Estágio Curricular

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

secretsmiler
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo dez 09, 2007 10:30 pm

Estágio Curricular

Mensagempor secretsmiler » domingo mar 02, 2008 9:29 pm

Olá!
Sou estudante de psicologia (ramo clinica)e estou a pensar em fazer um estágio curricular auto-proposto no hospital distrital da minha zona.

Não me encontrando muito bem informada sobre o que se faz ao certo no meio hospitalar decidi pedir auxílio :wink:

Gostaria que partilhassem comigo as vossas experiências de estágio, agradecendo desde já.

:D
Salvaterra
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: segunda fev 25, 2008 5:24 pm

Mensagempor Salvaterra » segunda mar 03, 2008 9:01 pm

olha prepara-te para trabalhares que nem um desgraçado, sim que psicólogos estagiários num hospital é fazer tudo o que o teu coordenador não lhe apeteçer, muitas avaliações psicológicas e bastantes relatórios, e consultas que é bom de se fazer para aprender muito poucas.
sararepolho
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jul 12, 2007 12:03 am

Mensagempor sararepolho » segunda mar 03, 2008 9:02 pm

Actualmente da forma como trabalham os hospitais (e eu passei por esse processo), com tanta burocracia, papeladas e afins, tens de ter uma boa Cunha! Ou então mexe-te muito bem, fala com as pessoas nos serviços, tenta saber ao máximo como funcionam em termos de estágios (porque muitas vezes não recorrem sequer a "ordens superiores"!
Já agora, se não é indiscrição, qual é o Hospital?
sararepolho
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor sararepolho » segunda mar 03, 2008 9:10 pm

Eu sinceramente não tenho nd a apontar do meu Estágio (fora o facto de não ter sido mais tempo e ser do estado :lol:(calma, é só pelo facto de não me quererem para lá ficar :lol: ). Foi num Hospital, com funções basicamente ao nível da Psicologia da Saúde (intervenções à cabeceira, nos diferentes serviços, inclusivé Urgência Geral!). Fui a primeira estagiária de lá (daquele serviço), esperei para lá entrar, mas tive tão boa orientação! ADOREI, posso dizê-lo! Trabalhei, sim, mas a entrada no mercado é sempre difícil! Mas posso dizer que foi um grande estágio!
secretsmiler
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor secretsmiler » terça mar 04, 2008 8:36 pm

Boas.. pois compreendo que seja um pouco complicado, mas trabalho não me assusta!

Factor cunha?? Num estágio curricular? bem...

O que mais me assusta é poder ficar num estágio com orientação pouco adequada e não adquirir pratica nenhuma, como ja ouvi certas experiências de estagiários que ficam no gabinete ás moscas!

O hospital é o distrital de Santarém, que possui internamento psiquiátrico. Se alguem posssuir infos acerca do mesmo agradeço a partilha.

obrigado pelas respostas :D
sararepolho
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor sararepolho » terça mar 04, 2008 10:55 pm

O melhor conselho que acho que posso dar-te é deslocares-te ao Hospital e tentar falar directamente com os Directores do Serviço que pretendes. Muitas vezes os Estágios Curriculares nem sequer passam por autorizações superiores... senão talvez lá para o ano "2000 e carqueja" os estagiários tivessem colocados!
Isto no caso da Faculdade não ter protocolo estabelecido com o Hospital!
A cunha que te falo é mais no sentido de teres alguém lá "dentro" que te leve às pessoas certas!

Cumprimentos
secretsmiler
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor secretsmiler » quarta mar 05, 2008 7:21 pm

Hum...ok vou fazer isso.
Muito obrigada pelo conselho.
:)
Os Melhores Cumprimentos

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado: