Estágios Profissionais da OP

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

tila
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo jan 24, 2010 5:14 pm

Estágios Profissionais da OP

Mensagempor tila » sábado mai 01, 2010 7:51 pm

Boa noite a todos,

Eu estou a terminar o Mestrado em Psicologia Clínica e estou com algumas dúvidas relativamente aos Estágios Profissionais exigidos para a Ordem dos Psicólogos.

1. Os Estágios Profissionais poderão ser auto-propostos?
2. Existirá alguma lista de Estágios lançada pela OP e respectiva candidatura?
3. Os Estágios propostos pela OP serão remunerados?

Percebo que para aqueles que já exercem seja bastante complicado deixar os seus vínculos, para embarcarem nestes Estágios, pelo que é sem dúvida uma luta a travar, no entanto eu também estou um pouco apreensiva pois não gostaria de estar mais 18 meses a trabalhar gratuitamente.

Alguem pode ajudar com estas questões?

Agradeço desde já as vossas respostas.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sábado mai 01, 2010 9:15 pm

tila, enquanto não for aprovado o regulamento de estágios ninguém a poderá ajudar relativamente aos estágios. Essas respostas que procura estamos todos à espera para ver o que vai acontecer ;)
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » domingo mai 02, 2010 6:55 pm

vectrapc Escreveu:tila, enquanto não for aprovado o regulamento de estágios ninguém a poderá ajudar relativamente aos estágios. Essas respostas que procura estamos todos à espera para ver o que vai acontecer ;)

Exacto...eu também gostaria de saber eu termino em Junho...mas pelo andar da carruagem , não sei se será para breve.
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado mar 17, 2007 10:27 pm

Re: Estágios Profissionais da OP

Mensagempor Raquel Raimundo » sexta mai 21, 2010 4:48 pm

O site da Ordem tem a seguinte referência:

O Bastonário foi recebido no dia 12 de Maio de 2010 pela Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública. A audiência, realizada a pedido da OPP, serviu para apresentar um pedido de mudança da Lei 57/2008, em particular do Art. 84º, relativo às condições de dispensa de realização de estágio profissional.

A proposta foi acolhida de forma muito favorável pelos deputados dos diferentes partidos, que manifestaram a sua disponibilidade para procederem ao melhoramento da lei que cria a Ordem dos Psicólogos e que aprova os seus estatutos.

Fiquei agradavelmente surpreendida pelo apoio dos deputados. Sempre há esperança de se conseguir efectivamente alterar a própria lei. Confesso que depois do tempo que estivémos à espera até ter uma lei que regulasse a classe pensei que tivéssemos de penar outro tanto para que ela fosse alterada, mas estou bem mais esperançada. A ver vamos ...
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » sexta mai 21, 2010 9:14 pm

A notícia só se esqueceu de referir que está nessa mesma comissão a petição para a não desqualificação retroactiva dos psicólogos, e que deputados presentes na comissão e representantes de todos os partidos com assento parlamentar reuniram com o Movimento Continuo Psicólogo onde revelaram, perante a situação apresentada, o desejo de corrigir a situação. Pormenores....

Para confirmar, as notícias das actividades do Movimento Continuo Psicólogo podem ser consultadas em http://www.ipetitions.com/petition/cont ... /blog/1226 ou http://twitter.com/continuopsi.
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado mar 17, 2007 10:27 pm

Mensagempor Raquel Raimundo » sábado mai 22, 2010 9:25 am

Esquecimento? Eu por exemplo desconhecia, mas mesmo que o Bastonário o saiba não vejo por que razão isso devesse estar no site da Ordem. O site é um veículo de comunicação com os membros e serve para divulgar as actividades da OPP. Não serve para divulgar o que todas as organizações (associações, sociedades, sindicatos, movimentos, etc.) fazem relativamente à psicologia em Portugal.

Se a intenção é prestar um esclarecimento no Fórum, então qualquer coisa como "Para mais acrescento que" em vez de
A notícia só se esqueceu de referir ... Pormenores.....
teria sido o mais adequado.
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » sábado mai 22, 2010 7:41 pm

http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=11963

Como se pode ler no link acima:

Petição Nº 34/XI/1

Entrada na AR: 2010.03.01
(...)

Comissões a que baixou:

XI - Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública

Data de Baixa à Comissão: 2010.04.27
Admitida em 2010.04.27
Situação na Comissão: Pendente
Nota de Admissibilidade

Relator: Margarida Almeida (PSD)
Nomeado em: 2010.04.27

Pedido de Informação a: Ministra da Saúde em 2010.05.05
N° Oficio pedido: 140/CTSSAP
Pedido de Informação a: Ordem dos Psicólogos Portugueses em 2010.05.05
N° Oficio pedido: 142/CTSSAP/2010
SergioG
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jan 04, 2010 4:41 pm

Mensagempor SergioG » segunda mai 24, 2010 10:03 am

Fico contente pelo facto da Ordem estar a fazer alguma coisa concreta relativamente aos estágios profissionais e ás condições de elegibilidade para os mesmos.

Afinal foi para isso que muitos de nós nos batemos e confrontámos argumentos no sentido da justiça ser reposta.
É óbvio que a Ordem vai reclamar os louros se esta questão for resolvida, mas parece-me óbvio que foi a mobilização de muitos psicólogos e o trabalho de alguns que pressionou a Ordem a levar esta questão mais a sério, para impedir que a classe se fracturasse irremediavélmente.
celia_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jan 29, 2009 9:58 pm

Mensagempor celia_lopes » sexta mai 28, 2010 8:38 pm

Olá Colegas,

Terminei a Licenciatura Pré-Bolonha em 2008. Neste momento ainda continuo sem colocação, não há padrinhos... Enfim...

Como estou inscrita na OPP como Estagiária, isso significa que só poderei concorrer para estágios profissionais?

Para mim não faz muito sentido na medida em que a legislação que regulamenta os estágios ainda se encontra em fase de preparação e a OPP não responde aos e-mails que já enviei...

Isto já está difícil e sem informações a este nível ainda pior...

Cumprimentos
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta jul 28, 2010 11:23 am

Eu terminei agora este ano em Junho e sou mais uma para o desemprego e a ter de omitir coisas no currículo se quiser arranjar algum trabalho fora da área...Sim porque dos estágios a ordem continua sem se fazer ouvir e nós sem saber o que fazer....já que não podemos concorrer a nada.
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes