Prever o comportamento humano

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Bipbip
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta jul 15, 2010 7:30 pm

Prever o comportamento humano

Mensagempor Bipbip » quinta jul 15, 2010 7:38 pm

Eu não sei se isto alguma vez seria possível, mas tenho que perguntar a alguém para ter a certeza. Existe alguma possibilidade, mesmo que seja remota, de prever com exactidão o comportamento de indivíduos simplesmente através da matemática? Da mesma maneira que na Física, por exemplo. Eu percebo perfeitamente que o número de variáveis seria enorme, que grande parte delas são de foro subjectivo, sendo assim impossível (ou não) medi-las. Para não falar das consequências sociais que acarretaria: o sistema de justiça teria que ser completamente modificado, já que tal teoria, se provada, negava o livre-arbítrio e a responsabilidade dos indivíduos; poderiam ser criadas formas de controlo social mais poderosas do que nunca; as empresas iriam aproveitar a teoria e usá-la para venderem o que produzem; etc.

De qualquer maneira, penso que é possível. Todo o comportamento humano depende de factores internos e de factores externos. Os primeiros são influenciados pelos genes e por experiências, as últimas influenciadas por factores externos do passado. Os segundos incluem todas as pessoas que não o “eu” e o resto do meio onde vivem (condições culturais, económicas, sociais, ambientas, etc.).

Um dos problemas que referi foi o facto de não se conseguirem identificar todas as variáveis. Aquelas que são completamente exclusivas do indivíduo não devem ser difíceis de identificar e até medir, devido ao desenvolvimento das neurociências e da genética. A principal dificuldade está em identificar todas as variáveis possíveis do meio.

Outra coisa, como se converteriam comportamentos em números? Aí é que me perco completamente por falta de conhecimento em matemática (transitei este ano para o 11º ano).

A verdade é que existem teorias que vale a pena explorar para quem se interessa sobre este assunto. A teoria dos jogos ou a teoria do caos poderiam ser pontos de partida para se chegar a uma que previsse com exactidão o comportamento humano. Eu ainda não sei muito sobre nenhuma delas, mas posso adiantar, para quem não sabe, que a primeira tenta prever o que uma outra pessoa ou entidade vai fazer, mas limita-se às melhores decisões possíveis, tendo em conta apenas a razão e ignorando a influência que as emoções têm nos indivíduos. Já a teoria do caos tenta pegar num sistema altamente complexo (com imensas variáveis) e aparentemente imprevisível e torná-lo previsível. Posso-me ter enganado em alguma coisa, mas tenho a certeza que não fugi da ideia principal.

Não me vou estender por muito mais. Apenas deixo a questão que fiz no início do post no ar. Acham que é possível prever o comportamento humano usando a matemática com a mesma exactidão que se prevê o movimento de objectos, por exemplo, na física? O que proponho é uma espécie de fusão entre a toda a psicologia, as neurociências, e teorias da evolução, caos e jogos. Será possível?
Inês R.
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta set 16, 2009 6:35 pm

Mensagempor Inês R. » sexta jul 16, 2010 5:07 pm

Bipbip,
não existe nenhuma fórmula ou teoria que ajude a prever exactamente o comportamento humano, como a física prevê a trajectória de um objecto. No entanto, é muito bom interessarmo-nos, questionarmo-nos e pensarmos sobre determinados assuntos como este, arrisco-me a dizer que os maiores avanços da ciência partiram de ideias radicais ou de utopias, ou que pareciam ser... veja-se a teoria de Galileu, por exemplo. Por isso, se está interessado(a), força!! quem sabe se irá descobrir algo de novo se se embrenhar nesse estudo, fazer ciência!
Mas atenção, nunca deixe de ter os pés assentes na terra, existem determinadas questões com uma magnitude que nos ultrapassa e é preciso pensarmos bem sobre elas, deixo-lhe um exemplo: se existisse essa tal teoria ou fórmula, seria bom? que vantagens traria? não iria tirar a liberdade ao homem? a sua essência??
Bom estudo!! :wink:
joaquimX
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado set 18, 2010 3:02 am

Mensagempor joaquimX » sábado set 18, 2010 5:05 am

Sou estudante de engenharia e sempre me questionei sobre essa mesma temática e cheguei a uma conclusão que julgo ser a correcta.

Se conseguirmos colocar TODA a informação do universo num computador, consegues prever o futuro.

Se pensares um pouco nisto vais ver que tenho razão.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes