Hipnoterapia

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

damasco
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta nov 25, 2004 8:08 pm

Hipnoterapia

Mensagempor damasco » quarta jan 16, 2008 1:51 pm

Procuro informações sobre formação em hipnoterapia, sobretudo em locais no Centro e Norte do país. Toda a informação será bem-vinda.
Psic26
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda set 10, 2007 12:59 pm

Mensagempor Psic26 » quarta mar 12, 2008 12:08 pm

Olá,Damasco.
As informações que tenho em relação à hipnoterapia, localiza-se na região norte. Existe a "Universidade Profissional do Norte", tem uma pós-graduação em Hipnose Clínica; a clínica do Dr.Joel Abreu www.joelabreu.com tem várias formações; London College for Clinical Hypnosis www.hipnose.net é em Inglaterra, e é recomendado por diversos hipnólogos na área de Especialização.

Espero que tenha ajudado.

Cumprimentos
damasco
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor damasco » quarta mar 12, 2008 12:14 pm

Obrigado! :)
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » quarta mar 12, 2008 1:57 pm

Cuidado com isso!
Antes de se inscrever nesses cursos veja bem quem são os formadores!
Andam por aí uns cursos cujos formadores são Leigos, e depois só ensinam baboseiras e disparates!
Tudo o que diga respeito a terapias de regressão a vidas passadas e outras parvoíces, fuja disso...
Procure antes uma formação numa Universidade ou Instituto ligada á psicologia ou medicina! :wink:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
Helca2
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta nov 01, 2007 3:45 pm

Hipnoterapia

Mensagempor Helca2 » segunda mar 17, 2008 6:04 pm

:shock: Caro Psirui

Quem lhe disse que terapia regressiva era uma parvoíce?
Gostava mesmo de saber em que se baseia parafazer uma afirmação tão radical...
concordo consigo quando diz que devemos saber quem são os formadores de facto andam por aí muitos que deveriam estar a fazer outra coisa.
Recomendo ao colega Damasco que solicite informações sobre o curso de Hipnose Clínica no departamento de formação avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa... ou será que aqui também não é de confiança? :wink:
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » segunda mar 17, 2008 7:08 pm

Eu também partilho da ideia que a hipnose regressiva é algo parvo. Sorry sou céptico:)
"Vive o Minuto ao Segundo"
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Re: Hipnoterapia

Mensagempor psirui » segunda mar 17, 2008 8:16 pm

Helca2 Escreveu::shock: Caro Psirui

Quem lhe disse que terapia regressiva era uma parvoíce?
Gostava mesmo de saber em que se baseia parafazer uma afirmação tão radical...
concordo consigo quando diz que devemos saber quem são os formadores de facto andam por aí muitos que deveriam estar a fazer outra coisa.
Recomendo ao colega Damasco que solicite informações sobre o curso de Hipnose Clínica no departamento de formação avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa... ou será que aqui também não é de confiança? :wink:

Cara,
Digo -lhe eu, que essa história da terapia de regressão a vidas passadas...é charlatanice!
Baseio-me, no que aprendi, durante a minha formação em hipnose clínica, com um conceituado professor de psicologia e hipnoterapia da Universidade de Barcelona!
Só uma pergunta:
Já reparou que quase toda a gente que regressa a vidas passadas, foi alguém muito importante ou muito conhecido nessa vida?
Além disso, a ser possível, teria que aceitar a teoria da reencarnação! :? :? :?
Ora....parece me pouco provável.... :wink:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » terça mar 18, 2008 10:22 am

Se isso for possível, converto-me ao budismo.
"Vive o Minuto ao Segundo"
patriciamarques
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 6:48 pm
Contacto:

Mensagempor patriciamarques » terça mar 18, 2008 3:45 pm

psirui Escreveu:Baseio-me, no que aprendi, durante a minha formação em hipnose clínica, com um conceituado professor de psicologia e hipnoterapia da Universidade de Barcelona!

Caro colega, onde fez a sua formação? :wink:
Patrícia Marques
Psicologa Clínica
www.patriciamarques.pt.vu
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » quarta mar 19, 2008 1:07 am

patriciamarques Escreveu:
psirui Escreveu:Baseio-me, no que aprendi, durante a minha formação em hipnose clínica, com um conceituado professor de psicologia e hipnoterapia da Universidade de Barcelona!

Caro colega, onde fez a sua formação? :wink:

Seguiu... PM! :wink:
patriciamarques
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 6:48 pm
Contacto:

Mensagempor patriciamarques » quarta mar 19, 2008 2:21 pm

tks! :wink:
Patrícia Marques
Psicologa Clínica
www.patriciamarques.pt.vu
Helca2
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Helca2 » quarta mar 19, 2008 10:07 pm

Caro Psirui
Não quero alimentas polémicas sobre este assunto, apenas acho que não devemos fazer afirmações tão radicais... porque se calhar não é bem assim. Se calhar o problema está mais na capacidade e nível moral de quem trabalha com essas técnicas e não nelas propriamente ditas.
A Hipnose pode ser bem usada e mal usada, depende de quem e como a aplica. Na sua formação não aprendeu isso?! pode ser que assim seja mesmo uma charlatanice e acredito andam por aí muito...

Quanto à regressão, temo que esteja mal informado, isso de identificação com grandes figuras históricas é indicativo do mau uso da técnica, ou má gestão do processo, pois tanto quanto sei, regra geral surgem vidas bem sofridas e miseráveis. E nem sequer importa que vida se revive, o que interessa é a resignificação do conteúdo que pode bem ser simbólico e mais ainda a catarse que uma sessão bem conduzida alcança.
E a catarse cura, ou tem dúvidas? :wink:
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » quinta mar 20, 2008 3:07 am

Helca2 Escreveu:Caro Psirui
Não quero alimentas polémicas sobre este assunto, apenas acho que não devemos fazer afirmações tão radicais... porque se calhar não é bem assim. Se calhar o problema está mais na capacidade e nível moral de quem trabalha com essas técnicas e não nelas propriamente ditas.
A Hipnose pode ser bem usada e mal usada, depende de quem e como a aplica. Na sua formação não aprendeu isso?! pode ser que assim seja mesmo uma charlatanice e acredito andam por aí muito...

Quanto à regressão, temo que esteja mal informado, isso de identificação com grandes figuras históricas é indicativo do mau uso da técnica, ou má gestão do processo, pois tanto quanto sei, regra geral surgem vidas bem sofridas e miseráveis. E nem sequer importa que vida se revive, o que interessa é a resignificação do conteúdo que pode bem ser simbólico e mais ainda a catarse que uma sessão bem conduzida alcança.
E a catarse cura, ou tem dúvidas? :wink:

Cara,
Tem toda a razão quando diz que a hipnose, como técnica, pode ser mal ou bem usada! Alías, como deve saber, usada isoladamente, ou seja, sem estar inserida num processo, onde funciona como técnica complemetar ao tratamento psicoterapêutico, perde a sua utilidade!
Quanto à regressão a vidas passadas, volto a dizer-lhe que pelas últimas informações que possuo, isso ainda não é possível! Mas se você tem fé nisso...
Por último, a catarse cura, mas para isso acontecer, torna se necessário que o produto dessa catarse, seja elaborado e integrado pelo paciente! Ou tem dúvidas? :wink:

Ps: Este último parágrafo, dá umas pistas sobre a necessidade de alguém que utiliza esta técnica tenha uma sólida formação em psicologia ou psiquiatria!
Helca2
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Helca2 » quinta mar 20, 2008 3:29 pm

Assim está melhor :wink:
Mas insisto, caro Psirui, informe-se melhor sobre a Terapia Regressiva, os seus avanços no mundo e também em Portugal. Temos formação séria por cá, alicerçada na experiência dos melhores investigadores do mundo, ainda que andem por aí outras que enfim...e olhe que é um instrumento valioso!
E claro, tal como a hipnose deve ser aplicada por profissionais devidamente preparadas, nunca como um fim em sim mesmo, mas como parte de um processo.
E claro uma catarse isolada sem a devida resignificação e integração não serve para nada. Se assim fosse bastaria chorarmos pelos cantos e tudo se resolveria :roll:
psirui
Membro Expert
Membro Expert

Mensagempor psirui » quinta mar 20, 2008 7:29 pm

Helca2 Escreveu:Assim está melhor :wink:
Mas insisto, caro Psirui, informe-se melhor sobre a Terapia Regressiva, os seus avanços no mundo e também em Portugal. Temos formação séria por cá, alicerçada na experiência dos melhores investigadores do mundo, ainda que andem por aí outras que enfim...e olhe que é um instrumento valioso!
E claro, tal como a hipnose deve ser aplicada por profissionais devidamente preparadas, nunca como um fim em sim mesmo, mas como parte de um processo.
E claro uma catarse isolada sem a devida resignificação e integração não serve para nada. Se assim fosse bastaria chorarmos pelos cantos e tudo se resolveria :roll:

Pois cara colega...
A regressão a vidas passadas....é como lhe digo...parece me muito díficil, se é que me está a entender...
Mas não me importo de discutir esse assunto consigo ou com mais alguém interessado! :wink:
E o processo de catarse,como sabe, é bem mais do que chorar.... :wink:
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » quinta mar 20, 2008 11:33 pm

Eu acredito no Pai Natal, na cegonha que vem trazer os meninos e na Terapia regressiva....

Agora a sério, a hipnose é uma área reconhecida pela apa

http://www.apa.org/topics/topichypnosis.html

Agora, terapia de regressão é mais um tópico da revista maria e do jornal o crime... que também traz o professor bambo. Eu não credito, mas cada um sabe de si. Mas não me venham dizer que a terapia regressiva é eficaz ou científica...
damasco
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor damasco » sexta mar 21, 2008 1:52 pm

Helca2 Escreveu:Agora, terapia de regressão é mais um tópico da revista maria e do jornal o crime... que também traz o professor bambo. ...

Minha nossa :shock: :o
Lá que aparece muita trata nas revistas, até concordo... mas tirar conclusões a partir daí...
Porque em vez de perder tempo com revistas de cordel não se dão ao trabalho de pesquisar um pouco e abrir horizontes? inúmeros estudos pr profissionais amplamente reconhecidos, acompanhando os avanços da física quantica, evidências fortes na prática clínica, melhoras substanciais em imensos casos...
Nem entendo porque os psicologos se queixam tanto da vida, com mentes tão fechadas... pois deixam o seu lugar livre para Bambos e outros que tais...[/quote]

Certa vez, um senhor muito sábio dizia que, e passo a citar: "o Homem ocidental abriu tanto a mente que corre o risco de o cérebro lhe cair".
Não tenho a menor dúvida que a regressão a vidas passadas seja um campo de discussão altamente motivante, mas isso não faz parte do campo de estudo da Psicologia. Certamente, haverá psicólogos a estudar regressão a vidas passadas, e ainda bem!. Mas nesse caso não estão a estudar Psicologia, estão a estudar outra coisa qualquer. O objecto de estudo da Psicologia é a consciência e a actividade mental (já sei, há-de haver sempre quem não concorde ou que queira acrescentar outras coisas!).
Há uns dias li que um estudo de uma Universidade Checa concluiu que, quanto mais cerveja um cientista consumir, menores são as hipóteses de ver as suas pesquisas publicadas ou citadas. Pode até haver alguma correlação estatística, mas não deixa de ser um absoluto disparate ( http://www.pplware.com/2008/03/19/cerve ... ientistas/ ).
hnemorais
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta dez 26, 2007 11:11 am

Mensagempor hnemorais » segunda mai 12, 2008 6:07 am

Existe um curso muito simples e prático, podem ver no seguinte site:
E-mail: instituto_hipnologia@hotmail.com

Web site: http://groups.msn.com/hipnoseclinica
telemóvel: 91993 4691

****Este próximo fim-de-semana há em Oliveira do Bairro; com um Professor que vem do Brasil e que é autor da técnica Hipnose Condicionativa; só está em portugal duas vezes por ano, é de aproveitar.
eu fiz o curso e tem sido muito útil na prática de psicologia!!!

espero ter ajudado!!!
"O bem que fizermos na véspera é o que nos traz a felicidade pela manhã"!

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes