse mais 2 meses de experiência a 16 de Abril de 2009 estaria legal; assim, neste momento é uma "psicóloga estagiária", sem poder exercer autonomamente, uma espécie de "limbo" de que só sairá após aprovação de um Regulamento de Estágios que contemple o seu caso. Até lá, acautele-se, pois pode ser processada por exercício ilícito da profissão: é o que diz o Estatuto.

Por aqui se vê o absurdo do artigo 84º do Estatuto, "enxertado" na Lei uma semana antes da aprovação final (e se acham que não é assim, provem-no documentalmente: tudo o que afirmo pode ser confirmado através da Cronologia em http://bit.ly/continuarpsicologo).

A colega tem a minha solidariedade total no que decidir, mas exorto-a a que não se limite a esperar: ainda pode assinar a Petição, pode denunciar o caso junto dos seus colegas, pode insistir na solução deste imbróglio. Basta querer.
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » quarta abr 21, 2010 8:39 pm

Olá Colegas.

A Ordem estrou em contacto comigo hoje para saber se eu já tinha recibo o certificado original, a cédula provisória e o recibo... o certo é que eles disseram que já me enviaram há semanas e ainda não chegou nada à minha caixa de correio, nem notificação dos correios para levantar carta, só recebi há uns bons dias os voletins de voto.

Alguém na mesma situação?
cmcf
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: quarta fev 27, 2008 9:42 am

Mensagempor cmcf » quinta abr 22, 2010 8:52 am

Eu também ainda não recebi o certificado de habilitações e a cedula :(
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta dez 21, 2007 3:47 pm

Mensagempor sandraF » quinta abr 22, 2010 10:09 am

Eu também só recebi o boletim de voto .... mais nada
AnaRitaLisboa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado ago 30, 2008 9:24 am

Mensagempor AnaRitaLisboa » sábado abr 24, 2010 11:50 am

Colega vvvieira, já entrei em contacto com a ordem e expus a minha situação. Claro que não me responderam.
Não me vou despedir ou deixar de dar consultas por uns tempos por causa de uma situação ridicula.
Ainda por cima teria para além dos 16 meses, mais 4 meses q trabalhei numa clínica, mas que fechou e não tive hipótese de conseguir uma declaração.
Obrigada pelo apoio.
Foi em 2005 que terminei a minha Licenciatura :) ...
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor Raquel Raimundo » sábado abr 24, 2010 12:38 pm

Cara Ana Rita,

A OPP está a tentar que situações como a sua possam ser dispensados de estágio profissional daí, em boa verdade, não haver ainda resposta, porque a haver, também não seria certamente a que desejava.

Porém pelo que refere talvez não precise de estar nessa situação. Mesmo que a clínica onde diz ter trabalhado durante 4 meses tenha fechado e não consiga obter a declaração poderá enviar declaração de IRS que servirá de comprovativo que exerceu. Alguns outros colegas que também estavam na sua situação conseguiram comprovar desta forma.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

Mensagempor SGFernandes » domingo abr 25, 2010 10:07 am

Eu tb continuo sem receber o certificado e a carteira provisória. Ja tentei varias xs contactar a Ordem mas ou nao atendem ou dá ocupado... Mas os boletins de voto, esses chegaram direitinho :roll:
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor Raquel Raimundo » domingo abr 25, 2010 11:03 am

SGFernandes Escreveu:Eu tb continuo sem receber o certificado e a carteira provisória. Ja tentei varias xs contactar a Ordem mas ou nao atendem ou dá ocupado... Mas os boletins de voto, esses chegaram direitinho :roll:

O certificado que enviou foi o original colega? Graças a uma série de colegas que aqui foram colocando mensagens foi possível reparar que quem tinha enviado o certificado original manifestava preocupação por não ter ainda tido notícias do seu certificado e da carteira provisória. Aparentemente há um procedimento administrativo diferente para esses colegas (nos quais eu própria me incluo), mas como não era muito justo, até porque alguns de nós enviámos o original porque fizémos todo o processo mais do que a tempo e horas e nessa altura apenas podíamos enviar o certificado original, a OPP vai procurar regularizar essa situação no decorrer da próxima semana.

A sua preocupação é muito legítima, mas como forma de esclarecimento mais generalizado para todos quantos passam por este fórum deixo o seguinte:

Provavelmente muitos colegas não saberão, mas é importante que se diga que a OPP está a trabalhar de noite e de dia, inclusive ao fim-de-semana, no sentido de organizar a classe e alguns dos problemas inerentes ao facto de estar todo (ou quase todo) o trabalho ainda por fazer, de estarmos a “arrancar”. Compreendo perfeitamente o desespero da dificuldade de comunicação com a OPP ou de nem sempre alguns colegas se sentirem suficientemente esclarecidos em relação a assuntos importantes relativos à sua inscrição, mas esta aparente desorganização deve-se à dificuldade inerente ao início de funções e de que está toda uma classe a organizar-se.

Às vezes o colocarem aqui as vossas preocupações também leva a que algumas anomalias sejam detectadas (como foi esta situação).
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor SGFernandes » domingo abr 25, 2010 4:50 pm

Sim, eu enviei o original.
Só fiquei preocupada pelo facto de alguns colegas já terem recebido tudo e eu não, e também pelo facto de quando me registei no site da OPP não me ter sido atribuído login (username e password) e mesmo depois de contactar por email a Ordem, continuei sem receber qualquer resposta.
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor Raquel Raimundo » domingo abr 25, 2010 5:18 pm

A colega faz parte das listas eleitorais, isto é, tem conhecimento se é membro efectivo? Se for este o seu caso, talvez esteja na mesma situação dos colegas que aqui têm vindo referir o mesmo e se trate de ter enviado o certificado original. Neste caso penso que terá a sua situação resolvida dentro em breve.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor SGFernandes » domingo abr 25, 2010 8:10 pm

Raquel Raimundo Escreveu:A colega faz parte das listas eleitorais, isto é, tem conhecimento se é membro efectivo? Se for este o seu caso, talvez esteja na mesma situação dos colegas que aqui têm vindo referir o mesmo e se trate de ter enviado o certificado original. Neste caso penso que terá a sua situação resolvida dentro em breve.

Sim, faço parte e recebi o boletim pelo que devo ser membro efectivo.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes