Temas de investigação: Terapia Familiar, ou àreas adjacentes

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Natália Pita
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta fev 08, 2006 1:27 am
Contacto:

Temas de investigação: Terapia Familiar, ou àreas adjacentes

Mensagempor Natália Pita » sexta mar 28, 2008 8:16 pm

Estou num processo de escolha de um tema para investigação, no âmbito do desenv de uma tese de mestrado.

Na àrea da terapia familiar, ou àreas adjacentes, há algum tema que sugiram.. que achem que é pertinente ou importante estudar? Algo que pensem ser pouco investigado/ conhecido? Que seja necessário explorar?

Agradeço, se puderem me ajudar, contribuindo também para o desenvolvimento do corpo teórico da nossa àrea...

Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade :)

Natália
ana r.
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo nov 28, 2004 9:17 pm

Mensagempor ana r. » sábado mar 29, 2008 11:41 pm

Eu acompanho uma situação de traição, em que o(a) companheiro(a) perdoou, mas continua a atirar em cara...pensei num tema género...permanecer casal depois de uma traição...o que achas da ideia?

Cumprimentos
Ana R.
Sofia Soares
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda out 08, 2007 10:43 am

Mensagempor Sofia Soares » domingo mar 30, 2008 8:22 pm

Olá colega!
Eu estou actualmente a fazer investigação e quando tive de escolher um tema, passou me pela cabeça na área da terapia familiar. Após pensar um pouco no assunto, achei interessante investigar o divórcio. Factores que dão origem e que mantêm o conflito, crenças de casal, etc. Entretanto surgiu outra proposta para a minha investigação e não avançei no sentido da família. Mas é uma boa área até porque não há assim tanta investigação... Boa sorte!
Cumprimentos,
Sofia Soares Pereira
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » domingo mar 30, 2008 8:59 pm

Seria interessante estudar a questão dos "bodes expiatórios" nas famílias, mas não sei até que ponto tem aplicabilidade prática (nomeadamente recolher amostra). Isto porque o mal estar de uma família inteira é muitas vezes depositado num elemento que é assumido por todos (muitas vezes inclusive o próprio) enquanto sendo o causador de conflitos e problemáticas no seio familiar.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Hugo
Membro Regular
Membro Regular
Registado: terça fev 07, 2006 12:47 am

ois

Mensagempor Hugo » terça abr 01, 2008 3:36 pm

Ois colega,

Acho que um tema interessante são os "mitos familiares" que cada um dos conjugues traz para a relação e como isso afecta a relação a dois.

Outra ideia é a questão : "Ganhar uma identidade a dois ou perder a identidade individual numa relação".

Outra ideia era a relação entre casais homossexuais e como o preconceito e estigma pode afectar uma vida de casal em liberdade.

Abraço,

Hugo.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante