Página 1 de 1

Como ajudar os professores na nobre missão de ser Professor?

Enviado: domingo mar 30, 2008 8:18 pm
por correia.nunes
Conheço alguns professores que depois de terem estado destacados no ME e nos Sindicatos, foram recentemente obrigados a regressar à Escola. Alguns deles não aguentaram o stress provocado pelas exigências de uma função docente pós-modernista, que tem que gerir muitas diferenças e um clima de sala de aula turbulento e agressivo e abandonaram o Ensino. No fim de contas a sala de aula é um micro-cosmos da Sociedade. Ser-se professor nos tempos que correm não é fácil, mas continua a ser fascinante e aliciante ser-se recordado como um Mestre.

Suponho que este pessoal docente sénior que retorna à escola, enfrenta tarefas de exploração e estabelecimento idênticas às dos estagiários, bem como processos de ajustamento das suas percepções pessoais, com reflexos na re-construção da sua identidade profissional.

Pergunto-me se não temos legislação educacional a mais. Quanto ao acompanhamento e apoio às Escolas, aos Professores, aos Alunos e às Famílias estamos seguramente deficitários!

É por isso que insisto: é preciso alargar a rede de Serviços de Psicologia e Orientação a todas as Escolas e simultaneamente contratar mais psicólogos para essas Escolas sem SPO. Depois desenvolver as parcerias de Investigação/Formação com as Universidades e...

Enviado: domingo mar 30, 2008 8:48 pm
por psiana
Bom... agora sou eu que pergunto: será que estou a ver mesmo mal, ou já é a terceira vez que o Dr. escreve o mesmo? :shock:

Enviado: domingo mar 30, 2008 8:54 pm
por resomar
Psiana, eu diria a 4ª...
Tb já li este discurso no tópico "Mais tempo para realização de exames"...

Enviado: domingo mar 30, 2008 11:14 pm
por *Marta*
Pois. Eu também já li isto uma série de vezes.
Também concordo que precisamos de mais psicólogos nas escolas, mas vão lá dizer isso aos ministros!