Problema psicologico ou outra coisa?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
krugerqueiroz
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça mar 15, 2011 1:25 pm

Problema psicologico ou outra coisa?

Mensagempor krugerqueiroz » terça mar 15, 2011 1:43 pm

Bom dia,

Tenho 28 anos e uma irmã de 37. Nunca nos demos muito bem porque pensamos diferente em tudo, ela parece meio atrasada, quando nos falamos pareço estar conversando com uma adolescente. Conversas bobas, nunca consegue sustentar um assunto sério, opiniões infantis sobre tudo, a vida toda esteve apaixonada, cada semana por uma pessoa, e todos os rapazes em questão estavam apaixonados por ela e não tinham coragem de dizer, resultado disso, nunca conseguiu namorar ninguem. Porém aí vem a contradição, a parte sexual dela é extremamente aflorada, ela sempre se jogou em cima dos namorados das amigas (resultado, também não tem amigas), sempre se ofereceu descaradamente para qualquer homem, bonito ou feio, novo ou velho, enfim, sem padrão algum... e nisso nunca teve noção de limites, não se constrangia (ou percebia) estar fazendo papel de mulher a toa, e é assim até hoje. Sempre estranhei, até dei idéia de procurar um psicologo, mas na consulta que ela fez saiu dizendo que o profissional disse que ela estava estressada e deveria largar o emprego (que ela ja estava dizendo que queria sair a algum tempo). Percebe-se então que em certos assuntos não é tão atrasada, e sim quer ser esperta. E também mente em tudo, mas sempre fica tão obvio que está mentindo que as pessoas ja até acostumaram a deixar para lá.
Hoje tive a idéia de vir aqui porque algo vem me chamando a atenção e me preocupando demais, tenho uma visinha muito amiga que tem uma filha de 14 pra 15 anos, e essa menina é o xerox da minha irmã nas atitudes... só que no caso desta, ela é bem mais atrasada em tudo, como por ex. não saber distinguir se na tv é um novela nacional ou filme internacional que está passando, não consegue soletrar um nome sem se atrapalhar, fazer calculo simples de cabeça. Mas a parte sexual está fora de controle, ela diz que é "tchutchuca", se os carinhas não vem ela vai atras, a fila anda se demorar muito, também dá em cima de qualquer um, se oferece sem perceber o ridiculo.
Imagino que deva ser algum tipo de disturbio conhecido, por que como pode duas pessoas que não tem contato serem tão idênticas nas reações?
Me perdoem o livro que escrevi, mas estou realmente preocupada.
Obrigada desde ja. Jeniffer.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Re: Problema psicologico ou outra coisa?

Mensagempor Ana Rita » terça mar 15, 2011 9:28 pm

Não é possível fazer um dignóstico através do fórum. De qualquer das formas, um défice de auto-estima pode levar uma pessoa a procurar frequentemente pessoas do sexo oposto como forma de se sentir mais valorizada. A própria Jennifer, dá a entender por outras palavras que considera a sua irmã e essa rapariga como sendo "burras". Não manter uma determinada conversação, digamos que mais intelectual, não significa ser-se inferior ou menos capaz. Será que ela própria não se apercebe de que aos olhos dos outros é vista como mais "atrasada" e tenta compensar de outra forma? É apenas uma hipótese, mas que salientei porque é preciso distinguir algum tipo de comportamento disfuncional com o facto dela ter ou não uma conversa mais interessante ou ser mais ou menos ágil em cálculos mentais, ainda que uma coisa possa estar relacionada com a outra.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes