Estudos Gays e Lésbicos :: ISPA

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: segunda abr 14, 2008 9:46 pm

Estudos Gays e Lésbicos :: ISPA

Mensagempor rodrigocp » sábado set 27, 2008 2:06 pm

O que acham deste novo curso de formação promovido pelo ISPA :?:

Introdução aos estudos Gays e Lésbicos

Destinatários:
- Psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros
- Jornalistas
- Membros das forças de segurança (PSP; GNR E PJ) :lol:
- Sociólogos e Antropólogos

PROGRAMA:
- História da homossexualidade
- A homossexualidade através das culturas
- Discursos científicos sobre homos.
- Movimento político gay e lésbico e a despatologização da homos.
- Direitos humanos, movimentos sociais e o movimento gay e lésbico
- processo de formação da identidade sexual ou "coming out"
- "coming out" de gays e lésbicas e as relações familiares
Última edição por rodrigocp em domingo set 28, 2008 6:28 pm, editado 2 vezes no total.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sábado set 27, 2008 2:21 pm

Acho que é discriminação! Então e o estudo de introdução a heterossexuais? 8)

Caro rodrigo, essa intepretação da GNR e PSP não é o que parece! Sabes que as forças de segurança devem supostamente proteger queles que podem estar a ser vitimas de discriminação. Ai essa cabeçinha... :lol:

Falando a sério, acho que poderá ser uma formação com utilidade, como tantas outras, porque é também através do conhecimento e não da ignorância que os preconceitos diminuem. Somos muitos os que falamos de tudo, mas que não sabemos de nada ou de muito pouco na realidade...algo alusivo à conversa da treta.

Só espero que estas formações não transmitam a ideia que este "grupo" tem de ser estudado em separado, porque são assim uma coisa muito diferente. Existem implicações psicológicas e sociais, que importam ser estudadas, mas com limites à diferença, porque nem sempre é tão diferente quanto isso... Os rótulos ajudam-nos imenso a encaixar o que nem sempre tem de ser encaixado.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sábado set 27, 2008 2:31 pm

Concordo que podera ser uma formaçao com bastante utilidade, mais para a desmistificaçao de alguns topicos, nomeadamente a "- Movimento político gay e lésbico e a despatologização da homos", tendo em conta que ainda ha uma porçao da populaçao que acredita que homossexualidade = doença.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » sábado set 27, 2008 3:16 pm

Falando a sério, acho uma boa iniciativa. Como a Ana Rita disse, é " através do conhecimento e não da ignorância que os preconceitos diminuem".
Espero que surjam mais edições. Já agora, para as bandas nortenhas também!
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado set 27, 2008 11:33 pm

Eu cá acho interessantíssimo!!
Se morasse em Lisboa, iria fazer o dito curso!
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » domingo set 28, 2008 2:13 pm

Claudio V Escreveu:Concordo que podera ser uma formaçao com bastante utilidade, mais para a desmistificaçao de alguns topicos, nomeadamente a "- Movimento político gay e lésbico e a despatologização da homos", tendo em conta que ainda ha uma porçao da populaçao que acredita que homossexualidade = doença.

Se não é uma doença, não deveria estar no Diagnostic and statistic manual of mental disorders

http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm.php?ltr=I (ver Identidade Sexual, Transtornos da)
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo set 28, 2008 2:21 pm

Estas a confundir Transtorno da Identidade de Genero com Homossexualidade.

"A APA (American Psychiatric Association) retirou a homossexualidade do seu "Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais" (DSM) em 1973, depois de rever estudos e provas que revelavam que a homossexualidade não se enquadra nos critérios utilizados na categorização de doenças mentais."

Uma coisa é nao te identificares como sendo homem, outra é identificares-te como sendo homem e gostares, igualmente, de homens.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » domingo set 28, 2008 2:34 pm

Claudio V Escreveu:Estas a confundir Transtorno da Identidade de Genero com Homossexualidade.

"A APA (American Psychiatric Association) retirou a homossexualidade do seu "Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais" (DSM) em 1973, depois de rever estudos e provas que revelavam que a homossexualidade não se enquadra nos critérios utilizados na categorização de doenças mentais."

Uma coisa é nao te identificares como sendo homem, outra é identificares-te como sendo homem e gostares, igualmente, de homens.

então e aquelas pessoas que se identificam com o seu género, mas que agem como se fossem do sexo oposto, através do vestuário e maneirismos??
Última edição por rodrigocp em domingo set 28, 2008 2:45 pm, editado 3 vezes no total.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo set 28, 2008 2:42 pm

Nao vejo isso como doença. Tanto que nao está na "biblia" das perturbaçoes mentais. As orientaçoes sexuais nao passam disso mesmo... orientaçoes... Isto é, pelo menos, o meu ponto de vista.
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » domingo set 28, 2008 2:43 pm

LOL, orientações
Última edição por rodrigocp em terça set 18, 2012 11:44 am, editado 2 vezes no total.
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » domingo set 28, 2008 2:58 pm

Há muito tempo que a homossexualidade deixou de ser considerada doença ou perturbação. A homossexualidade não interfere com as competências sociais, cognitivas, emocionais, físicas ou quaisquer outras. Que razões para ser considerada doença? Portanto, cabe a cada um de nós acabar com esse preconceito!
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » domingo set 28, 2008 3:03 pm

PsiSandrovski Escreveu:A homossexualidade não interfere com as competências sociais, cognitivas, emocionais, físicas ou quaisquer outras.!

A sua afirmação é baseada em algum estudo sobre a temática ou é apenas uma opinião??
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » domingo set 28, 2008 3:07 pm

rodrigocp Escreveu:
PsiSandrovski Escreveu:A homossexualidade não interfere com as competências sociais, cognitivas, emocionais, físicas ou quaisquer outras.!

Há estudos sobre isso?? Provas científicas??

Rodrigo,
uma vez que parece tão empenhado em convencer-nos que a homossexualidade é uma doença, convido-o a mostrar-nos os estudos e provas científicas que fundamentem essa teoria. Pode aproveitar para nos apresentar situações em que a homossexualidade tenha interferido com o desempenho profissional, escolar, social, ou qualquer outro, do homem ou mulher homossexual. :wink:
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo set 28, 2008 3:09 pm

Há varios estudos em torno dessa temática.
Se o DSM era assim tao importante quando disseste:

"Se não é uma doença, não deveria estar no Diagnostic and statistic manual of mental disorders"

então continua a ser importante para saberes que nao está, de facto, no DSM, logo nao é considerado doença mental.
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor rodrigocp » domingo set 28, 2008 3:29 pm

PsiSandrovski Escreveu:Rodrigo,
uma vez que parece tão empenhado em convencer-nos que a homossexualidade é uma doença...

PsiSandrovski, gostaria que ficasse bem claro que eu não estou empenhado em nada. Só acho que é importante fundamentarmos as nossas afirmações. Eu fiz uma afirmação sobre algo que li no DSM IV e agora compreendo que estava equivocado.

Parece-me que existem diferenças entre o transtorno de identidade sexual e a homossexualidade, no entanto creio que a homossexualidade não surge por geração espontanea...
Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Mensagempor Sete-Luas » domingo set 28, 2008 4:18 pm

rodrigocp Escreveu:Parece-me que existem diferenças entre o transtorno de identidade sexual e a homossexualidade, no entanto creio que a homossexualidade não surge por geração espontanea...

Mas daí a fazê-los de débeis mentais vai uma longa distância..
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo set 28, 2008 4:25 pm

São raras as coisas que surgem por geraçao espontanea (de facto, nao me lembro de nada agora)... Considero que, em pleno séc XXI, encarar as orientaçoes sexuais como fruto de perturbaçoes mentais, é, no minimo, grave.
Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Mensagempor Sete-Luas » domingo set 28, 2008 4:35 pm

Mais: admira-me que um tema que remonta praí ao século III A.C. ainda faça tanta mossa numa sociedade que se considera progressista.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » domingo set 28, 2008 5:43 pm

rodrigocp Escreveu:
PsiSandrovski Escreveu:Rodrigo,
uma vez que parece tão empenhado em convencer-nos que a homossexualidade é uma doença...

PsiSandrovski, gostaria que ficasse bem claro que eu não estou empenhado em nada. Só acho que é importante fundamentarmos as nossas afirmações. Eu fiz uma afirmação sobre algo que li no DSM IV e agora compreendo que estava equivocado.

Parece-me que existem diferenças entre o transtorno de identidade sexual e a homossexualidade, no entanto creio que a homossexualidade não surge por geração espontanea...

Parece-te? LOL. São coisas completamente diferentes. Rodrigo, se não tens as noções básicas acerca da sexualidade, considero muito irónico pedires que fundamentem opiniões. Só se for para aprenderes com elas :wink: porque há equivocos e equívocos! Não só a homossexualidade não faz parte do DSM como os avanços científicos ao nível desta matéria demonstram que outras "perturbações" serão retiradas em breve como é o caso do sado-masoquismo (atenção que não estou a dizer que os sado-masoquistas são todos saudáveis, simplesmente não basta ser-se sado-masoquista para se ser doente), ou que pelo menos sejam reformuladas. As evidências cada vez mais esbarram nos preconceitos...

O facto de falares em geração espontânea é curioso porque a maior parte das nossas manifestações de personalidade não aparecem dessa forma (teimosia, iniciativa, passividade, etc). No entanto, estas características de personalidade não são vistas à partida como "boas" ou "más" nem como desviantes, sendo que o mesmo não acontece com a homossexualidade. Faz sentido que a homossxualidade surja numa idade muito precoce devido a mecanismos de identificaçao das figuras femininas e masculinas, mas isto são apenas as interpretações quanto à possível origem de orientaçõoes sexuais (e orientações não são opcões). Logo, não é para modificar, pois a mudança em terapia tem como objectivo a saúde mental e não a aproximação a padrões supostamente mais correctos por uma maioria da população.

Enquanto os próprios psicólogos não se dispõem a saber mais sobre estas questões, não podemos esperar que a sociedade em geral o faça... espero que ees equívocos se mantenham apenas no espaço de um fórum e nunca num espaço de consulta :shock:
Última edição por Ana Rita em domingo set 28, 2008 5:49 pm, editado 1 vez no total.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo set 28, 2008 5:49 pm

Ana Rita Escreveu:... espero que ees equívocos se mantenham apenas no espaço de um fórum e nunca num espaço de consulta :shock:

Foi esta questão que mais me preocupou em torno de toda esta discussão...

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante