Transtorno Reactivo de Vinculação

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

adelina30
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: terça ago 30, 2005 5:58 pm

Transtorno Reactivo de Vinculação

Mensagempor adelina30 » quinta set 08, 2005 6:55 pm

Boa tarde,

gostaria de vos colocar uma questão: perante um Transtorno Reactivo de Vinculação que acompanhamento aconselham à criança. Ora bem, trata-se de uma criança, de 13 meses, que não apresenta selectividade nas figuras de referencias, não discrimina uma figura de apego. Coloca-se a hipotese de sofrer do transtorno acima mencionado. Poderá ser também um factor de temperamento?

Gostaria que me dessem as vossas opiniões.
adelina30
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: terça ago 30, 2005 5:58 pm

Mensagempor adelina30 » segunda nov 21, 2005 7:34 pm

Boa noite,
gostaria de saber a vossa opinião sobre esta questão!
Obrigado
Inês Batata
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça fev 05, 2008 2:46 pm
Contacto:

Mensagempor Inês Batata » quarta fev 13, 2008 2:53 pm

Boa tarde, colega

Não conheço a perturbação de que fala, mas tendo em conta que se trata de uma criança tão nova não posso deixar de pensar em duas coisas:

- a eventual possibilidade de desenvolvimento futuro de um quadro autístico (reforço que a criança é ainda muito jovem para se esboçar qualquer tipo de diagnóstico);

- o facto de, a haver uma problemática na vinculação, esta é sempre dependente de um jogo a dois entre a criança e o prestador de cuidados. Estará certamente familiarizada com a teoria da vinculação e o paradigma da Situação Estranha, pelo que será de considerar o facto de haver algum nível de relação vinculativa mas simplesmente esta não ser gratificante ou harmoniosa entre as duas partes, o que poderá levar a um evitamento por parte da criança.

Como disse, não é uma área em que seja muito versada, mas quis deixar o meu contributo porque achei o tema interessante. Já agora, se quiser, apreciava que deixasse alguns tópicos sobre o que constitui a perturbação de que fala. :D
Denial is a river in Egypt.
Salvaterra
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: segunda fev 25, 2008 5:24 pm

Mensagempor Salvaterra » segunda mar 03, 2008 9:05 pm

Olá, pois também gostaria de saber mais sobre o assunto, talvez seja falha minha, mas não me recordo de ouvir falar dessa perturbação.
Desde já o meu muito obrigado

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes