Escrita em Espelho

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

anana
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta jan 23, 2008 9:39 pm

Escrita em Espelho

Mensagempor anana » quarta out 14, 2009 4:56 pm

Caros colegas

Tenho uma situação, e pedia a ajuda.
Uma criança de 4 anos, do sexo masculino, com desenvolvimento normal até a data.
Acontece q este ano lectivo no infantário começou a aprender a escrever o nome dele, no entanto, qd o faz é em escrita em espelho. Já lhe pedi q fizesse uma cópia do nome e faz a cópia correcta, no entanto, qd é por livre e espontanea vontade é sempre em espelho. O mesmo acontece nos numeros e ao ver dois numeros, por ex. 87, diz primeiro o 7 e só depois o 8.
Ao desenhar a familia, parece aqueles bonecos de supermercado que se regavam e nascia relva na cabeça.....
A criança está a manifestar ser ambidestra. No entanto a mãe tb o é!

Se me puderem dizer algo sobre isso...

Obrigada!

Anana
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

Mensagempor SGFernandes » quinta out 15, 2009 9:09 am

Eu penso k a escrita em espelho é caracteristica dos 4 anos; a minha filha aos 3 fazia isso e a educadora disse k isso era normal mas aos 4.
limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sábado fev 07, 2009 10:48 pm

Mensagempor limacatia » quarta jan 13, 2010 9:29 am

Caro/a colega,
A escrita em espelho é uma caracteristica dessa idade. Tendo em conta que terá começado recentemente a utilizar a escrita a predominância esquerda/direita pode estar a ser "jogada e testada", numa tentativa ver como se sente melhor, e essa troca de mão é também muitas vezes recorrida devido ao cansaço da mão...ou seja por essa idade a troca pode dever-se a multiplos factores. Porém tendo em conta que a mãe tb o é, convém a criança ser "vigiada" na sua evolução e tentar perceber se existem casos de dislexia na familia, o que só se poderá verificar na criança por volta do 2º ano de escolaridade.

Espero que tenha ajudado...
@n@p
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta jun 27, 2008 1:15 pm

Mensagempor @n@p » quinta jan 14, 2010 2:25 pm

Eu fazia esse tipo de escrita quando era pequena porque sou canhota e estavam-me a tentar obrigar a escrever com a direita. Entrei para a primária com 5 anos e só nessa altura é que comecei a escrever da esquerda para a direita.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes