Turmas de CEF´S

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sábado fev 07, 2009 10:48 pm

Turmas de CEF´S

Mensagempor limacatia » sexta jan 15, 2010 10:12 am

Á pouco tempo comecei a acompanhar turmas de CEF´s e estou com algumas dificuldades porque é a primeira vez que trabalho com este público alvo e neste contexto!!! Por isso podem imaginar que estou um pouco perdida mas cheia de ideias... e pensei que seria interessante a partilha de informações e troca de experiências por parte dos psis que trabalham nesta área visto que material não existe...

o que acham?
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » sexta jan 15, 2010 1:09 pm

Nem adianta ter material, cada caso é um caso para nao falar em turmas. Eu gosto de poder fazer os meus materias de acordo com as turmas e o perfil dos alunos, rendo muito mais e conseguem-se melhores resultados, para todos.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » sexta jan 15, 2010 8:34 pm

Ola Catia

tambem lecciono em turma de CEF's numa escola, que disciplina dás? Ajudou me bastante material disponibilizado no www.forma-te.com e a bibliografia recomendada pelo IEFP para quela disciplina.
Boa sorte e empenho, que com turmas assim é preciso muito :lol:
limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor limacatia » segunda jan 18, 2010 12:49 pm

Olá, eu não estou a leccionar...estou a fazer acompanhamento psicológico!
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda jan 18, 2010 3:17 pm

limacatia Escreveu:Olá, eu não estou a leccionar...estou a fazer acompanhamento psicológico!

Então somos 2.
Tenho uma turma que... valha-me Deus!! Má educação de uma ponta à outra. Vou começar esta semana um programa de afectividade e competências sociais. Vamos lá ver como é que corre...
limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor limacatia » segunda jan 18, 2010 8:57 pm

*Marta* Escreveu:
limacatia Escreveu:Olá, eu não estou a leccionar...estou a fazer acompanhamento psicológico!

Então somos 2.
Tenho uma turma que... valha-me Deus!! Má educação de uma ponta à outra. Vou começar esta semana um programa de afectividade e competências sociais. Vamos lá ver como é que corre...

Colega esse programa foi adaptado por ti ou estas a basear-te em algo que já existe? Tb pensei fazer treino de aptidões sociais...
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda jan 18, 2010 11:00 pm

Adaptado por mim. Ainda não terminei, vou preparar cada sessão semana a semana, para orientar melhor o caminho. No entanto, está decidido que vou jogar com eles o "Gostar - Jogo dos Afectos". É interessante e parece-me motivador. Vamos lá ver.
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor ceuazul » segunda jan 18, 2010 11:46 pm

já tentei usar os gostar's e nao funcionou bem, entretanto fiz uma pós graduação em teatro: uma ferramenta em contextos socioeducativos, e comecei a utilizar activamente todas as dinamicas teatrais que se tornaram as melhores ferramentas de trabalho pedagogico e de desenvolvimento pessoal dos alunos. Descobri alunos e competencias maravilhosas e os alunos ficaram pasmados com eles proprios
limacatia
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor limacatia » terça jan 19, 2010 10:55 am

Sim a área teatral, parece-me uma boa...mas disso nao sei muito!!Pensei foi em falar com algum teatro amador... para dar um workshop!!! o jogo dos afetos parece bom mas para estes jovens que tenho...duvido que eles aderissem....
Mas se a colega depois puder partilhar como foi???até pode ser que esteja errada...
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor ceuazul » terça jan 19, 2010 12:41 pm

Procura jogos dramaticos e outras dinamicas de grupo (na net tens aos milhares), introduz no inicio e no fim da aula e participa integralmente, vais ver o que descobres....
um exemplo... o jogo do gato e do rato, o relogio...
ou exercicios mais fisicos... manter um balão no ar, guiar o cego etc.... todos nós temos competencias "teatrais" todos gostamos de brincar ao faz de conta, ou seja, à troca de papeis...
posso-me facilmente imaginar como seria se me calhasse o euromilhoes....

Os jogos dos afectos tal como "o gostar" apela à reflexão, identificação e partilha de emocões e isso é uma situação, por vezes, muito dificil de pedir a um adolescente. Ninguem gosta de se expor sobretudo quando se acha fragil e nao quer mostrar a ninguém, alias, sobretudo quando passa o tempo todo a fingir que é forte e que bate em todos.
Isto diz-me a minha experiencia profissional... que como é obvio é pessoal.
renata.almeida
[Moderador]
[Moderador]
Registado: quinta jan 05, 2006 2:28 pm
Contacto:

Mensagempor renata.almeida » sexta jan 22, 2010 10:22 am

Estou também a pensar implementar um programa de desenvolvimento de competência sociais para algumas turmas mais complicadas de CEF´s...

Tb sou da opinião que os jogos mais práticos e dinâmicos são interessantes para este público-alvo, assim como dinâmicas de grupo que apelem ao espírito de equipa e ao descobrir de outras competências com que eles possam sobressair no grupo, sem ser "pela palermice"!!...:)

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes