Como ajudar os professores na nobre missão de ser Professor?

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

correia.nunes
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: segunda jul 24, 2006 2:49 pm
Contacto:

Como ajudar os professores na nobre missão de ser Professor?

Mensagempor correia.nunes » domingo mar 30, 2008 8:18 pm

Conheço alguns professores que depois de terem estado destacados no ME e nos Sindicatos, foram recentemente obrigados a regressar à Escola. Alguns deles não aguentaram o stress provocado pelas exigências de uma função docente pós-modernista, que tem que gerir muitas diferenças e um clima de sala de aula turbulento e agressivo e abandonaram o Ensino. No fim de contas a sala de aula é um micro-cosmos da Sociedade. Ser-se professor nos tempos que correm não é fácil, mas continua a ser fascinante e aliciante ser-se recordado como um Mestre.

Suponho que este pessoal docente sénior que retorna à escola, enfrenta tarefas de exploração e estabelecimento idênticas às dos estagiários, bem como processos de ajustamento das suas percepções pessoais, com reflexos na re-construção da sua identidade profissional.

Pergunto-me se não temos legislação educacional a mais. Quanto ao acompanhamento e apoio às Escolas, aos Professores, aos Alunos e às Famílias estamos seguramente deficitários!

É por isso que insisto: é preciso alargar a rede de Serviços de Psicologia e Orientação a todas as Escolas e simultaneamente contratar mais psicólogos para essas Escolas sem SPO. Depois desenvolver as parcerias de Investigação/Formação com as Universidades e...
Ant.º Correia Nunes
(psicólogo, UL)
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » domingo mar 30, 2008 8:48 pm

Bom... agora sou eu que pergunto: será que estou a ver mesmo mal, ou já é a terceira vez que o Dr. escreve o mesmo? :shock:
resomar
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo fev 24, 2008 2:35 pm

Mensagempor resomar » domingo mar 30, 2008 8:54 pm

Psiana, eu diria a 4ª...
Tb já li este discurso no tópico "Mais tempo para realização de exames"...
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » domingo mar 30, 2008 11:14 pm

Pois. Eu também já li isto uma série de vezes.
Também concordo que precisamos de mais psicólogos nas escolas, mas vão lá dizer isso aos ministros!

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes