Página 1 de 1

Intervenção num jardim de infância

Enviado: terça dez 18, 2007 10:54 pm
por psyco
Olá colegas,

Sabem dizer-me que tipo de intervenções pode um psicólogo efectuar num jardim de infância?

Cumprimentos

Enviado: quarta dez 19, 2007 12:58 am
por *Marta*
Ui... esta pergunta dava pano para mangas...
Basicamente podes fazer (quase) tudo o que farias numa escola normal, sempre com cuidado de adaptar tudo à faixa etária em questão... Desde programas de promoção cognitiva, competências de estudo (é verdade! já há materiais neste sentido!), programas de desenvolvimento socio-afectivo e até mesmo avaliar as competências junto dos meninos mais velhos que serão necessárias ao 1.º ano do 1.º ciclo e aperfeiçoar as áreas menos fortes... Entre outras...
Claro que existem também as avaliações e intervenções de carácter individual, mediante alguma problemática mais particular.
Espero ter ajudado!!

Enviado: quarta dez 19, 2007 5:03 pm
por psyco
Claro que ajudou. Obrigada.

Enviado: segunda mar 03, 2008 9:10 pm
por Salvaterra
concordo plenamente, para além do apoio que também pode ser dado aos educadores ao nivel de sala de aula caso seja necessário.

Enviado: domingo mar 16, 2008 5:28 pm
por resomar
Eu estou a desenvolver actividade numa IPSS, que entre outros serviços presta serviço no âmbito de creche, jardim de infância, ATL 1º, 2º e 3º ciclo.
As minhas principais actividades/funções são:

Consuta psicológica
Intervenção junto de crianças portadoras de NEE ao abrigo do DL 3/2008 ou que evidenciem dificuldades ao nível do seu desenvolvimento
Promoção da Qualidade do Contexto Educativo
Consultoria a famílias e técnicos
Dinamização de Projectos que potenciem o desenvolvimento de crianças e jovens (ex. literacia/numeracia, transição para o 1º ciclo, competências sócio-emocionais, educação para os afectos, orientação vocacional, envolvimento parentalentre outros)
Promoção de acções de informação/formação

Espero ter ajudado, ainda que tardiamente