Como elaborar estrategias de intervenção
Moderador: César
Como elaborar estrategias de intervenção
Ola a todos, preciso que alguem com experiencia me diga como é que elaboramos uma estrategia de intervenção, nomeadamente para miudos com Dislexia. É para uma cadeira de Consulta Psicologica na Infancia e na Adolescencia. Estou a ter imensas dificuldades em "inventar" uma estrategia para tal.
Agradecia imenso a ajuda.
Cump a todos
Agradecia imenso a ajuda.
Cump a todos
Última edição por Psique em segunda nov 24, 2008 12:38 am, editado 1 vez no total.
-
- Psicólogo Registado (PT)
- Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
- Contacto:
Olá,
Eu tambem estou a desenvolver uma estratégia de intervenção, mas é numa temática mais genérica- o bullying.
Quanto a crianças com dislexia poderias intervir com estratégias de promoção de competências a nível da escrita (elaboração de exercicios especificos, cópias...), trabalhar na memória auditiva no caso da dislexia ser a esse nivel (memorizar sons, descobrir semelhanças/diferenças entre sons, descrições de imagens, ditados...), utilização de técnicas multisensoriais, adaptação de curriculo, intervir junto dos professores com por exemplo formação a nível de sinalização e de como trabalhar no dia-a-dia com estas crianças (não exigindo mais do que elas são capazes...), etc.
Só vou abordar intervenções a este nível no 2º semstre, de maneira que ainda não te posso dar sugestões muito especificas, mas os restantes colegam que têm formação na área podem dar melhores dicas.
Eu tambem estou a desenvolver uma estratégia de intervenção, mas é numa temática mais genérica- o bullying.
Quanto a crianças com dislexia poderias intervir com estratégias de promoção de competências a nível da escrita (elaboração de exercicios especificos, cópias...), trabalhar na memória auditiva no caso da dislexia ser a esse nivel (memorizar sons, descobrir semelhanças/diferenças entre sons, descrições de imagens, ditados...), utilização de técnicas multisensoriais, adaptação de curriculo, intervir junto dos professores com por exemplo formação a nível de sinalização e de como trabalhar no dia-a-dia com estas crianças (não exigindo mais do que elas são capazes...), etc.
Só vou abordar intervenções a este nível no 2º semstre, de maneira que ainda não te posso dar sugestões muito especificas, mas os restantes colegam que têm formação na área podem dar melhores dicas.

"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
Claudio V Escreveu:Olá,
Obrigado pelas dicas, mas a estrategia que eu tenho que inventar é para ser utilizada em consulta, e tem de ser inventada nao posso apresentar estrategias à stora que já existem. Daí eu ter muitas dificuldades. Contudo, o que me disseste já é muito bom
-
- Contacto:
Inventar? Ui... Mas para isso precisarias de ter conhecimento de todas as estratégias que já existem... Vais ter que fazer um graaanddeee trabalho de pesquisa portanto.. Boa sorte 

"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
*Marta* Escreveu:Esta gente inventa cada coisa...
O máximo que te posso dizer é que arranjes um modelo com o qual te identifiques ou que seja pertinente para a problemática em questão e construas algumas actividades com base nesse modelo... Ou a questão é mesmo construir uma teoria/modelo??
A questao é a partir de uma teoria, inventar uma estrategia de intervenção, nao tem que ser necessariamente para a Dislexia só que esse foi o tema ecolhido.
Esta stora tira me o juizo enfim
Claudio V Escreveu:Inventar? Ui... Mas para isso precisarias de ter conhecimento de todas as estratégias que já existem... Vais ter que fazer um graaanddeee trabalho de pesquisa portanto.. Boa sorte
Nem me digas uma coisa dessas :s ja nao tenho tempo, só 2 dias

-
- Contacto:
Para um trabalho desses suponho que ja estejas na area de especialiazação certo? Qual é que é?
Com 2 dias nao da para fazer um trabalho de revisao das estratégias já elaboradas...Provavelmente vais referir algumas já existentes...
Com 2 dias nao da para fazer um trabalho de revisao das estratégias já elaboradas...Provavelmente vais referir algumas já existentes...

Claudio V Escreveu:Para um trabalho desses suponho que ja estejas na area de especialiazação certo? Qual é que é?
Neste momento estou a tirar o Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde, estou no 1.º ano.Quanto a estrategia felizmente e Graças a DEus, reunimo-nos hoje de manha e conseguimos elaborar uma estrategia de intervenção por acaso até esta muito divertida, mudamos o tema Dislexia, e decidimos elaborar uma estrategia para ser aplicada numa dinamica de grupo com crianças.

Achei engraçado o facto de te chamares Claudio, é que eu este ano estagiei voluntariamente em que o meu Orientador Tb tinha o msm nome, ele é msm porreiro

-
- Contacto:
Lol, os Cláudios são todos porreiros
Também já me encontro na área de especialização. Ainda bem que conseguiram arranjar a tal estratégia de intervenção e fizeram bem em optar por outro tema. A dislexia é uma temática demsiado especifica (comparativamente às dinâmicas de grupo) e não abria tanto espaço de manobra para a vossa criatividade.
Bom trabalho

Também já me encontro na área de especialização. Ainda bem que conseguiram arranjar a tal estratégia de intervenção e fizeram bem em optar por outro tema. A dislexia é uma temática demsiado especifica (comparativamente às dinâmicas de grupo) e não abria tanto espaço de manobra para a vossa criatividade.
Bom trabalho

Claudio V Escreveu:Lol, os Cláudios são todos porreiros![]()
Bom trabalho
Lol, pelos vistos parece k sim, tds os Claudios sao porreiros lool.
Obrigado.
Boa sorte para o Mestrado
Cumps
Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes