Dúvida URGENTE

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

madalena.carreira
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta jul 16, 2009 8:10 pm

Dúvida URGENTE

Mensagempor madalena.carreira » quinta jan 28, 2010 8:02 pm

Algum de vocês é de psicologia educacional ou conhecem alguém que seja de psicologia educacional e esteja a exercer funções num centro de saúde, UCC ou hospital - sabem se é possivel ingressar como Técnico Superior na área de psicologia com esta formação??
secretsmiler
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo dez 09, 2007 10:30 pm

Mensagempor secretsmiler » quinta jan 28, 2010 9:39 pm

Se para nós de clínica é tão difícil...
"Enquanto se espera que a razão governe o mundo, Fome e Amor asseguram o seu funcionamento..." (Schiller)
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » quinta jan 28, 2010 10:00 pm

Se for feito à séria não deve ser possível, pois os anos de área de clínica (saúde) deverão dar conhecimentos e capacidades bastante diferentes do psi educacional, mas neste país pouco me espanta :lol:
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » sexta jan 29, 2010 1:26 pm

mas como saem todos só psicologos e no maximo tem é uma pré especialização, tudo é aceitavel
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » sexta jan 29, 2010 2:34 pm

Não considero aceitável... na melhor das hipóteses, aceito se a pessoa tiver feito, posteriormente, uma formação na área ou de clínica ou da saúde!

Para se ser TSS tem que se passar por um processo imenso de selecção, de avaliações, formações, intervenções muito, muito específicas em diversos contextos e ao longo do ciclo vital.
Se há colegas de clínica que nem assim viram a sua "habilitação" reconhecida, quanto mais uma colega de educacional...

Espero, sinceramente, que esta situação não esteja a ocorrer! seja num centro de saúde, num hospital, UCC, URAP, CAT, CAD ou seja o que for!
mas em todo o caso se estiver, deve ser vista muito rapidamente pelo Ministério da Saúde e pela Ordem também.

Aqui não está em causa a COMPETÊNCIA da colega de educacional (ou de outra área que fosse), está em causa a legislação que rege a carreira de TSS e o conteúdo funcional da mesma.

Aconselho, já agora, a consulta ao blog: http://blogporumfio.blogspot.com
madalena.carreira
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Dúvida

Mensagempor madalena.carreira » sexta jan 29, 2010 3:25 pm

Olá colegas,
Eu tenho o Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA - área de especilização em psicologia educacional.
Talvez não me tenho explicado bem. Eu pretendo integrar uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), como técnica superior do regime geral, e não como técnica superior de saúde, obviamente (porque é para quem é de clinica). Esta UCC é uma equipa multidisciplinar direccionada para os grupos de risco (crianças, adolescentes, grávidas, idosos, etc.), intervenção precoce, educação para a prevenção e promoção da saúde, saúde escolar, orientação e encaminhamento das situações com necessidades especiais ou de risco identificadas, sessões de esclarecimento para pais, técnicos, comunidade e reuniões de parceria com CPCJ, Projecto Integrado de Intervenção Precoce, Câmara Municipal, Maternidades e Hospitais.
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor psiana » sexta jan 29, 2010 4:01 pm

Madalena

Obrigada pela sua resposta.
Fiquei com uma questão por esclarecer: pela informação que detenho, a integração nas UCC's é feita por convite (são os enfermeiros que "gerem" as UCC's) mas para os técnicos que já estão a trabalhar no serviço, cedendo x horas para as UCC's.
Ainda que em regime geral, como é que pretende integrar a UCC se não é do serviço? ou já é do serviço?

Artigo 11.º
Unidade de cuidados na comunidade
1 — A UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico
e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente
às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis,
em situação de maior risco ou dependência física e funcional
ou doença que requeira acompanhamento próximo,
e actua ainda na educação para a saúde, na integração em
redes de apoio à família e na implementação de unidades
móveis de intervenção.
2 — A equipa da UCC é composta por enfermeiros,
assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas,
fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais,
consoante as necessidades e a disponibilidade de recursos.
3 — O ACES participa, através da UCC, na Rede Nacional
de Cuidados Continuados Integrados, integrando a
equipa coordenadora local.
4 — À UCC compete constituir a equipa de cuidados
continuados integrados, prevista no Decreto -Lei
n.º 101/2006, de 6 de Junho.
madalena.carreira
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor madalena.carreira » sexta jan 29, 2010 4:15 pm

Sim eu sou administrativa do quadro de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) e fui convidada
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor psiana » sexta jan 29, 2010 4:22 pm

Bem, nesse caso penso que é possível, salvo questões que se relacionem com outras normas internas ao seu ACES (por exemplo, haver outros psis que correm o risco de não ter os cotratos renovados e poderem através das UCC manter-se no activo; ou não a "requalificarem" profissionalmente de adminsitrativa para psicóloga...), sobretudo se for da ARSLVT.

So a questão da pré-especialização é que não sei como se resolve,s e é que se resolve! mesmo nas UCC's n´s a área clínica e da saúde tem prevalecido, até para os psis do regime geral...
Gugu
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta jul 18, 2008 11:26 pm

Mensagempor Gugu » sábado jan 30, 2010 5:49 pm

madalena

Trabalha como psicóloga ou como administrativa neste momento?
No seu ACES não há psicólogos que tivessem aceite ficar com o lugar da UCC?
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta dez 21, 2007 3:47 pm

Re: Dúvida URGENTE

Mensagempor sandraF » sábado jan 30, 2010 11:37 pm

madalena.carreira Escreveu:Algum de vocês é de psicologia educacional ou conhecem alguém que seja de psicologia educacional e esteja a exercer funções num centro de saúde, UCC ou hospital - sabem se é possivel ingressar como Técnico Superior na área de psicologia com esta formação??

Na minha opinião depende da cunha ...
madalena.carreira
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor madalena.carreira » domingo jan 31, 2010 12:17 am

Neste momento trabalho como administrativa.
Não sei se os psicólogos existentes foram convidados ou não e se o foram se aceitaram...
Gugu
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta jul 18, 2008 11:26 pm

Mensagempor Gugu » domingo jan 31, 2010 2:01 am

Pois, se já tivesses como psi era mais fácil, talvez, não estando e sendo de educacional não sei se haverá grandes hipóteses...dependendo tamanho da cunha, á está...A que ACES pertences?
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor sandraF » domingo jan 31, 2010 5:34 pm

Quem sabe se também não possas ser uma psicóloga convidada ... convites desses é que é preciso ....

Conheço uma sub-região de saúde lá para os lados do Norte, mas especificamente em Vila real, onde a coisa também funcionou por convites pessoais. Sorte tiveram os psi contemplados .... é claro que agora é mais difícil, mas nunca se pode perder a esperança ...

É preciso investir na cunha ... 8)
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor psiana » domingo jan 31, 2010 6:59 pm

sandraF Escreveu:Quem sabe se também não possas ser uma psicóloga convidada ... convites desses é que é preciso ....

É preciso investir na cunha ... 8)

Não consegui perceber ambos os comentários desta colega! percebo que, pelo menos o ultimo, esteja carregado de sarcasmo, mas... será que pode ser um pouquinho mais explícita, por favor? obrigada.
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor sandraF » domingo jan 31, 2010 9:11 pm

Já fui o suficiente ... esta escrito com todas as letras. Se servir a carapuça a alguém que a enfie. só quero fazer um último reparo, a sub-região de saúde de vila real já não existe ... agora penso que tudo pertence à administração regional de saúde do norte.
Apenas quis dizer que na sub-região de saúde em questão, houve cunhas que preencheram os lugares para psicólogos em alguns dos centros de saúde da região. foi um assunto que já abordei anteriormente .... neste fórum.
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor psiana » domingo jan 31, 2010 9:42 pm

Sim, já tive oportunidade de ler o que escreveu noutros posts sobre este tema. Nota-se que está bastante zangada ainda com o concurso onde não entrou. No entanto, penso que não deve "disparar" para todos os lados dessa forma.
Quando lhe digo que não percebi, a colega poderia ter feito um esforço de se colcar no meu lugar e pensar que eu podia, de facto, não ter percebido. Mas depois de ler os seus outros posts já percebi! chama-se "ressabiamento" ou qualquer coisa do género... só não percebo porque a dirigiu a esta colega que, apenas, veio colocar uma questão e onde deveria ter, no mínimo, alguma respeito da parte dos outros colegas psicólogos (sobretudo s registados)!
Volto a colocar-lhe a questão e só reponde se entender: para quem era dirigida a pergunta "pode ser que também sejas uma das convidads"? era pra a o GUGU?

Essa da "carpuça" é outra! usa-a para tudo e muitas vezes... penso que a Sandra é que gostaria de ter sido convidada e não foi! 8)
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor psiana » domingo jan 31, 2010 9:49 pm

Ah e em relação ao "convite", caso não saiba, Sandra, para as UCC's (se é que sabe o que isso é!) os ingressos são MESMO feitos por convite - embora por norma sejam feitos para os psicólogos que já exercem naquele centro de saúde, ou na zona de abrangência.
Resta acrescentar (e esta é a parte que lhe deve doer mais), que nem todos os convites surgem por causa de cunhas, mas porque é realmente necessário alguém, ou porque esse alguém até é bom profissional. E tenho dito.
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor sandraF » segunda fev 01, 2010 10:05 pm

psiana Escreveu:Ah e em relação ao "convite", caso não saiba, Sandra, para as UCC's (se é que sabe o que isso é!) os ingressos são MESMO feitos por convite - embora por norma sejam feitos para os psicólogos que já exercem naquele centro de saúde, ou na zona de abrangência.
Resta acrescentar (e esta é a parte que lhe deve doer mais), que nem todos os convites surgem por causa de cunhas, mas porque é realmente necessário alguém, ou porque esse alguém até é bom profissional. E tenho dito.

Não foi esse o caso das pessoas em causa, se assim fosse, não teria dito nada. Não tenho receio nenhum de parecer ressabiada, só não fico calada, se quer saber não foi só aqui no fórum que divulguei esta questão. O problema é que as pessoas preferem o silêncio e dizer amén ... para que não surjam haja pessoas melindradas como a colega ...
Não faça insinuações, sem conhecer as pessoas ...
Que eu saiba moro num país onde existe liberdade de expressão?! O meu comentário não foi contra a colega que iniciou o post, até porque falei de uma questão bem diferente da questão aqui tratada. E continuo a achar que não leu bem todos os posts, senão não deturpava a informação, como esta a fazer!!!
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor psiana » terça fev 02, 2010 8:59 am

Oh Sandra

Mas ninguém lhe está a fazer insinuações! eu disse que estava ressabiada com todas as letras!!! qual é que foi a parte que não percebeu?
E mais, até nem lhe retirei a razão desse "ressabiamento", porque afinal sente que poor trás da entrada dessas suas colegas está algo mais do que bom profissionalismo, se é que me faço entender.
Afinal quem anda a ler os posts de atravessado não sou eu... concentre-se e veja que ninguém falou contra si!!! tenha calma, sim? modere-se, parece sempre tão exaltada nos seus comentários...
E olhe, se tiver tempo, dê também uma leitura nos meus antigos posts e vai perceber que eu não sou contra a liberdade de expressão, muito pelo contrário, tenho feito muitos movimentos parareclamar e de denunciar situações fraudolentas...mas agora não me apetece peder tempoa procurá-los para si, se entender, procure-os.
Em todo o caso, estou disponível para que me explique aquilo que quiz dizer, como deve ser, visto que refere que deturpei a sua informação. Aguardarei pacientemente por um comentário seu, produtivo, construtivo e não do teor dos que costuma postar por aqui.
Quanto ao estar melindrada, mais uma vez Sandra, fez um erro de leitura (já costumeiro, aliás) e percipitou-se, atacando tudo e todos. Estou totalmente à vontade com a minha situação, não tenho razões para estar melindrada.

Obrigada e tenha um bom dia.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes