diferença entre psicologia e psiquiatria

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
**Suya**
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda jul 05, 2010 12:34 pm

diferença entre psicologia e psiquiatria

Mensagempor **Suya** » segunda jul 05, 2010 12:49 pm

olá, eu sou estudante do 9º ano e já estou mto preocupada com a minha futura escolha profissional, pelo que vim ter mais informações sobre a psicologia. gosto mto desta área e gostaria de a seguir, mas tenhos mtas duvidas em diferencias psicologia e psiquiatria!!!
uma dá mais dinheiro do que a outra, uma tem mais saida profissional, encontra-se emprego mais facilmente...... tenho mtas duvidas, pf se me ajudassem eu agrdeceria MTO :)
**Suya**
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » segunda jul 05, 2010 3:23 pm

Existem muitas formas de ver as tuas duvidas; mostro um prisma simplista (quem quiser que mostre os outros mais complexos):
para um começa a trabalhar bem nas notas e chega ao final do 12º com média acima de 18, para outro basta teres 10 e dinheiro para pagar uma universidade particular. As escolhas serão sempre tuas
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda jul 05, 2010 9:12 pm

Psiquiatria é um ramo da Medicina, o que significa que, para tal, tens de tirar um curso de Medicina e depois dos 6 anos da licenciatura mais um ano de internato médico, podes especializar-te em psiquiatria (se tiveres vaga...).
Para seres psicóloga, tens de tirar um curso de Psicologia.

Como deves imaginar, Medicina tem uma média muito mais elevada do que Psicologia, embora também tenha maior empregabilidade.
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » terça jul 06, 2010 11:40 am

*Marta* Escreveu:Como deves imaginar, Medicina tem uma média muito mais elevada do que Psicologia, embora também tenha maior empregabilidade.

Pois recentemente as médias de entrada do curso de Psicologia baixarm bastante. No meu ano na segunda fase atingiram 18,4 na universidade do Porto e 17,2 na de Coimbra!! As médias somos nós que as fazemos.
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta set 16, 2009 6:35 pm

Mensagempor Inês R. » quinta jul 08, 2010 10:51 pm

asilvestre Escreveu:Pois recentemente as médias de entrada do curso de Psicologia baixarm bastante. No meu ano na segunda fase atingiram 18,4 na universidade do Porto e 17,2 na de Coimbra!! As médias somos nós que as fazemos.

LOL! e isso quer dizer que...?? Ah pois!! a inteligência já não é o que era... diria o Binet, claro!! ...por favor!!
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » quinta jul 08, 2010 10:58 pm

Inês R. Escreveu:
asilvestre Escreveu:Pois recentemente as médias de entrada do curso de Psicologia baixarm bastante. No meu ano na segunda fase atingiram 18,4 na universidade do Porto e 17,2 na de Coimbra!! As médias somos nós que as fazemos.

LOL! e isso quer dizer que...??

Que o ensino não está assim tao exigente. Que a oferta de psicologia é excessiva. Que o perfil de alunos que vai p psicologia acaba por ser obrigatoriamente diferente do que foi no passado (o que nao implica que n tenham boas competências p o exercício da profissão, mas obrigatoriamente competências diferentes, pois um 10 n é um 18 vejas isso de que ângulo vejas). Etc...
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Inês R. » quinta jul 08, 2010 11:21 pm

By the way,
em Psiquiatria ganha-se melhor, tem maior empregabilidade, tem uma média mais elevada de entrada para o curso... é um ramo da medicina, pertence à área das ciências ditas exactas.
A Psicologia pertence à área das ciências sociais e humanas.
Os psiquiatras são médicos, prescrevem medicamentos, lidam sobretudo com as doenças do foro mental;
Os psicólogos são profissionais que lidam com vastíssimas áreas ligadas aos comportamentos humanos e aos processos mentais subjacentes, que não têm necessariamente a ver com a doença.
São 2 profissões muito diferenciadas e válidas (uma não substitui a outra), apesar de cruzarem em alguns pontos.
É veres para qual tens mais "queda" :wink: Boa Sorte!!
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Inês R. » quinta jul 08, 2010 11:29 pm

PSC Escreveu:Que o ensino não está assim tao exigente

Pois, mas por essa lógica o ensino é mais exigente agora, que já não há médias tão elevadas, certo?
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor PSC » quinta jul 08, 2010 11:45 pm

Inês R. Escreveu:

Pois, mas por essa lógica o ensino é mais exigente agora, que já não há médias tão elevadas, certo?

LOL

(estavas a ironizar certo!? senão procura ajuda especializada temo pelo teu sentido de realidade)
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Inês R. » quinta jul 08, 2010 11:47 pm

Num ponto até concordo consigo, também acho que há muitas vagas para o curso de Psicologia e muita oferta (Universidades, Institutos, etc, etc.) e que isso até pode ser um motivo das médias não serem tão elevadas, mas dizer que o ensino não está tão exigente ou que "são os alunos que fazem as médias" é tirar, completamente, o crédito às pessoas. Diz "competências diferentes" como?? falou ao nível quantitativo ou qualitativo? é que vai dar precisamente ao mesmo, ou são melhores ou são piores, não há volta a dar! no seu ponto de vista, presumo que piores actualmente, certo?
Depois ainda há outra questão, já não há emprego na Psicologia como pode ter havido anteriormente, daí que as pessoas também percam o interesse e procurem àreas com maior empregabilidade como a medicina e afins, não é "quem primeiro alça, primeiro calça" mas quem talvez "quem tem melhor média" :)
Cumprimentos
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Inês R. » quinta jul 08, 2010 11:52 pm

PSC Escreveu:
Inês R. Escreveu:

LOL

(estavas a ironizar certo!? senão procura ajuda especializada temo pelo teu sentido de realidade)

:lol: Não tema!! deixe lá, não pense mais nisso e passe bem! Não vamos "perder o sentido de realidade" por uma discussão tão banal!
Cumprimentos
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor PSC » sexta jul 09, 2010 12:22 am

Inês R. Escreveu:Num ponto até concordo consigo, também acho que há muitas vagas para o curso de Psicologia e muita oferta (Universidades, Institutos, etc, etc.) e que isso até pode ser um motivo das médias não serem tão elevadas, mas dizer que o ensino não está tão exigente ou que "são os alunos que fazem as médias" é tirar, completamente, o crédito às pessoas. Diz "competências diferentes" como?? falou ao nível quantitativo ou qualitativo? é que vai dar precisamente ao mesmo, ou são melhores ou são piores, não há volta a dar! no seu ponto de vista, presumo que piores actualmente, certo?
Depois ainda há outra questão, já não há emprego na Psicologia como pode ter havido anteriormente, daí que as pessoas também percam o interesse e procurem àreas com maior empregabilidade como a medicina e afins, não é "quem primeiro alça, primeiro calça" mas quem talvez "quem tem melhor média" :)
Cumprimentos

O ensino está menos exigente e não ha como dar volta ao facto.
E mesmo assim é um facto que tal como a outra colega disse "sao os alunos que fazem as médias". O que implica que não só é menos exigente, como para alem disso a oferta excessiva ainda vem baixar mais médias (aka conhecimentos dos novos estudantes do ensino superior). A menos que insinue que as notas atribuídas aos alunos sao fruto de algo que não o desempenho académico dos mesmos!!!
Isto nao significa que ja nao hajam alunos tao bons como antes, bons e menos bons sempre os houve e os haverá.

Quanto às competências temo que lhe seja alheio o facto de um individuo nao ter obrigatoriamente um perfil de competências homogéneo e que ha competências e capacidades que a escola não avalia.
Nao vai dar precisamente ao mesmo.
Mas se quer fazer birra e defender que a escola é muito exigente hoje e é por isso que as notas sao mais baixas, tenha as honras de brindar-nos com as suas melhores anedotas!
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Inês R. » sexta jul 09, 2010 12:56 am

PSC Escreveu:O ensino está menos exigente e não ha como dar volta ao facto.
E mesmo assim é um facto que tal como a outra colega disse "sao os alunos que fazem as médias". O que implica que não só é menos exigente, como para alem disso a oferta excessiva ainda vem baixar mais médias (aka conhecimentos dos novos estudantes do ensino superior). A menos que insinue que as notas atribuídas aos alunos sao fruto de algo que não o desempenho académico dos mesmos!!!
Isto nao significa que ja nao hajam alunos tao bons como antes, bons e menos bons sempre os houve e os haverá.

Quanto às competências temo que lhe seja alheio o facto de um individuo nao ter obrigatoriamente um perfil de competências homogéneo e que ha competências e capacidades que a escola não avalia.
Nao vai dar precisamente ao mesmo.
Mas se quer fazer birra e defender que a escola é muito exigente hoje e é por isso que as notas sao mais baixas, tenha as honras de brindar-nos com as suas melhores anedotas!

Amigo(a), aqui quem está a fazer birra é o(a) Sr(a), aliás, até parece que lhe estão a tirar o rebuçado! Eu apenas comentei um post em que, no meu entender, fazia parecer que os alunos hoje em dia são menos bons que outrora (e que até posso ter entendido mal, quem o colocou não disse de sua justiça), o(a) Sr(a) é que, para além de defender essa ideia, ainda vem abrir a discussão da "exigência do ensino", quem nem sequer estava em causa. Insiste que o ensino é menos exigente hoje em dia dizendo que é um facto, sem sequer o argumentar, quer melhor birra que esta!
Relativamente a competências digo-lhe algo a que não fiquei alheia: é que o(a) Sr(a) não tem nenhumas de comunicação assertiva!

Mas fique lá com a taça que eu cá não me zango, que td era melhor no seu tempo "Presunção e àgua benta cada um toma a que quer".
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor PSC » sexta jul 09, 2010 1:08 am

:lol:
Comunicação assertiva não é o mesmo que comunicação passiva. Expressei bem, entendeu a minha posição e o que quis nao foi? Logo, parece-me bem.

Mais não está em causa se "eu" ou "você" somos melhores ou piores.
Que mais parece que para si é uma ofensa pessoal e lhe estão a tirar algum mérito 8)

Nao preciso de argumentar nada, os exames nacionais podem ser analisados e comparados por quem quiser, estão online!
As posições dos professores do ensino basico e secundario de forma geral tb sao do dominio publico.
Quer tapar sol com peneira? Quer defender-se quando ninguém lhe apontou o dedo? julgo que nao é a responsável pelas reformas e opções do min-edu! se for aí sim ja muda a conversa.

:zzz:

Bem, coitada da aluna do 9.º :roll:
Zimbardo
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta nov 14, 2008 12:00 am

Mensagempor Zimbardo » sexta jul 09, 2010 1:45 am

Guerra! Quero puxões de cabelo!! :twisted: :lol:
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Inês R. » sexta jul 09, 2010 2:12 am

PSC,
"você" vai buscar com cada uma!! se calhar projectou-se e "você" é que está a tentar defender-se, porque nada do que diz tem nada a ver com nada.

Olhe e sabe que mais? o meu mérito ninguém me tira que eu entrei com média de 20!! :lol:

Passe bem. :D
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » sexta jul 09, 2010 9:20 am

Pois olhem, digam o que disserem, o ensino está muito menos exigente!! Muito menos mesmo!! E não tenho nenhum receio de o dizer, porque trabalho numa escola, já trabalhei em várias, e tenho visto a mesma coisa em todas.
Na minha altura (e não saí da escola assim há tantos anos...) ninguém saía da escola primária (perdão, do 1.º ciclo do ensino básico) sem saber ler ou escrever em condições! Hoje em dia, posso contar pelos dedos os alunos que o fazem na perfeição!
Antigamente, os alunos que não atingiam os objectivos, não passavam!! Agora, há planos de acompanhamento e de recuperação, há notas votadas em Conselhos de Turma, há negativas "perdoadas" para o aluno passar...
Obviamente há bons alunos e continuará a haver: os bons alunos são bons em qualquer parte, mas ainda assim, se olharmos para as médias desde há 10 anos a esta parte (podia ir mais atrás, mas não vou), a descida é abrupta e assustadora! E as médias, como alguém dizia aí atrás, são os alunos que as fazem!
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sexta jul 09, 2010 11:43 am

Mas como agora o ensino estando cada vez melhor o Psicólogo já pode ser Psiquiatra fica tudo no mesmo saco não é? :twisted:
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor *Marta* » sexta jul 09, 2010 1:56 pm

vectrapc Escreveu:Mas como agora o ensino estando cada vez melhor o Psicólogo já pode ser Psiquiatra fica tudo no mesmo saco não é? :twisted:

Quase!! :lol:
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » sexta jul 09, 2010 1:58 pm

Inês R. Escreveu:

LOL! e isso quer dizer que...?? Ah pois!! a inteligência já não é o que era... diria o Binet, claro!! ...por favor!!

Colega (se assim lhe posso chamar uma vez que não está registada como tal) antes de escrever "comentários impulsivos" reflita antes. O que eu quis dizer não se relaciona com factores de QI. Simplismente digo que somos nós que fazemos as médias, sugerindo com isto que o factor média não deve ser fulcral na escolha de um curso. Lá porque medicina (psiquiatria) tem uma média altíssima não quer dizer que seja um curso melhor, acima, superior ao de psicologia, são, pois, cursos com caracteristicas diferentes. E sugiro além disso que não se vá nessa linha de pensamento porque se psiquiatria tem uma média de entrada alta, a psicologia também já teve.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes