Programa de Competências Sociais

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

eu
Membro Regular
Membro Regular
Registado: segunda jul 10, 2006 6:22 pm

Programa de Competências Sociais

Mensagempor eu » quinta out 07, 2010 8:41 pm

Olá colegas, algum de vós já fez este tipo de Programa em contexto de sala de aula numa escola?? É que eu vou fazer em algumas turmas e tou à nora:( não faço a mínima ideia de como fazer.........alguém para ajudar???

Obrigadinhoooo,
IHassamo
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta out 30, 2009 10:52 pm

Mensagempor IHassamo » quinta out 07, 2010 10:48 pm

Estuda!
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » quinta out 07, 2010 11:47 pm

Quais as competências que tens que trabalhar? quais são as idades? que competências cognitivas? (....) não há programas mágicos, tens que saber preparar actividades mais ludicas ou mais teoricas, de acordo com o perfil da tua população.
johnnyblue1981
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça mar 10, 2009 11:49 pm

Re: Programa de Competências Sociais

Mensagempor johnnyblue1981 » sexta out 08, 2010 9:40 am

eu Escreveu:Olá colegas, algum de vós já fez este tipo de Programa em contexto de sala de aula numa escola?? É que eu vou fazer em algumas turmas e tou à nora:( não faço a mínima ideia de como fazer.........alguém para ajudar???

Obrigadinhoooo,

Olá, aconselho a ler este livro:
Competências sociais: aspectos comportamentais emocionais e de aprendizagem
João A. Lopes
Robert B. Rutherford
M. Conceição Cruz
Sarup R. Mathur
Mary M. Quinn

http://www.psiquilibrios.pt/cat2007-EdPsiq-jl.html

Lá encontra tudo o que precisa. Bom trabalho!
curalha
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: terça jul 21, 2009 7:52 pm

Mensagempor curalha » sexta out 08, 2010 10:17 am

estuda!! e são estas pessoas são selecciondas para trabalhar! como?
eli
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta abr 18, 2007 2:45 pm

Mensagempor eli » sexta out 08, 2010 10:33 am

porque são educadores sociais, para os quais, pelos vistos, não é preciso despacho de autorização. E depois vêm perguntar aos psicólogos como se faz....
johnnyblue1981
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça mar 10, 2009 11:49 pm

Mensagempor johnnyblue1981 » sexta out 08, 2010 3:09 pm

eli Escreveu:porque são educadores sociais, para os quais, pelos vistos, não é preciso despacho de autorização. E depois vêm perguntar aos psicólogos como se faz....

O/A colega apenas veio pedir ajuda, é desnecessário crucificá-lo/a. Quem quiser, ajuda-a. Quem não quiser, pelo menos não a ofenda.

Sou Psicólogo licenciado pela Faculdade com média de entrada mais alta e durante o curso ninguém me ensinou a desenvolver programas de competências sociais em contexto de sala de aula. No entanto, quando tive de fazer um trabalho semelhante, também pedi ajuda, o que não quer dizer que pedi que fizessem o trabalho por mim.

Pelos vistos, a capacidade empática dos colegas anda um pouco por baixo.
bolinhaass
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado abr 19, 2008 10:21 pm

calma

Mensagempor bolinhaass » sexta out 08, 2010 3:37 pm

Pessoal, eu falo por mim, mas este fórum é para nos ajudarmos, e nao nos lixarmos e dizermos mal dos outros. Sejamos colegas de profissão e não funcionemos como a suposta ordem, que nada faz para nos ajudarmos. Temos de nos ajudarmos e elevarmos bem alto o orgulho que temos pela nossa profissão,já que é uma das áreas que tem mais licenciados no nosso país.
soniasilvagomes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta abr 02, 2008 9:06 pm

Mensagempor soniasilvagomes » sexta out 08, 2010 5:20 pm

Que vergonha para os colegas psicólogos que responderam de forma pouco simpática.
!! Olá colega, eu tb fui colocada numa escola, sou Psicóloga e também tenho algumas dúvidas quanto a esses programas. Tenho tentado recolher material da internet e não só. Felizmente tenho pessoas que me vão ajudar.
Envie-me uma mensagem que tento ajudá-la naquilo que souber.

Cumprimentos.
eu
Membro Regular
Membro Regular
Registado: segunda jul 10, 2006 6:22 pm

Mensagempor eu » sexta out 08, 2010 6:47 pm

Pois colegas, o melhor de tudo é q eu falo de barriga CHEIA e vcs andam com ela VAZIA.

Já viram a diferença, ou querem q faça um desenho?? E é por isto mm q não conseguem trabalho, não há humildade. Gostaria de saber se vcs sabem tudo....

Enfim....
paulojpsilva
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta out 21, 2009 12:46 pm

Mensagempor paulojpsilva » sexta out 08, 2010 7:20 pm

Caro colega "eu" seja superior a gentinha que tem a mania que é "sábio" e ignore...

Bem, se não se conseguir desenrrascar com o que os colegas lhe disseram eu sei que devo ter alguma coisa desse tipo, em arquivo...
Mas o melhor será mesmo ver bem as competências que quer trabalhar e procurar actividades/ dinâmicas de grupo que vão nesse sentido e construir o seu próprio programa. Tenha calma e se necessário peça ajuda que eu vejo o que posso fazer... e já agora parabéns por ter a humildade necessária de pedir ajuda.
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » sexta out 08, 2010 7:22 pm

eu Escreveu:Pois colegas, o melhor de tudo é q eu falo de barriga CHEIA e vcs andam com ela VAZIA.

Já viram a diferença, ou querem q faça um desenho?? E é por isto mm q não conseguem trabalho, não há humildade. Gostaria de saber se vcs sabem tudo....

Enfim....

Sabe eu nao me meto neste genero de conversas que nao interessam e facilmente caem em conversa de café.
Ignoro ou se acho que devo ajudar posso mandar pm ou algum comentario, se acho que a situaçao carece de ser melhor exposta p tomar uma posiçao.
Mas depois desta sua intervenção que DE HUMILDE NAO TEM NADA... desprezo é a palavra que define a minha postura face a criaturas como sua excelencia. Farto e obseso pois come de tudo, ate do que nao devia! possivelmente um dia alguem observa melhor o que vales e n mais te dês mexid@. Mas isso n me incomoda nada! Só lamento quem vai levando consigo.
Eu ando de barriga vazia, mas olhe q já me foi dada oportunidade mas NUNCA me ocorreu aceitar cunhas, mto menos trabalhos ou funçoes p os quais n tenho competencia.
Uma coisa é falta de prática e pedidos de ajuda/informação que por aqui se lê. Esses acho que merecem consideração e algumas indicações.
Voce diz que nao conheçe programas nessa área nem sabe o que e como fazer. Está portanto no limite da sua (in)competencia! Em vez de tentar indicar humildemente, a quem lhe apontou o dedo, a hipotese de estarem a fazer julgamentos antecipados, chega aqui em tom agressivo e irónico...
Repito criaturas assim de inconscientes são apenas repugnantes. Desprezo. Espero nao encontrar sua excelencia um dia! Mais vale mesmo estar de barriga vazia... senão vomitava!

Mais estranho mto que qualquer curso, na vertente de educação, nao incida sobre estes conteudos.
Todos temos duvidas etc, mas a forma como expôs a sua situaçao nem foi de duvida, foi mesmo de "andar às aranhas". Ainda tem paleio p vir c ironias!!! que falhad@!!!
filipe_saraiva
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: domingo mar 09, 2008 7:05 pm

Mensagempor filipe_saraiva » sexta out 08, 2010 11:52 pm

eu Escreveu:Pois colegas, o melhor de tudo é q eu falo de barriga CHEIA e vcs andam com ela VAZIA.

Enfim....

E você colega critica exactamente aquilo que não tem: Humildade e respeito pelos outros.
rituxa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 08, 2008 9:43 pm
Contacto:

Mensagempor rituxa » domingo out 10, 2010 5:03 pm

não consegui ficar indiferente a estes comentários... pelo lado negativo... claro! (por ambas as partes) :( coloquem todos a mão na vossa consciência... e reflictam bem as coisas que dizem neste forum... na verdade somos psicólogos... ou pelos menos alguns conseguem outros nem por isso... nunca o chegam a ser... pois ser psicólogo é muito mais do que conhecimento e ter um trabalhinho com um salário ao fim do mês... para o sermos realmente temos de ser bons seres humanos... de outra forma nunca chegamos ao outro verdadeiramente. Cresçam e coloquem de parte as frustrações... sejam tolerantes!
Rita Machado
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » domingo out 10, 2010 6:51 pm

rituxa Escreveu: na verdade somos psicólogos...

Somos? aí é q está a questao.
Isto é um forum aberto é preciso ter isso presente. Como tal nem só formados em psicologica estão aqui. E certas questoes que se colocam (melhor a forma como se colocam e a forma de responder) fico com serias duvidas se a formaçao de quem está a fazer o pedido é realmente na area... ou pelo menos na area em que está a exercer.
E isso marca toda a diferença.

Como ja referi, uma coisa é falta experiência pratica, outra é realizar actividades p as quais n se tem a devida formaçao (nem teorica nem pratica).
E nao podemos supor que alguem é psicologo só pq coloca aqui uma questao. Todos conhecemos pessoas de formaçoes dispares que exercem como psicologos.
N me ofende alguem ter pca experiencia, eu tb a tenho em mil e uma areas. N me ofende que se procure conhecimento... todos procuramos (ou deviamos procurar).
Mas há forma de reagir e responder absurdas, sobretudo p profissionais da nossa area. Ainda q outros possam ter interpretado inicialmente mal a nossa situaçao/questao.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes