Problema - Pode ser resolvido com apenas Psicoterapia ?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
joaomeireles
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado mar 03, 2007 2:39 am

Problema - Pode ser resolvido com apenas Psicoterapia ?

Mensagempor joaomeireles » quarta mar 09, 2011 5:33 am

Boa noite,

Tenho uma fobia/problema/doença psicosomática (não sei o nome ao certo) em que tenho medo de estar num sitio onde me dê vontade de ir a casa de banho (apenas obrar) e não tenha sitio perto ou disponivel, como por exemplo numa viagem de autocarro, parado numa fila de transito etc. Esse medo transforma mesmo a minha barriga em vontade, e fico pior. Em algumas situacoes entro em panico. Tenho isto há anos, tenho tomado medicacao prescrita por medicos psiquiatras a anos e agora penso que estou pior e nunca mais fui o mesmo. Isto limita muita coisa da minha vida e há coisas que deixo de fazer ou sair por causa disso. Cheguei agora a um ponto, que não quero tomar mais medicacao. Quero parar, pois ja tomo há anos seguidos e nem sequer sei os efeitos a longo prazo de tomar antidepressivos. Quero sentir o meu corpo sem isso já que tomando, fico melhor um pouco mas nao resolve a minha doença completamente.

No inicio o meu psiquiatra quando perguntei se a psicoterapia em conjunto com a medicacao ajudava, ele disse que na opiniao dele, nao era a forçar que esse medo realmente acontecesse, que o iriamos eliminar, deu ate o ex de alguem com medo das alturas, e que a psicoterapia tratava-o pendurando-o de cabeça para baixo num predio alto ate parar de ter medo e disse que achava que nao era a melhor forma de o fazer, portanto acabei por nao optar por ir para psicoterapia por essa mesma opiniao.

O que eu gostava de saber e gostaria que me ajudassem era se apenas com a psicoterapia e sem anti-depressivos, se era possivel acabar com esta minha fobia, ou é impossivel nao usar anti-depressivos neste caso? Não descarto o uso de ansioliticos. É possivel ? Quero mesmo livrar-me disto e da medicacao...

É possivel apenas com psicoterapia ?

Obrigado
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Re: Problema - Pode ser resolvido com apenas Psicoterapia ?

Mensagempor Zenobia » quarta mar 09, 2011 2:35 pm

joaomeireles Escreveu: a psicoterapia tratava-o pendurando-o de cabeça para baixo num predio alto ate parar de ter medo e disse que achava que nao era a melhor forma de o fazer

:shock: Credo! Nunca tal ouvi....

A psicoterapia ajuda sim, senhor. Agora se é sozinha ou complementada com medicação/psiquiatria isso já depende de cada caso e tem de ser visto em conjunto com o médico.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » quarta mar 09, 2011 10:10 pm

Ajuda-nos osbretudo a olhar para os acontecimentos com outra perspectiva.
A psicoterapia, enquanto intervenção psicoterapêutica, pretende dar auto suficiência à pessoa.
Nem toda a psicoterapia tem como técnica a exposição ao factor desencadeante da fobia (a questão relatada pelo seu psiquiatra).

Imagine o que poderia ganhar se conseguisse dominar técnicas que lhe permitissem estar nesses sítios de forma tranquila, a psicoterapia poderá ajudá-lo a tal. Se a medicação não o está realmente a ajudar talvez deva tentar.

Pesquise, hoje em dia com a internet pode procurar ver as diversas abordagens e perceber o que mais se adequa às suas necessidades, deixo aqui algumas delas, psicoterapia centrada no cliente, psicoterapia psicodinâmica, psicoterapia cognitivo comportamental, sistémica. Isto permite ver os enquadramentos e perceber com qual se identifica mais e, depois escolher um terapeuta de acordo com aquilo que procura.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sexta mar 11, 2011 1:09 am

Fico perplexa com o que alguns médicos conseguem fazer! Desviam totalmente a pessoa de encontrar uma solução, devido à sua falta de conhecimentos na área. João meireles, deve sim procurar uma psicoterapia. Os ansiolíticos também poderão ajudar numa fase inicial, para ajudar a começar a obter controlo nas situações que descreve. São como que uma bengala inicial, até que a pessoa a pouco e pouco domine a fobia. Pode haver algum grau de exposição ao medo, mas este é gradual, nada tem a ver com o que o médico lhe descreveu. Mas o mais importante no inicio é perceber de que forma se desenvolveu essa fobia e que tipo de pensamentos e sentimentos estão associados. Não desista de procurar ajuda!
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
joaomeireles
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado mar 03, 2007 2:39 am

Mensagempor joaomeireles » terça abr 05, 2011 1:04 am

Muito obrigado a todos por ajudarem.

Contudo não me pareceu pelas vossas respostas que seja fácil a cura, mencionam muitas vezes o "ajudar", mas nao "resolver".

Vou ponderar essa ajuda. O facto de serem a volta de 50€ por consulta também pesa um pouco a decisão
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » domingo abr 10, 2011 9:52 pm

Resolve-se sim João, mas implica um trabalho da parte da pessoa. Falamos em ajuda porque é isso que o terapeuta faz, ajuda a pessoa a resolver o problema, não o resolve à partida. Com a medicação, não existe nenhum psicofármaco que cure o problema, atenua sim os sintomas podendo a pessoa sentir que já não tem o problema, mas se não for pelo menos ao mesmo tempo trabalhado em psicoterapia é muito provável que reapareça. Cumprimentos
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes