CIF - quem já começou a utilizar?

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Meia_Lua
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quinta out 25, 2007 10:40 pm

CIF - quem já começou a utilizar?

Mensagempor Meia_Lua » quarta jan 16, 2008 9:57 pm

Caros colegas
Para os que não sabem, o decreto-lei 319 que regulamentava o Regime Educativo Especial morreu na semana passada.. Foi revogado pelo actual DL 3/2008, o qual passará a reger a intervenção das equipas de apoio educativo, e assim, a nossa intervenção nas NEE enquanto psicólogos, nomeadamente ao nível da avaliação...

Essa avaliação deverá ser feita com base na CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Doença.

Já algum dos colegas começou a utilizar a CIF?
Penso que nem todas as Equipas e técnicos tiveram formação suficiente para arrancar com segurança com isto, mas assim terá que ser...

Gostava de saber a vossa opinião e experiência com a dita Classificação.

Saudações Psis :)
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

CIF

Mensagempor SGFernandes » quarta jan 16, 2008 10:32 pm

Eu também trabalho numa escola e estou agora a começar a usar a CIF, mas acho que há parâmetros que são dificeis de usar já para nao falar nalgumas definições um pouco dúbias... Também não tive qualquer formação na área, mas vou lendo o pouco que existe de documentação e discutindo com colegas psi ou profs de apoio educativo. Inscrevi-me numa formação online mas só começa em Fevereiro.
Meia_Lua
Membro Amador
Membro Amador

Mensagempor Meia_Lua » quarta jan 16, 2008 10:38 pm

Na minha escola já fizemos uma proposta para termos formação,uma vez que a CIF é de facto um pouco dúbia de convém esclarecer todas as dúvidas... Também tenho lido as orientações e os manuais, mas ainda assim sinto falta de uma formação mais específica, assim como os professores e restantes técnicos também...onde vai ser essa formação on-line, podes indicar-me o site?

Obrigado.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

CIF

Mensagempor SGFernandes » quarta jan 16, 2008 10:46 pm

Sim, claro.

www.psicotemaweb.com

PS: Na minha escola tb queríamos formação mas a "chefia" deu-nos uma dakelas respostas do tipo "isso interessa-te a ti portanto tu é que tens de procuara formação"... Sem comentários :shock:
Meia_Lua
Membro Amador
Membro Amador

Mensagempor Meia_Lua » quarta jan 16, 2008 10:47 pm

Obrigado!

Na minha escola a formação foi bem aceite, estamos é com problema em arranjar quem dê a formação...
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » quarta jan 16, 2008 10:52 pm

Eu já trabalhei com a CIF, ainda que de forma preliminar, no ano passado. As definições são dúbias e, por vezes, existe dificuldade e avaliar determinados parâmetros.
A formação que houve para os técnicos da minha escola (eu não fui porque era estagiária e não tinha disponibilidade naquele dia) foi dada por elementos da DREC. Agora não devem ter mãos a medir!!
Meia_Lua
Membro Amador
Membro Amador

Mensagempor Meia_Lua » quarta jan 16, 2008 10:56 pm

*Marta* Escreveu:foi dada por elementos da DREC. Agora não devem ter mãos a medir!!

Exactamente, penso que são os técnicos da DREC que andam a fazer essas formações, e é exactamente por indisponibilidade deles para já, que estamos à espera...

Outra questão, colega SGFernandes: já consultei o site.. o curso será através da plataforma Moodle, a qual tb nunca utilizei! :? Tem alguma formação específica para trabalhar nesses moldes, ou foi de fácil inscrição?
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor SGFernandes » quinta jan 17, 2008 11:08 am

Outra questão, colega SGFernandes: já consultei o site.. o curso será através da plataforma Moodle, a qual tb nunca utilizei! :? Tem alguma formação específica para trabalhar nesses moldes, ou foi de fácil inscrição?[/quote]

Eu inscrevi-me através do próprio site mas como ainda não começou, não utilizei ainda a plataforma Moodle mas penso ser acessível pois tenho colegas que já usaram. Tanto quanto sei basta ter um user name e uma password que é para acedermos aos conteúdos.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor SGFernandes » quinta jan 17, 2008 12:09 pm

Já agora uma questão técnica para os colegas que já usam a CIF: na componente Actividades e Participação preenchem todos os items da checklist ou seleccionam os que têm a ver com a problemática avaliada (como acontece no caso da componente Funções e Estruturas do Corpo)?

Obg
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » quinta jan 17, 2008 1:37 pm

Eu selecciono apenas as que estão relacionadas coma problemática avaliada; só coloco algo além disso se for relevante.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor SGFernandes » quinta jan 17, 2008 2:32 pm

Ok, obg. É o que eu tb estou a fazer.
patriciamarques
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 6:48 pm
Contacto:

Mensagempor patriciamarques » quinta fev 14, 2008 4:33 pm

Eu também estou apenas a preencher os itens relacionados com a problemáticas... :wink:
Patrícia Marques
Psicologa Clínica
www.patriciamarques.pt.vu

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes