Falta de Atenção

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
fabnoco
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta jan 12, 2011 7:08 pm

Falta de Atenção

Mensagempor fabnoco » quarta jan 12, 2011 7:09 pm

Prezados Amigos

Bem, ultimamente ando um tanto quanto desanimado, com a remota sensação de que não estou feliz com minha vida. Iniciei meu relacionamento a exatamente 01 ano atrás. No inicio tudo era maravilhoso, só que no decorrer da relação, em virtude da pessoa ser mais nova (eu 25 ela 17) eu sentia inseguro e com isso tinha um exagerado ciúme e um sentimento de posse. Com o passar do tempo nossa relação foi se desgastando, em meio a muitos términos. Até que certa vez terminamos e numa possível reconciliação ela me disse que em virtude da minha grande insegurança o sentimento dela por mim havia diminuido e se acaso viessemos a voltar, eu deveria me conter mais e confiar mais nela. Eu aceitei o desafio de conter a insegurança e parar com os questionamentos e assim voltamos. Ocorre que nessa volta, eu passei a sentir da parte dela certo desprezo e também ultimamente, impaciência, perda fácil do controle comigo, enfim. Tipo, ultimamente ando sentido ela mais distante, e o carinho que antes ela me dava tem diminuido.
Com tudo isso, tenho me sentido carente, triste e abatido diante dessa relação.
O que possivelmente tem acontecido comigo? Será se estou com excesso de carência?
O que eu poderia fazer para conter essa crise?
Alguma tecnica ou exercício para que eu melhore?

Estou ultimamente me sentindo muito desprezado

Por favor alguém comente acerca da situação
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Re: Falta de Atenção

Mensagempor Liliana Costa » quarta jan 12, 2011 8:36 pm

Acho que a sua insegurança persiste, pois mostra se muito afectado pelas atitudes da sua namorada. Antes de mais tem de reconsiderar aquilo que é mais importante para si...não se esquecendo de dar mais atenção a si mesmo. Deveria trabalhar a sua auto-estima, pensar mais no que realmente importa na sua vida, afinal se não conseguir ser feliz consigo próprio dificilmente o consegue com outra pessoa pois vai estar a reflectir nela as suas elevadas expectativas sobre a relação, colocando-a sobre pressão e sentindo-se frustrado pelas atitudes dela, que até podem ser as mesmas de sempre mas efectivamente vão ficar aquém daquilo que esperava dela (suas expectativas). Pense que uma relação não serve para aprisionar as pessoas ou sequer mudá-las forçosamente...é antes uma forma de nos sentirmos gratificados no dia-a-dia. E pondere a hipótese de que existem imensos caminhos que pode percorrer...desde que se sinta confiante terá maiores probabilidades de se realizar em diversos contextos da sua vida..
vilela
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 4:38 pm

Re: Falta de Atenção

Mensagempor vilela » quinta jan 13, 2011 4:50 pm

gostei da resposta Dra. Liliana.

se puder ler o meu comentário (desgosto de amor) e me puder ajudar agradecia profundamente a sua opinião de profissional.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes