PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES!

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Osso Duro De Roer
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado jul 24, 2004 5:40 pm

PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES!

Mensagempor Osso Duro De Roer » quarta ago 30, 2006 9:19 pm

Psicólogas e Psicólogos Organizacionais:

- Num "Universo-Psicologia" dominado por outras áreas como Clinica e Educacional... este tópico é para nós!

Venham dai todas as vossas opiniões, criticas, relatos, experiências, desabafos, sugestões, e o que mais quiserem, sobre tudo o que envolve esta área!
Rakir
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jun 27, 2005 12:51 am

Mensagempor Rakir » quinta ago 31, 2006 8:09 pm

Talvez sejamos menos mas igualmente bons! :lol: 8)
Osso Duro De Roer
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado jul 24, 2004 5:40 pm

Mensagempor Osso Duro De Roer » terça set 05, 2006 10:47 pm

Em termos de Psicologia, a maior parte do "bolo" investimento por parte da Administração de quase todas as Universidades é quase todo feito na área Clinica...Os de Organizacional são quase ostracizados, passe o exagero.
Serão justas estas discrepancias?
Cristina Quartas
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta ago 03, 2006 12:05 am
Contacto:

Psicologia das Organizações vs Psicologia da Saúde/Consulta

Mensagempor Cristina Quartas » segunda dez 04, 2006 12:34 am

Olá a todos!

Quanto a este assunto, a minha opinião é um pouco diferente. Eu estou a tirar Psicologia na área do "Trabalho e das Empresas" na FPCE-UP.
Ao longo dos 1ªs quatro anos temos cadeiras que abordam todas as áreas. No quarto ano temos cadeiras do "tronco comum" e cadeiras especificas da área que escolhemos. Depois no 5º ano é exclusivamente direccionado para a área em questão.
Efectivamente, a área de Trabalho sempre foi a menos escolhida. Em oposição à área de Saúde e Consulta.
No entanto, após a licenciatura podemos exercer qualquer uma das áreas. Apenas ficamos com uma pré-especialização numa área específica.
Por aquilo que sei, a área de trabalho tem muita saída. Não conheço nenhum colega que tenha acabado o curso nesta área e esteja sem emprego.
Contudo, ainda existe muito a ideia que Saúde e Clínica são mais bonitas! Sonhos que a realidade acaba por desfazer, quando se acaba o curso e se fica desempregado, com um mercado cheio de psicologos nestas áreas.
Depois, vê-se muitos destes jovens a irem trabalhar para Empresas ou Centros de Formação.
Eu penso que as coisas tendem a mudar. Até mesmo pelas dificuldades crescentes do mercado de trabalho.
Quando ao ensino privado, sei que é diferente. Pois a licenciatura insere apenas numa só área.

Mas o importante, é que se goste mesmo desta área (Psicologia), depois... dependenderá das oportunidades, dos projectos, dos sonhos, etc.

Boa sorte e ... sigam sempre ao encontro dos vossos sonhos. O mais interessante e bonito aos nossos olhos será sempre tudo aquilo a que nos dedicarmos de "corpo e alma".

Cristina Quartas
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » quinta nov 29, 2007 11:55 pm

Olá colegas! Também sou da área das organizanizações!Sou licenciada em Psicologia, ramo social e das organizações!

Foi a minha primeira opção, mesmo por gosto. Pensava que era a área que mais emprego oferecia, álias, na teoria é... mas na prática um recém licenciado não consegue trabalho como técnico de recursos humanos, ou similar, visto a maioria das empresas solicitarem no minimo 2 anos de experiência profissional na área! E depois ainda temos a concorrência dos licenciados em Gestão de Recursos Humanos, dos Sociólogos organizacionais...

Aconteceu-me tudo o que menos esperava, consegui sim, um estágio profissional na área ligada à clinica, mais precisamente em neuropsicologia! Uma área que também gosto bastante!! Agora para me sentir mais confiante estou a começar investir em formação especifica em neuropsicologia.

Mas o verdadeiro bichinho nunca morre e nunca perderei a esperança de conseguir emprego na área das organizações, mais especificamente dos recursos humanos. :wink:
anabela82
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado abr 28, 2007 3:48 pm

Mensagempor anabela82 » quarta dez 05, 2007 5:31 pm

Também escolhi a área de psicologia das organizações pensando que era a área que tinha mais empregabilidade, mas afinal não. Acabei o curso há um ano e ainda não encontrei trabalho na área e não sei quando vou encontrar por este andamento. Mas a esperança é a última a morrer.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante