Computadores Magalhães

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: segunda abr 14, 2008 9:46 pm

Computadores Magalhães

Mensagempor rodrigocp » quarta set 24, 2008 3:28 pm

Acham que o Magalhães pode ajudar as crianças a ultrapassarem as dificuldades de aprendizagem e a ficarem mais motivadas... ou acham que funciona mais como "complicador"?
Urostomizado
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sexta nov 16, 2007 4:09 pm
Contacto:

Mensagempor Urostomizado » quarta set 24, 2008 4:40 pm

Eu acho que o Magalhães serve para estupidificar ainda mais as crianças. Antigamente, aprendiamos a tabuada e o abecedário sem ajudas de computadores, portáteis ou calculadoras. Hoje, para somar 1 mais 1 é preciso uma calculadora cientifica. É certo que nos dias que correm os computadores são cada vez mais uma peça fundamental em quase todos os trabalhos e empregos, mas há momentos para tudo e introduzir este tipo de muletas logo a partir da primeira classe só deve fazer mal.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » quarta set 24, 2008 6:04 pm

Servem para viciarem nos chat´s e nos messenger´s.

E claro, nos jogos.
Vendo pizzas congeladas :D
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta set 24, 2008 6:39 pm

Exacto concordo com o que foi dito apesar dos computadores serem cada vez mais utilizados e necessários na maior parte dos empregos , penso que devem ser introduzidos mais tarde apartir do 5º 6 º ano penso eu e não logo a partir da 1º classe ..
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » quarta set 24, 2008 7:07 pm

Pessoalmente, acredito que será vantajoso. Cada vez mais vivemos numa sociedade orientada para as novas tecnologias e a familiarização com estas é vantajosa, desde cedo. A forma como serão usados ou abusados nas aulas, será também responsabilidade dos professores, ter um Magalhães não implica que estará ligado durante todo o tempo de aulas.

Ou seja, acho que é uma excelente iniciativa. No nosso tempo (como li em comentários anteriores) aprendemos a tabuada sem computadores, mas a sociedade de hoje não é a mesma de há 20, 30 ou 40 anos... basta ver que para qualquer função hoje em dia - operador de máquinas, armazém, distribuidor, embalador, etc - as empresas pedem conhecimentos de tecnologias da informação. Se isto evoluiu assim em 10 anos, imaginem daqui por outros 10, daqui por 20 ou mais! :wink:
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » quarta set 24, 2008 8:58 pm

Em nome da evolução tecnológica muitas competências e capacidades cognitivas vão ficando enfraquecidas...
Daqui a 10 ou 20 anos as pessoas vão acabar como aquelas personagens do "wall-e"... obesos e desconectados do lado humano e afectivo.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » quarta set 24, 2008 9:06 pm

rodrigocp Escreveu:Em nome da evolução tecnológica muitas competências e capacidades cognitivas vão ficando enfraquecidas...
Daqui a 10 ou 20 anos as pessoas vão acabar como aquelas personagens do "wall-e"... obesos e desconectados do lado humano e afectivo.

Não ficam obesos?

Não sei a tua idade, nem me interessa, mas repara na geração dos 13 até aos 18 anos.

E não te esqueças que muitos desses jovens têm pc.
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » quarta set 24, 2008 9:07 pm

rodrigocp Escreveu:Em nome da evolução tecnológica muitas competências e capacidades cognitivas vão ficando enfraquecidas...

Acho que não seguiremos necessariamente por aí. O facto de se promover a familiarização com as novas tecnologias, cujo domínio é constantemente e cada vez exigido na sociedade, não implica que se deixe de apostar no desenvolvimento das capacidades cognitivas... o ensino, por exemplo, não deverá depender exclusivamente dos Magalhães; estes, pelo contrário, deverão ser aproveitados para enriquecer o processo de aprendizagem.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » quarta set 24, 2008 10:09 pm

Penso que reflecte a nossa sociedade e temos de saber acompanhar isso. O que eu nao entendo mesmo é o sistema de prioridades neste país. Confesso que ao ver "putos" numa sala de aula com um PC mas a tremerem de frio porque as escolas nem aquecimento têm nas salas, complica-me. As escolas andaram num reboliço no mês de Agosto e inicio de Setembro porque este ano decidiu-se em cima do joelho que todas as salas de aulas tinham de ter net...
Última edição por Ana Rita em quarta set 24, 2008 10:11 pm, editado 1 vez no total.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » quarta set 24, 2008 10:10 pm

Ana Rita Escreveu:Penso que reflecte a nossa sociedade e temos de saber acompanhar isso. O que eu nao entendo mesmo é o sistema de prioridades neste país. Confesso que ao ver "putos" numa sala de aula com um PC mas a tremerem de frio porque as escolas nem aquecimento têm nas salas, complica-me.

Ou com fome e tu se trabalhas numa escola, sabes bem disso.
Urostomizado
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sexta nov 16, 2007 4:09 pm
Contacto:

Mensagempor Urostomizado » quarta set 24, 2008 10:53 pm

Com o tempo, os computadores acabam por aquecer a sala ao ficarem também eles demasiado quentes com o uso. :lol:

É uma espécie de 2-em-1. Para quê gastar dinheiro em aquecedores E computadores, quando uma máquina basta para fazer as duas coisas? :lol:
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » quarta set 24, 2008 10:54 pm

São mais uns grãozinhos de areia para os rostos portugueses.
Porreiro, pá!
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » quinta set 25, 2008 9:22 am

Estou mais preocupado com o surto de artrites que vem aí...
"Vive o Minuto ao Segundo"
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » segunda set 29, 2008 3:00 pm

Psycologo Escreveu:Estou mais preocupado com o surto de artrites que vem aí...

:lol: :lol: :lol:

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes