Avaliação extraordinária-alunos em retenção repetida

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Joao_Freire_FHP
Membro Regular
Membro Regular
Registado: segunda jul 05, 2010 4:12 pm

Avaliação extraordinária-alunos em retenção repetida

Mensagempor Joao_Freire_FHP » segunda jul 05, 2010 4:23 pm

Já andava com alguma vontade de discutir esta questão, mas precisamente por até agora estar imbuido nela não me ocorreu vir cá ao fórum.
Passo a dizer:
Certamente que quem está nas escolas chega a esta altura e vê-se na necessidade de dar um parecer ao abrigo do 50/2005 (planos de recuperação e alunos em retenção repetida), naquilo que se chama avaliação extraordinária. Não pretendendo debater ou questionar a validade deste processo ou a adequação à realidade de que muitas vezes os despachos educativos estão desprovidos, gostaria de saber o que têm os colegas a dizer acerca disso. Como a fazem? O que acham? Que feedback têm e que valor é atribuído pela escola? Usam provas, entrevistas?

Fico a aguardar opiniões!
Cumps
eli
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta abr 18, 2007 2:45 pm

Mensagempor eli » quarta jul 07, 2010 8:18 pm

Eu costumo fazer todos os anos. faço a avaliação dos alunos antes de acabarem as aulas, caso contrário não os apanho depois. Respondem a um questionário sobre a sua percepção da retenção, as dificuldades que tiveram ao longo do ano, as estratégias de recuperação aplicadas e as intenções para o ano seguinte. Faço também um pequeno despiste de eventuais dificuldades através da AR, Vr e Nr da BPR.
A importância é relativa de escola para escola. Acho que vale tanto como o resto do plano. E mais não digo.
Joao_Freire_FHP
Membro Regular
Membro Regular
Registado: segunda jul 05, 2010 4:12 pm

Mensagempor Joao_Freire_FHP » domingo jul 11, 2010 12:10 pm

[quote="eli"]Eu costumo fazer todos os anos. faço a avaliação dos alunos antes de acabarem as aulas, caso contrário não os apanho depois. Respondem a um questionário sobre a sua percepção da retenção, as dificuldades que tiveram ao longo do ano, as estratégias de recuperação aplicadas e as intenções para o ano seguinte. Faço também um pequeno despiste de eventuais dificuldades através da AR, Vr e Nr da BPR.
A importância é relativa de escola para escola. Acho que vale tanto como o resto do plano. E mais não digo.[/quote]

Agradeço a resposta. No meu caso o valor atribuído ao meu parecer é significativo, uma vez que também sou conselheiro no Pedagógico e acabo por conhecer bem os garotos sujeitos à avaliação. Daí querer um processo efectivamente objectivo, que já começo a obter..
O questionário que utilizas é de resposta aberta, suponho? Parece me uma ideia muito interessante. Já utilizei também em algumas circunstancias a BPRD, mas vai variando consoante a necessidade. Por exemplo, este ano utilizei um teste para avaliaçao da atençao (D2).

Bem, o cerne da questão é que varia, não há directivas concretas. Por exemplo, contemplam se critérios cognitivos, sócio emocionais, vão se mais a dominios vocacionais? ou tudo isso?

Obrigado por responderes!
psicrita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jan 11, 2007 3:39 pm
Contacto:

Mensagempor psicrita » segunda ago 16, 2010 12:42 pm

Olá colegas,

Tal como em qualquer avaliação, a aplicação de provas depende do caso... Há alunos em que eu sinto necessidade de fazer despiste cognitivo pelas sugestões de défice ou qualquer compromisso cognitivo, noutros privilegio a avaliação de cariz mais psico-emocional. Independentemente dos casos, faço uma pequena entrevista, onde abordo as suas percepções sobre a vida escolar, a possível retenção, soluções para aumentar o sucesso escolar... à semelhança das questões evocadas pelo questionário da colega.

Espero ter ajudado!
Saudações :wink:[url][/url]

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes