Ajuda sff

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Manatim
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta jan 07, 2011 11:35 am

Ajuda sff

Mensagempor Manatim » sexta jan 07, 2011 11:44 am

Bom dia.
Eu tenho uma situação na qual gostaria que me dessem a vossa opinião se possível. A minha irmã mais nova tem 13 anos de idade e desde mais nova que compulsivamente gosta de "roubar" esponja ou algodão de onde conseguir. Mais recentemente, ela remove os algodões e as esponjas de todas as almofadas da nossa casa. Em pequena costumava comer a esponja, mas agora descobrimos que ela guarda tudo dentro de uma gaveta. Quando confrontada com a situação, ela não diz absolutamente nada e eu não consigo compreender esta necessidade compulsiva que ela tem, mesmo já tendo sido repreendida várias vezes. Gostaria muito de levá-la ao psicólogo, mas não temos meios financeiros para tal, por isso gostaria de saber se poderiam dar alguma opinião ou conselho em relação a este problema. E já agora, tambem tenho uma preocupação em relação à educação dela. Por mais que a ajudemos e a incentivemos a estudar, ela não consegue ter boas notas, tendo tido 7 negativas neste último período. Quando estou a estudar com ela ou a ajudá-la, ela distrai-se com muita facilidade o que por vezes me leva a crer que ela tenha um défice de concentração ou então que tenha dificuldades de aprendizagem, como por exemplo dislexia, dado que quando lhe tento ensinar alguma coisa ela tem tendência a baralhar tudo.
Agradecia portanto qualquer conselho ou opinião, pois gostaria de ajudar a minha irmã e não sei bem como.
Obrigada pela vossa atenção.
Lis86

Re: Ajuda sff

Mensagempor Lis86 » terça mar 22, 2011 10:25 pm

é complicado ajudar através de um forum e sem ter conhecimento completo do caso. o melhor será mesmo levá-la a um psicólogo.
relativamente à falta de meios financeiros para tal, podem tentar ser ultrapassados de duas formas. a primeira será uma referência ao psicólogo da escola (se existir) e ver se existe a possibilidade de ele o acompanhar. a segunda opção é dirigir-se ao médico de família, pedir reencaminhamento para um pedopsiquiatra (ou consultar directamente um), explicar a situação e pedir que ele preencha um requerimento (penso que será o impresso num 5020, mas já não tenho a certeza) a prescrever acompanhamento por parte de psicólogo, depois esse requerimento penso que deverá ser entregue na segurança social para requerer comparticipação para o dito acompanhamento.
informe-se destas duas possibilidades mais detalhadamente.
espero ter ajudado.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes