Como se elabora um relatório social?

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

reis
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 30, 2007 10:09 pm

Como se elabora um relatório social?

Mensagempor reis » segunda abr 28, 2008 10:59 pm

Olá a todos deste forum.
Estou a seguir uma criança, o qual me foi solicitado pelos pais, um relatório social para entregar á segurança social,a fim de saber se a criança em causa pode ter direito ás comparticipações de consulta.
Alguém pode dar uma mãozinha?
Obrigada
Bjx a todos.
mariapsi
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta abr 03, 2008 12:48 pm

Mensagempor mariapsi » terça abr 29, 2008 6:40 am

Por esse nome não conheço mas no estágio onde estive a psicóloga q la estava ia sair no fim do ano lectivo e algumas crianças q andavam em consulta psicologica iriam ficam sem apoio. Foram feitos relatorios sobre cada uma delas e das suas necessidades para que a segurança social comparticipasse as consultas no privado. Não sei se é a isto que te referes.
Os relatórios são relatórios normais, embora mais aprofundados e detalhados para evitar andares a escrever outros relatorios a clarificar pormenores.
Mas espero pela opinião de alguém com experiência pois tbm queria ficar elucidada.
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » terça abr 29, 2008 12:28 pm

Como dizia um professor: Ó Santas....relatório social?!?! :shock: :?

Quem faz isso são os técnicos sociais!

Vá lá....não exagerem na dose! :wink:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
sandra oliveira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta nov 15, 2006 11:16 pm

Mensagempor sandra oliveira » terça abr 29, 2008 12:48 pm

Existe um documento designado por Requerimento de Bonificação por Deficiência, não sei se é a isso que te referes. Atendo uma criança que benificia desse subsídio. Na altura, o impresso foi preenchido e assinado por um médico e o relatório seria apenas para apresentar caso fosse pedido pela segurança social, o que nunca aconteceu.
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » terça abr 29, 2008 2:14 pm

reis, o que deves fazer é dirigires-te à delegação da Segurança Social mais próxima e perguntares como fazes isso. Parece-me que aquilo que é preciso será um requerimento para Abono Complementar de Crianças e Jovens com Deficiência, no qual consta a prova de deficiência do miúdo e os apoios de que necessita, que tem de ser preenchida por ti e pela médica de família ou o médico que acompanha a criança. Convém juntar um relatório da avaliação PSICOLÓGICA que fizeste da criança. Junto com isto tudo, serão pedidos mais documentos aos pais, na Segurança Social, como a última declaração de IRS, os descontos para a Segurança Social, entre outros. Se o processo for diferido e a Segurança Social der uma ajudinha no pagamento das consultas, então terás de, em nome do gabinete onde trabalhas ou em teu nome, preencher uma declaração (os chamados Horários) onde indicas os dias em que dás consulta à criança e o preço que cobras. Não esquecer que a segurança Social pede sempre o Certificado de Habilitações (e não a carteira profissional 8) ...), para ter arquivado.
Depois, durante o atendimento à criança em questão, todos os meses terás de fazer um cálculo do total de consultas dadas nesse mês e do total em honorários, para entregar na Segurança Social. Ano após ano, será necessário fazer nova Prova de Deficiência.

Já não me recordo bem de como foi a minha "primeira vez" nestas andanças, portanto, para além do que digo aqui, aconselho a colega a dirigir-se à delegação da Segurança Social do seu distrito.

E esquece lá o relatório social! Isso não existe entre nós, psicólogos.
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » terça abr 29, 2008 2:18 pm

psirui Escreveu:Como dizia um professor: Ó Santas....relatório social?!?! :shock: :?

psirui, a ignorância deve ser elucidada. Não seja mauzinho, colega. "O que faz falta é avisar a malta!", já dizia o outro. :wink:
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
reis
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 30, 2007 10:09 pm

Mensagempor reis » terça abr 29, 2008 2:36 pm

Obrigada a todos que responderam.
De qualquer maneira vou á "fonte".
Obrigada mais uma vez.
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

Re: Como se elabora um relatório social?

Mensagempor SGFernandes » terça abr 29, 2008 6:15 pm

reis Escreveu:Olá a todos deste forum.
Estou a seguir uma criança, o qual me foi solicitado pelos pais, um relatório social para entregar á segurança social,a fim de saber se a criança em causa pode ter direito ás comparticipações de consulta.
Alguém pode dar uma mãozinha?
Obrigada
Bjx a todos.

Se for uma criança com necessidades educativas especiais, o que eles chamam relatório é um formulário que terás de preencher, isto se trabalhares numa escola:

http://195.245.197.196/preview_formular ... 9112&m=PDF

http://195.245.197.196/preview_formular ... 9113&m=PDF
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » terça abr 29, 2008 9:08 pm

AbLaZe Escreveu:
psirui Escreveu:Como dizia um professor: Ó Santas....relatório social?!?! :shock: :?

psirui, a ignorância deve ser elucidada. Não seja mauzinho, colega. "O que faz falta é avisar a malta!", já dizia o outro. :wink:

Não sou nada mauzinho....estava meter me com elas! :lol: :lol: :lol: 8)
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » terça abr 29, 2008 10:36 pm

psirui Escreveu:
AbLaZe Escreveu:

Não sou nada mauzinho....estava meter me com elas! :lol: :lol: :lol: 8)

Maroto :lol: :lol:

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes