Síndrome de Asperger e Desenvolvimento da Linguagem

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Sandra Magda Santos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 9:11 pm

Síndrome de Asperger e Desenvolvimento da Linguagem

Mensagempor Sandra Magda Santos » sexta jan 08, 2010 10:10 pm

Olá,
Tenho um caso próximo de uma criança que tem actualmente 5 anos e suspeita-se de seja Asperger.
Manifesta características, mais comportamentais, que se enquadram nesta sindrome, no entanto, tenho esta questão: a linguagem nestas crianças tem que estar de acordo com a faixa etária ou podemos diagnosticar a síndrome a uma criança com um atraso no desenvolvimento da linguagem?
Ou seja, no DSM-IV é explícito que não pode existir um "atraso clinicamente significativo da linguagem", no entanto, alguns autores (ex: Nuno Lobo Antunes) defendem que este critério não deve ser considerado e que é normal ter um atraso até 4/5 anos. No entanto, esta criança já tem 5 anos e 5 meses, e apesar de evoluções nesta área, ainda apresenta lacunas (nota: é acompanhada em T. Fala, desde os 3 anos).
Espero ter sido explicita. Obrigada pela atenção dispensada.

Cumprimentos
limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sábado fev 07, 2009 10:48 pm

Mensagempor limacatia » sexta jan 22, 2010 12:16 pm

Colega a dificuldade na área da linguagem é em relação à má pronuncia das palavras, tem dificuldade em perceber o que os outros dizem, é o chamado "aspanholado".... que tipo de atraso é que se refere?
Sandra Magda Santos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Sandra Magda Santos » sexta jan 22, 2010 2:12 pm

O atraso desta menina é, segundo a T. Fala que a acompanha, ao nível fonológico, semântico, pragmática e prosódia.
limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sábado fev 07, 2009 10:48 pm

Mensagempor limacatia » domingo jan 24, 2010 9:20 pm

sim...mas na prática, na vida e no dia a dia da criança essas dificuldades reflectem-se de que forma? ela não consegue comunicar? ela consegue perceber o que lhe é pedido mas não consegue exprimir-se???? de que forma se transformam essas dificuldades na vida da criança!

Pq a meu ver as coisas podem estar relacionadas...será que a criança não apresenta alteraçõs relacionais e comportamentais devido a essa dificuldade de linguagem? ou pelo contrário, ela tem dificuldades na linguagem e comunicação derivado ao autismo?

Percebe a duvida?? Talvez deva perceber as caracteristicas de ambas as dificuldades... porque neste caso o diagnostico é complexo e fácilmente pode cometer um erro de avaliação...
Sandra Magda Santos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Sandra Magda Santos » segunda jan 25, 2010 11:01 am

O meu problema e as minhas dúvidas devem-se exactamente a essas questões que colocou. No entanto, muito obrigada pela ajuda.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes