Consultas por Internet

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Consultas por Internet

Mensagempor *Marta* » terça out 21, 2008 10:24 pm

Colegas,

Tive conhecimento, recentemente, que uma colega de profissão minha conhecida faz consultas por internet... quando digo internet, é fazer sessões via messenger ou então por e-mail, cobrando x por cada intervenção (que, digamos, não é um preço propriamente simbólico - por cada e-mail, são 25 euros... a conversa de messenger não sei).
Não sei qual é a vossa opinião sobre o assunto, mas eu cá acho que não dignifica em nada a nossa profissão... continuamos na velha ideia que Psicologia é dar uns conselhos ou umas meras opiniões e ponto final, qu até nós aqui no fórum poderíamos fazer sem cobrar um tusto.
Que me dizem? O que se pode fazer perante casos destes? Poderá ser algo futuramente controlado pela Ordem?
Aguardo opiniões!
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » terça out 21, 2008 11:10 pm

Sei que se fala muito já de consultas pela Internet, mas não estou certa de como funciona isso. Pelo menos, formação específica é precisa.
Acho que o primeiro passo a dar, se tal forma de terapia ainda não está prevista no nosso código, é denunciar essa colega, *Marta*.
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça out 21, 2008 11:35 pm

AbLaZe Escreveu:Sei que se fala muito já de consultas pela Internet, mas não estou certa de como funciona isso. Pelo menos, formação específica é precisa.
Acho que o primeiro passo a dar, se tal forma de terapia ainda não está prevista no nosso código, é denunciar essa colega, *Marta*.

Então temos muitas pessoas para denunciar. Neste momento as consultas pela internet são uma verdadeira epidemia. Vão aos sites de clinicas conhecidas na área da psicologia e quase todas elas adoptaram esse sistema. Pessoalmente, acho que é privarem as pessoas de perceber no que consiste verdadeiramente a relação terapêutica. Pelo menos deveria existir uma clara informação acerca do que consiste esse tipo de aconselhamento. Que é apenas um aconselhamento (jamais uma terapia) tendo em conta dúvidas específicas. Acho terrível colocarem (como se vê) aconselhamento pela internet como opção, sem explicarem as diferenças, como se fosse uma questão de optar ou não pela presença.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » quarta out 22, 2008 8:22 am

Verifica-se mesmo que em todo o lado se disponibilizam consultas online, por e-mail ou messenger. Bom tema de discussão.

Por mim, vejo tudo isso com muita desconfiança e cepticismo. Parece uma postura tipo Professores Bambo que "ajudam" e resolvem todos os problemas com um telefonema e uma reza... e como já foi dito, não me parece à partida que dignifique a Psicologia!

Porém, será a adaptação da Psicologia e do trabalho do Psicólogo à era tecnológica? E será esta adaptação necessária ou inevitável?
E, se assim for, onde fica a relação terapêutica, onde fica o espaço para a exposição e trabalho emocional franco, acompanhado e sem censura?
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Re: Consultas por Internet

Mensagempor NunoF » quarta out 22, 2008 12:20 pm

*Marta* Escreveu:Colegas,

Tive conhecimento, recentemente, que uma colega de profissão minha conhecida faz consultas por internet... quando digo internet, é fazer sessões via messenger ou então por e-mail, cobrando x por cada intervenção (que, digamos, não é um preço propriamente simbólico - por cada e-mail, são 25 euros... a conversa de messenger não sei).
Não sei qual é a vossa opinião sobre o assunto, mas eu cá acho que não dignifica em nada a nossa profissão... continuamos na velha ideia que Psicologia é dar uns conselhos ou umas meras opiniões e ponto final, qu até nós aqui no fórum poderíamos fazer sem cobrar um tusto.
Que me dizem? O que se pode fazer perante casos destes? Poderá ser algo futuramente controlado pela Ordem?
Aguardo opiniões!

Qual o espanto?

Há aqueles/as que namoram pela net, que fazem compras pela net, que fazem negócios pela net, que estudam pela net.

Nada supreende-me.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » quarta out 22, 2008 3:10 pm

Conversa no MSN

Individuo X - Ola :) entao tudo bem contigo?
Individuo Y - Sim =) e por ai?
Individuo X - Ta tudo.. ai tenho tanto para estudar...
Individuo Y - Pois é complicado... ai espera so um bocadinho, tenho a janela do meu psicologo a piscar...

*bla bla bla*

Individuo Y - Já ca estou xD entao e a vidinha vai boa?

Desculpem a caricatura, mas essa situação não merece melhor...
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » quarta out 22, 2008 3:28 pm

Olhem que isto realmente!! É assistentes sociais e sociologos a virem pedir-nos material e testes psicológicos porque vão abrir consultório, é psicoastrocidades, é psicopedagogos com a mania que são psicólogos e... agora psicólogos cibernéticos?! Ai, ai... :lol:

PS: de facto a Ordem vai ver-se negra... a eles trabalho não vai faltar!!
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta out 22, 2008 3:41 pm

AbLaZe Escreveu:Sei que se fala muito já de consultas pela Internet, mas não estou certa de como funciona isso. Pelo menos, formação específica é precisa.

Exacto, é denunciar à Ordema ver o que eles dizem.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » quarta out 22, 2008 4:21 pm

Cristina Silva Escreveu:

Exacto, é denunciar à Ordema ver o que eles dizem.

Denuncia ao Caro Vitor Coelho, se ele está aqui para contar as coisas da ORDEM, tb está para receber as denúncias :D
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » segunda out 27, 2008 10:07 pm

Individuo X - Ola entao tudo bem contigo?
Individuo Y - Sim =) e por ai?
Individuo X - Ta tudo.. ai tenho tanto para estudar...
Individuo Y - Pois é complicado... ai espera so um bocadinho, tenho a janela do meu psicologo a piscar...

*bla bla bla*

Individuo Y - Já ca estou xD entao e a vidinha vai boa?

Esta está genial!!

LOLOLOLOLLLLLLLLLLLLLLL !!!
mariapsi
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta abr 03, 2008 12:48 pm

Mensagempor mariapsi » terça out 28, 2008 1:39 pm

*Marta* Escreveu:Colegas,

Aguardo opiniões!

Hum, já vi numa das assinaturas duma colega cá do fórum o mesmo, tendo-me surgido a mesma dúvida. Na altura até abri o seguinte tópico http://www.psicologia.com.pt/forum/viewtopic.php?t=4692 (no qual expus a questão doutra forma, talvez por isso não teve tanta aderência :( .
Nefertiti
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta out 01, 2008 11:00 pm

Mensagempor Nefertiti » domingo nov 23, 2008 10:24 pm

Caros colegas:
concordo totalmente com a AnaRita... Neste momento haveria muita gente a denunciar.
Quanto a mim, e isto é só a minha opinião, acho que deveremos esperar por aquilo que for legislado pela Ordem, uma vez que estas consultas têm legislação pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pela American Psychiatric Association, por quem nos regemos há tantos anos.

Conheço pessoas que fazem consultas on-line e pelo que sei na maioria dos casos prende-se com primeiros contactos que posteriormente passam a ser efectivos em consultório. Se fizerem uma pequena pesquisa pela net irão encontrar inúmeros profissionai que o fazem...

Penso que neste momento, e não querendo que este tópico deva ser esquecido, há maiores prioridades na legislação da psicologia...

P.S.- Colega Marta, talvez conheçamos pessoas em comum que o façam, se quiser partilhar envie MP para falarmos...
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » domingo nov 23, 2008 11:26 pm

Por curiosidade, o pagamento faz-se antecipadamente? Faz-se contrato ? Ou é por cartão de credito? O dinheiro que ando a perder,... ou a deixar de ganhar... ts..tsss... isto de ter que olhar no olho do paciente para o perceber vai-me levar à ruína. E eu a pensar que sabia umas coisitas... totó ...o que ainda tenho que aprender...valha-me o santo protector dos psis, seja ele quem for!
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda nov 24, 2008 12:47 am

Nefertiti Escreveu: P.S.- Colega Marta, talvez conheçamos pessoas em comum que o façam, se quiser partilhar envie MP para falarmos...

Não, não, obrigada!! ;) Não tenho por hábito referenciar nomes. Quando e se os referenciar, será às entidades competentes!
ameliedoux
Membro Amador
Membro Amador
Registado: sexta nov 21, 2008 6:03 pm

Mensagempor ameliedoux » segunda nov 24, 2008 11:59 pm

mariapsi Escreveu:Hum, já vi numa das assinaturas duma colega cá do fórum o mesmo, tendo-me surgido a mesma dúvida. Na altura até abri o seguinte tópico http://www.psicologia.com.pt/forum/viewtopic.php?t=4692 (no qual expus a questão doutra forma, talvez por isso não teve tanta aderência :( .

Quanto a mim teve a abordagem mais indicada. Procurou, antes de tudo, compreender o seu enquadramento legal e ético em Portugal, visto que lá fora já existem e pelos quais alguns dos nossos códigos se baseiam, e afastou-se do facilitismo da denúncia, do maldizer.
E mais não digo. 8)

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes