Eleições Sindicato

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Eleições Sindicato

Mensagempor vectrapc » terça mai 18, 2010 7:37 pm

Alguém sabe quais são as listas e as propostas para o SNP?

Recebi um telefonema há cerca de 1 mês a perguntar se ia votar, mas como não tinha conhecimento das listas a conversa ficou por aí. Apenas foi combinado que me seria enviado um mail com informação sobre as listas que tenho aguardado até ao momento.

Visto as eleições serem no próximo dia 31 de Maio segundo o site, se alguém quiser partilhar o programa da(s) lista(s) agradecia, visto que no site não encontro nada.

Apenas o apelo que gostaria de seguir:
Apelamos a todos os sócios para participarem nas eleições dos Corpos Gerentes, para que o SNP possa prosseguir a sua actividade ainda com maior representatividade e dinamismo.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado mar 17, 2007 10:27 pm

Mensagempor Raquel Raimundo » quarta mai 19, 2010 12:25 am

Telefonaram-te pessoalmente a perguntar se ias votar? A sério? Bom, parece-me claro haver empenho numa participação activa, o que me parece muito salutar. Talvez se ultrapasse a fasquia dos 11 votos de uma votação passada. :roll: Estou curiosa para saber que percentagem de psicólogos portugueses participará nas eleições. Infelizmente também não encontro informação em parte nenhuma, a começar pelo site (mas, calculo que também já o tivésses feito). Segundo os estatutos do SNP "A apresentação das listas de candidatura deverá ser feita até trinta dias antes da data do Acto Eleitoral", logo é porque já foi entregue. Talvez ainda se consiga saber antes das eleições :D [/quote]
j08rebelo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 08, 2006 7:04 pm

Mensagempor j08rebelo » quinta mai 20, 2010 12:07 am

Pena termos um sindicato tão inerte, pois precisavamos dele bem mais que uma ordem.
Rui Duarte
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda mai 24, 2010 11:21 am

Eleições do Sindicato

Mensagempor Rui Duarte » segunda mai 24, 2010 11:36 am

Caros colegas

Efectivamente as eleições para o biénio 2010/2012 terão lugar a 31 deste mês. A lista A constituida por um grupo de colegas discordantes com o caminho percorrido nos ultimos anos pelo SNP decidiu concorrer para dar nova vida ao mesmo. Nesse sentido esta lista tentou (e está a tentar) entrar em contacto com os colegas por forma a dar a conhecer o seu (excelente, na minha opinião) programa eleitoral e demonstrar que efectivamente quer aproximar os psicólogos do seu sindicato e dar-lhes uma voz activa no presente e no futuro. Sei também que esta lista se apresenta como uma mais valia para os colegas do Norte pois pela primeira vez é de sua intenção criar um núcleo talvez sediado no Porto.
Claro que todos desejamos ter um sindicato forte mas é da nossa responsabilidade concretizar esse desejo. Eleições com 11 votantes saõ uma vergonha e em nada abonam a nossa profissão. Quem tem as quotas em dia poderá contactar o SNP e saber se constam dos cadernos eleitorais. Os boletins de voto por correspondência terão de chegar cerca de 3 dias antes do dia 31...
Da minha parte vou deixar de me "queixar" que o sindicato de nada serve e que nada faz... vou votar. E vocês?
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » segunda mai 24, 2010 11:37 am

E onde posso ler as intenções da lista?
Votar sim, mas informada ;)
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
Rui Duarte
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Rui Duarte » segunda mai 24, 2010 11:39 am

O site da lista A está com algumas dificuldades mas sei que resolverão o problema brevemente. Aqui encontram toda a informação...

unidadedospsicologos.pt.vu

Se ainda não estiver operacional enviem-me um mensagem pessoal que eu envio o programa...
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor Raquel Raimundo » segunda mai 24, 2010 9:28 pm

Estou estupefacta!

Se bem entendi (de um post seu noutro fórum) há 2 listas concorrentes às eleições do SNP? Isso significa que uma lista (de não continuidade) conseguiu submeter a sua candiditura e foi aceite, sem necessidade de formar outro sindicato? É a loucura! :D

Mas então não seria do interesse de ambas as listas divulgarem o programa e a sua composição? É que estamos a uma semana das eleições...

P.S.: O site não está a funcionar (parece-me).
Rui Duarte
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Rui Duarte » terça mai 25, 2010 10:38 am

É verdade lol! Duas listas...
O site da lista A (a da não continuidade...) já está operacional.
Tenho a informação que os boletins para voto por correspondência iam ser enviados hoje ou amanhã. Vamos ver. De qualquer forma isso dá às pessoas talvez só um dia para reenviar o voto dado que este deveria dar entrada no sindicato 3 dias antes das eleições... enfim...
Quanto a programas eleitorais, o da lista A está no site e conheço-o porque tiveram o cuidado de contactar com os sócios, o da lista B desconheço-o completamente...
JG2009
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta set 23, 2009 3:13 pm

Programa e Lista B " Unir e Valorizar os Psicólogos&quo

Mensagempor JG2009 » terça mai 25, 2010 5:45 pm

Os colegas que estejam interessados nas eleições do SNP,
podem encontrar o programa da Lista B no seguinte endereço:

http://snp2010-lista-b.blogspot.com/
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor Raquel Raimundo » terça mai 25, 2010 9:29 pm

Agradeço aos colegas que aqui colocaram informação sobre ambas as listas, mas fiquei sem perceber onde está a lista de "descontinuidade", dado que a lista A tem 9 membros dos ainda actuais órgãos do sindicato e a lista B tem 4 membros. A descontinuidade refere-se à forma e prioridades de intervenção? É que, visto de fora, fica a dúvida sobre que lista é que é de continuidade, ou se existe alguma que não o seja. Parece mais ter sido uma cisão interna do actual SNP.
Rui Duarte
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Rui Duarte » quarta mai 26, 2010 2:34 pm

Sinceramente? colegas que ainda pertencem aos actuais orgãos ou que já pertenceram não me fazem confusão. Se os que ainda estão querem mudar o marasmo em que caiu o sindicato: excelente! se os que ainda estão e não querem mudar nada: péssimo! se os que vão entrar de novo vão fazer "panelinha" com a situação ainda vigente: para lá de péssimo!
Contudo reconheço que em momento algum o sindicato teve tanta participação dos seus sócios. E muito sinceramente tal deve-se ao cuidado que a lista A teve em contactar pessoalmente os sócios, enviar uma carta de apresentação e um programa eleitoral muito bem conseguido....
UVPsicólogos
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta mai 26, 2010 4:47 pm

Mensagempor UVPsicólogos » quarta mai 26, 2010 4:54 pm

Caros Colegas,

Aqui fica o programa da Lista B "Unir e Valorizar os Psicólogos". Neste blog poderão encontrar mais informação: http://snp2010-lista-b.blogspot.com.

Deixaremos, mais logo, um post mais alargado.

Saudações e participem na votação!
UVPsicólogos
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Lista B - Mais informações

Mensagempor UVPsicólogos » quarta mai 26, 2010 6:23 pm

Mais informações acerca das propostas da lista B, neste tópico:

http://www.psicologia.com.pt/forum/viewtopic.php?t=9962
susemonteiro
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda mar 22, 2010 12:59 am

Mensagempor susemonteiro » quarta mai 26, 2010 6:47 pm

Rui Duarte Escreveu:Sinceramente? colegas que ainda pertencem aos actuais orgãos ou que já pertenceram não me fazem confusão. Se os que ainda estão querem mudar o marasmo em que caiu o sindicato: excelente! se os que ainda estão e não querem mudar nada: péssimo! se os que vão entrar de novo vão fazer "panelinha" com a situação ainda vigente: para lá de péssimo!
Contudo reconheço que em momento algum o sindicato teve tanta participação dos seus sócios. E muito sinceramente tal deve-se ao cuidado que a lista A teve em contactar pessoalmente os sócios, enviar uma carta de apresentação e um programa eleitoral muito bem conseguido....

Parece-me algo díficil que uma lista é composta por 9 membros dos Órgãos Sociais anteriores se apresente como lista de não continuidade. Se querem fazer o que dizem no programa, porque é que não o fizeram nos últimos 3 ou 6 anos que já lá estavam?

Uma pergunta para a moderação, as eleições do Sindicato são topico para o fórum da Ordem ou seriam mais para a Regulação Profissional?

SM
Manapati
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta out 16, 2008 2:08 pm

Mensagempor Manapati » quarta mai 26, 2010 8:23 pm

Raquel Raimundo Escreveu:Agradeço aos colegas que aqui colocaram informação sobre ambas as listas, mas fiquei sem perceber onde está a lista de "descontinuidade", dado que a lista A tem 9 membros dos ainda actuais órgãos do sindicato e a lista B tem 4 membros. A descontinuidade refere-se à forma e prioridades de intervenção? É que, visto de fora, fica a dúvida sobre que lista é que é de continuidade, ou se existe alguma que não o seja. Parece mais ter sido uma cisão interna do actual SNP.

Pois... Também esperaria que duas listas trouxessem maior qualidade democrática, maior transparência e rigor no processo eleitoral... porém, para além do já referido, surpreendem-me dois aspectos:
a) que numa das listas nem se perceba qual a composição dos orgãos (direcção, mesa da assembleia, conselho fiscal...) - apresentam apenas lista para a direcção, é isso?
b) pensei que num sindicato e numa lógica sindical, um dos requisitos para se ser tão somente associado fosse o de se ser trabalhador por conta de outrem - alguém me pode esclarecer?
UVPsicólogos
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Esclarecimento

Mensagempor UVPsicólogos » quinta mai 27, 2010 10:18 am

Poderão os colegas interrogar-se, de forma legítima, porque razão o programa da lista B foi apresentado tão tarde. A justificação é simples. As tentativas de impugnação constantes de que a nossa lista foi alvo, baseadas em pressupostos todos eles errados, impostas por aqueles que procuraram vencer as eleições "na secretaria", atrasaram todo o processo. Apenas na passada segunda-feira, dia 24 de Maio, às 18.00, foi emitido o parecer que permite, de forma legítima, fazer campanha e apresentar propostas. Decidimos, obviamente, respeitá-lo. Sabemos, também, que fomos os únicos a fazê-lo. Dentro do espírito democrático e respeitador que pauta a acção do Sindicato Nacional dos Psicólogos não restava, aliás, outra alternativa aceitável.
rrbr
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda mai 31, 2010 11:51 am

Re: Esclarecimento

Mensagempor rrbr » segunda mai 31, 2010 12:07 pm

UVPsicólogos Escreveu:Poderão os colegas interrogar-se, de forma legítima, porque razão o programa da lista B foi apresentado tão tarde. A justificação é simples. As tentativas de impugnação constantes de que a nossa lista foi alvo, baseadas em pressupostos todos eles errados, impostas por aqueles que procuraram vencer as eleições "na secretaria", atrasaram todo o processo. Apenas na passada segunda-feira, dia 24 de Maio, às 18.00, foi emitido o parecer que permite, de forma legítima, fazer campanha e apresentar propostas. Decidimos, obviamente, respeitá-lo. Sabemos, também, que fomos os únicos a fazê-lo. Dentro do espírito democrático e respeitador que pauta a acção do Sindicato Nacional dos Psicólogos não restava, aliás, outra alternativa aceitável.

Colegas, é verdadeiramente insustentável esta tentativa da lista B de impedir o legítimo escrutínio de vontades dentro do SNP.

A Lista B, cujo leit motiv para a existência parece ser o manter-se agarrada ao poder, ou servir de lacaios à Ordem, vem se queixar dos processos de impugnação e do atraso no envio dos votos por correspondência, quando ela própria é composta pelos responsáveis pelo envio dos votos.

Se alguém é culpado pelas impugnações é a própria lista B, que apresentou uma lista que não cumpre vários dos pontos dos estatutos do Sindicato:

1º não cumpre o articulado no 2 do artigo 3º que estipula que 2 dos membros da Direcção Nacional têm de ser da Delegação da Zona Norte;

2º é composta por vários membros que não cumprem o estipulado no artigo 1º dos estatutos, ou seja, trabalharem por conta de outrem.

Aos colegas que forem sócios do SNP, peço-vos que reflitam sobre estas questões e exijam os vossos direitos.

Saudações
UVPsicólogos
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Declaração

Mensagempor UVPsicólogos » segunda mai 31, 2010 2:48 pm

Apesar de termos, desde que nos foi permitido, estimulado o debate de ideias, pensamos que este se deve manter dentro dos limites que o bom senso e a mais simples honestidade intelectual recomendam. Foi, por isso, com alguma surpresa que lemos o post do colega rrbr. Sem querer entrar em debates rasteiros que em nada dignificam este processo, esclarecemos, apenas, alguns pontos:

- são muitos os elementos da lista A que se identificam como exercendo actividade profissional em cliníca privada (e não por conta de outrém), o que transporta a acusação que foi feita à nossa lista para o plano do absurdo;

- não são os elementos da lista B que são responsáveis pelo envio de votos. Estes apenas puderam ser enviados após o parecer da Mesa da Assembleia Geral. É um procedimento legal, atrasado, como referimos, pelas tentativas de impugnação interpostas por aqueles que procuraram ganhar as eleições "na secretaria";

- o termo "poder" utilizado pelo colega evidencia a sua visão do papel da Direcção do SNP. Na nossa lista, fazer parte da Direcção do SNP não é visto como "poder", mas antes como uma oportunidade de intervir positivamente no contexto profissional da nossa classe;

- não temos como objectivo "servir de lacaios à Ordem" nem consideramos que esse tipo de linguagem seja apropriado para discussão a este nível. Estamos atentos aos desenvolvimentos respeitantes à OPP e pretendemos, obviamente, estabelecer uma plataforma de diálogo que nos permita, antes de tudo, beneficiar os Psicólogos em Portugal.

Reservamos para depois do acto eleitoral uma declaração que, entre outros aspectos, enumerará os atropelos efectuados pela lista A a um procedimento que se quer democrático e construtivo. Até lá, pretendemos que o debate se centre nas ideias que cada um tem para o futuro do SNP e da nossa classe profissional.

Saudações, colegas.
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor Raquel Raimundo » terça jun 01, 2010 12:27 am

Gostava de tecer alguns comentários, colocar algumas questões e fazer algumas reflexões em torno das eleições para o Sindicato Nacional dos Psicólogos (SNP). Considero ser esta a melhor altura para colocar este post, dado que a eleição já teve lugar, portanto o que eu disser em nada poderá ser conotado como uma tentativa de influência devida a um favoritismo (inexistente, por sinal). Por outro lado, ainda não sabemos os seus resultados (eu pelo menos).

Começo por citar o artigo 1º dos seus estatutos: “O Sindicato Nacional dos Psicólogos é a associação sindical constituída pelos Psicólogos que exerçam a sua actividade por conta de outrem”. Sendo assim é legal que os psicólogos que exerçam actividade por conta própria se sindicalizem? É legal que façam parte de listas candidatas às eleições do SNP? É legal que façam parte dos ainda corpos gerentes do SNP?

Por que razão grande parte do que o SNP apresenta como tendo sido actividades realizadas durante o mandato dos corpos gerentes cessantes se centra na elaboração de um código deontológico para os psicólogos portugueses, quando isso é claramente uma incumbência de uma Ordem (dos psicólogos ou de outra classe profissional qualquer)? Também não encontro expressão para essa actividade no próprio artigo 9º dos referidos estatutos dedicado às competências do SNP. Se há elementos dos corpos gerentes do SNP interessados em tais matérias não seria mais honesto (com todos e a começar com eles próprios) candidatarem-se à OPP, daqui por 3 anos, já que não o fizeram em tempo útil?

No seu artigo 3º consta o seguinte: “1 - O Sindicato tem a sua sede em Lisboa, funcionando uma Delegação na zona Norte no Porto; 2 - Da Direcção da Delegação da Zona Norte farão parte cinco membros, dois dos quais pertencentes à Direcção Nacional”. Existe uma delegação na Zona Norte? Têm sido integrados colegas da zona norte na Direcção Nacional? As listas concorrentes às actuais eleições integram colegas do Norte? Por que razão apenas se considera Lisboa e a zona norte nos estatutos?

No artigo 88º refere-se que “1 - Funcionarão mesas de voto na sede do Sindicato e em cada distrito da área do Sindicato; 2 - Os elementos votarão nas mesas do distrito onde trabalham”. Este artigo dos estatutos foi cumprido nestas eleições?

Finalmente o artigo 15º refere que “a quotização mensal é de 1% das retribuições ilíquidas mensais”. Porém na ficha de inscrição online que o SNP disponibiliza no seu site http://www.snp.pt/images/stories/2009/p ... io2009.pdf é dito que “O valor do pagamento mínimo mensal da quota é de 2% do salário mínimo nacional (9.00 Euros)”. Em que ficamos?

Por que razão me dou ao trabalho de fazer estas questões/ observações?

1) Em Fevereiro assisti em Braga ao Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, organizado pela APP (Associação Portuguesa de Psicologia), uma associação científica, e fiquei muito orgulhosa pela qualidade do mesmo a todos os níveis (contributos científicos, instalações, acolhimento, organização, etc.), comparativamente com outros congressos nacionais e internacionais em que tenho participado lá fora. Orgulhosa, claro, por ter sido no meu país e organizado por portugueses, porque "A ciência não tem pátria", mas o coração tem!

2) Depois de anos de uma espera infindável e de muita luta para termos uma Ordem profissional que nos permita organizar a classe, sermos melhores profissionais, termos uma classe reconhecida e que presta os melhores serviços ao cidadão comum que deles usufrui, o Sonho tornou-se realidade. O dia 16 de Abril de 2010 ficará gravado na minha memória como um momento muito emocionante capaz de mostrar que os psis, não só são capazes de se unir por uma causa comum (mesmo perante muitos obstáculos), como são sobretudo seres muito resilientes.

3) Pois … creio que falta aqui o trabalho desenvolvido pelo Sindicato que não é uma organização recém-criada que se está a organizar, mas que existe já desde 1972. Talvez a minha esperança seja mesmo a de poder escrever mais qualquer coisa daqui por uns tempos, porque acho que não devem ser só alguns a ter de prestar contas por aquilo que fazem e a cumprir a lei. Talvez assim fique mais claro onde quero chegar, independemente de quem vença as eleições.
UVPsicólogos
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Resposta à colega Raquel Raimundo

Mensagempor UVPsicólogos » terça jun 01, 2010 9:22 am

Cara Colega Raquel Raimundo,

Gostaríamos de agradecer o seu contributo para a discussão. Na nossa qualidade de Lista candidata às eleições do SNP, não consideramos proveitoso envolvermo-nos numa discussão estatutária profunda.

Referir-nos-emos, apenas, à questão do Código que cita. Fá-lo, antes de mais, de forma errada, pois o mesmo não foi elaborado pelo SNP, mas por um conjunto de associações representativas dos Psicólogos. O SNP limitou-se a contribuir para a sua elaboração. Afirma, de seguida, que a elaboração do Código é da exclusiva responsabilidade da Ordem, sem saber, porventura, que a Comissão Instaladora da Ordem comprometeu-se a aceitar este Código como o Código a ser aplicado no futuro.

Manifestamos, ainda, a nossa perplexidade pelo clima de SNP vs. Ordem que algumas pessoas parecem querer alimentar. Todos consideram a criação de uma Ordem um momento importante da Psicologia em Portugal, sem que isso necessite de ser afirmado de uma forma constante. Não resta qualquer dúvida, também (e se a colega as tem, visite os tópicos do fórum e leia as observações dos colegas), que a implementação da Instituição, nos moldes em que ocorreu, está longe de ser pacífica e consensual.

De qualquer forma, o objectivo do SNP é trabalhar em conjunto com a Ordem, como já referimos, no sentido de beneficiar a nossa classe profissional. Em momento algum se pretende hostilizar quem quer que seja, ao contrário daquilo que é a percepção de alguns colegas.

Saudações.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes